Tóquio 2020, Atletismo #4: Pichardo salta para a história do desporto português

- Advertisement -

PEDRO PICHARDO ESCREVE A DOURADO MAIS UMA PÁGINA NA GLÓRIA DO DESPORTO PORTUGUÊS

11 da manhã em Tóquio e três da madrugada em Portugal. Apesar da hora, milhões de portugueses estavam colados ao ecrã para assistir ao que prometia ser um dia para mais tarde recordar. A esperança de um ouro para o país estava nas capacidades do saltador Pedro Pablo Pichardo, que tinha brilhado na qualificação, com o melhor salto dos dois grupos da competição.

Nos primeiros dois saltos, o atleta luso fez a mesma marca, 17.61 metros. Apesar de ser suficiente para vencer, o novo campeão olímpico quis mais. Na terceira tentativa, voou e aterrou nos 17.98 metros, o recorde nacional português na especialidade. Depois, fez dois saltos nulos na tentativa de conseguir o recorde mundial, que está a perseguir há alguns anos.

Com a prata no pescoço, ficou o chinês Yaming Zhou, que chegou à marca dos 17.57 metros na quinta tentativa, ainda abaixo do pior salto de Pichardo. A completar o pódio estava o atleta do Burundi, Hugues Fabrice Zhango, que alcançou os 17.47 metros na terceira tentativa e se contentou com o bronze.

Aos 28 anos, o saltador português pouco suou para garantir a primeira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos. Desde o início que demonstrou estar vários degraus acima da concorrência e provou-o no palco das grandes decisões. Se as medalhas fossem reservadas para os três melhores saltos, o português teria levado todas para casa.

Com este resultado, o atleta do Triplo Salto tornou-se, assim, o quinto português a subir ao patamar mais alto do pódio Olímpico. Após Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora, é Pedro Pablo Pichardo que escreve a linhas douradas mais uma página de glória no desporto português.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa internacional deixa garantia: extremo vai assinar pelo Sporting por 3 temporadas

Sebastián Osorio está pronto para ser reforço do Sporting. O extremo vai abandonar o Universitario em breve.

Hansi Flick coloca travão: jogador do Barcelona estava a caminho de outro emblema espanhol mas transferência pode ser cancelada

Brian Fariñas estava muito perto de ser reforço do Girona. No entanto, Hansi Flick quer analisar o médio na pré-temporada do Barcelona.

Harry Kane aborda o desentendimento entre Jude Bellingham e Thomas Tuchel: «As coisas são, por vezes, exageradas»

Harry Kane desmentiu os rumores de tensão na seleção de Inglaterra, após o desentendimento entre Jude Bellingham e o selecionador Thomas Tuchel.

Já passou pelo Benfica: Arábia Saudita tentou contratar avançado por 25 milhões de euros

Um emblema da Primeira Liga Saudita fez uma proposta ao Midtjylland por Franculino Djú, mas a mesma foi rejeitada.

PUB

Mais Artigos Populares

Harry Kane pode ser o próximo grande nome a rumar ao Médio Oriente: eis o emblema interessado

O Al Hilal está interessado em contratar Harry Kane no mercado de transferências de verão. O avançado pertence ao Bayern Munique.

Lamine Yamal não acredita em numerologia: «O treinador de Portugal acreditava e depois o Merino marcou…»

No dia do seu 19.º aniversário, Lamine Yamal, camisola 19 de Espanha, falou sobre a probabilidade de chegar à final do Mundial 2026, marcada para 19 de julho.

Ruben Amorim quer levar jogador do Manchester United para o AC Milan

O AC Milan está interessado em garantir a contratação de Noussair Mazraoui, lateral que pertence aos quadros do Manchester United.