📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que comecem os Jogos Mundiais

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesJá ouviste falar nos Jogos Mundiais? Provavelmente não, vou então explicar-te de forma simples o que são. Os Jogos Mundiais são os Jogos Olímpicos das modalidades não olímpicas. É uma competição em tudo igual aos Jogos Olímpicos e que, entre outras coisas, serve para avaliar algumas modalidades, para saber se devem dar o salto para a competição principal ou não. Apesar de não ser organizada pelo COI, este dá um grande contributo financeiro para a organização.

A edição deste ano é na Polónia, com base em Varsóvia, e começa já hoje, acabando a 30. Estarão 27 modalidades, mais quatro modalidades convidadas. Nesta competição, algumas vão ter a sua despedida, como a Escalada ou o Karate, que em 2020 estarão já em Tóquio. Outras modalidades como o Triatlo ou Rugby de 7 também já estão nos Jogos Olímpicos.

Portugal terá 20 atletas nesta competição, divididos por: Dança Desportiva (Telmo Madeira e Vanessa Ferrão), Ginástica Acrobática (Carolina Dias e João Martins), Ginástica de Trampolins (Inês Martins, Diogo Abreu, Diogo Ganchinho, Diogo Costa, João Saraiva, Mariana Carvalho e Nicole Pacheco), Ju-Jitsu (Ana Dias), Muaythai (Diogo Calado e Maria Lobo), Patinagem Artística (Daniela Sardinha, José Souto, Mariana Souto e Sebastião Oliveira) e Patinagem de Velocidade (Diogo Marreiros e Martyn Dias).

A comitiva portuguesa que vai para a Polónia Fonte: COP
A comitiva portuguesa que vai para a Polónia
Fonte: COP

Sou sincero, com pena minha, não conheço a grande maioria destes atletas, mas confio nas palavras de José Manuel Constantino, presidente do COP, o qual falou na possibilidade de os atletas portugueses alcançaram algumas medalhas. O meu desejo é que seja verdade.

Portugal participa na competição desde a sua primeira edição, em 1981, sendo a edição de 2017 a décima. Nas nove participações anteriores, só em 1997 não conseguimos trazer medalhas e temos, no total, 18 medalhas em desportos oficiais e duas em desportos de exibição. Estas medalhas estão divididas em cinco ouros, cinco pratas e oito bronzes, a que se junta uma prata e um bronze, nas modalidades de exibição.

Termino a lamentar que não seja possível acompanhar os Jogos Mundiais na televisão em Portugal, ao contrário da maioria dos países, principalmente os em que existe desporto e não apenas futebol. Desejo, ainda, boa sorte a toda a comitiva portuguesa que vai à Polónia, e que nos consigam deixar ainda mais orgulhosos do que já deixam.

Foto de Capa: Jogos Mundiais

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já vão 28 anos: A última vez que a Escócia e a Áustria foram ao Mundial

A Escócia e a Áustria qualificaram-se diretamente para o Mundial 2026. Ambas as seleções não iam ao torneio desde 1998.

Com Portugal incluído: eis os 12 cabeças de série no pote 1 do sorteio do Mundial 2026

Portugal vai ser cabeça de série no Mundial 2026. Já são conhecidas as 12 seleções do pote 1 para o sorteio.

André Villas-Boas esteve com Pedro Proença antes de falar ao Conselho de Arbitragem

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reuniu-se também com Pedro Proença antes do encontro com o Conselho de Arbitragem.

Rival do Besiktas afasta-se da corrida por Rafa Silva

O Galatasaray está fora da corrida por Rafa Silva. O clube de Istambul foi apontado como possível destino do avançado português, mas a imprensa turca garante que a equipa não pretende o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Oyarzabal mantém registo imparável por Espanha e envolveu-se sempre em golos nos últimos 9 jogos

Mikel Oyarzabal é um dos jogadores em melhor forma por Espanha. O avançado de 28 anos somou oito golos e sete assistências nos últimos nove encontros oficiais.

Atenção: Nuno Santos está de volta depois de 389 dias da grave lesão

Nuno Santos está preparado para voltar aos treinos do Sporting. Foram 389 dias de fora e 59 jogos falhados para o ala.

Andy Robertson guiou a Escócia ao Mundial 2026 e emocionou-se nos festejos: «Não consegui tirar o meu amigo Diogo Jota da cabeça»

Andy Robertson, capitão da Escócia, deixou um testemunho emocionado após a qualificação escocesa para o Mundial 2026. Defesa lembrou Diogo Jota.