📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que comecem os Jogos Mundiais

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesJá ouviste falar nos Jogos Mundiais? Provavelmente não, vou então explicar-te de forma simples o que são. Os Jogos Mundiais são os Jogos Olímpicos das modalidades não olímpicas. É uma competição em tudo igual aos Jogos Olímpicos e que, entre outras coisas, serve para avaliar algumas modalidades, para saber se devem dar o salto para a competição principal ou não. Apesar de não ser organizada pelo COI, este dá um grande contributo financeiro para a organização.

A edição deste ano é na Polónia, com base em Varsóvia, e começa já hoje, acabando a 30. Estarão 27 modalidades, mais quatro modalidades convidadas. Nesta competição, algumas vão ter a sua despedida, como a Escalada ou o Karate, que em 2020 estarão já em Tóquio. Outras modalidades como o Triatlo ou Rugby de 7 também já estão nos Jogos Olímpicos.

Portugal terá 20 atletas nesta competição, divididos por: Dança Desportiva (Telmo Madeira e Vanessa Ferrão), Ginástica Acrobática (Carolina Dias e João Martins), Ginástica de Trampolins (Inês Martins, Diogo Abreu, Diogo Ganchinho, Diogo Costa, João Saraiva, Mariana Carvalho e Nicole Pacheco), Ju-Jitsu (Ana Dias), Muaythai (Diogo Calado e Maria Lobo), Patinagem Artística (Daniela Sardinha, José Souto, Mariana Souto e Sebastião Oliveira) e Patinagem de Velocidade (Diogo Marreiros e Martyn Dias).

A comitiva portuguesa que vai para a Polónia Fonte: COP
A comitiva portuguesa que vai para a Polónia
Fonte: COP

Sou sincero, com pena minha, não conheço a grande maioria destes atletas, mas confio nas palavras de José Manuel Constantino, presidente do COP, o qual falou na possibilidade de os atletas portugueses alcançaram algumas medalhas. O meu desejo é que seja verdade.

Portugal participa na competição desde a sua primeira edição, em 1981, sendo a edição de 2017 a décima. Nas nove participações anteriores, só em 1997 não conseguimos trazer medalhas e temos, no total, 18 medalhas em desportos oficiais e duas em desportos de exibição. Estas medalhas estão divididas em cinco ouros, cinco pratas e oito bronzes, a que se junta uma prata e um bronze, nas modalidades de exibição.

Termino a lamentar que não seja possível acompanhar os Jogos Mundiais na televisão em Portugal, ao contrário da maioria dos países, principalmente os em que existe desporto e não apenas futebol. Desejo, ainda, boa sorte a toda a comitiva portuguesa que vai à Polónia, e que nos consigam deixar ainda mais orgulhosos do que já deixam.

Foto de Capa: Jogos Mundiais

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo internacional brasileiro campeão do Mundo em 2002 coloca Portugal entre os 4 favoritos para o Mundial 2026

O antigo internacional brasileiro Denílson colocou Portugal entre os quatro favoritos para a conquista do Mundial 2026. O ex-jogador venceu o Mundial 2002 com Luiz Felipe Scolari.

César Peixoto e Vasco Seabra em troca de palavras após o Arouca x Gil Vicente: «Gosto pouco de desonestidade intelectual»

César Peixoto e Vasco Seabra não ficaram de acordo em relação à análise do Gil Vicente x Arouca, que terminou empatado a dois golos. Os dois treinadores falaram após a partida.

Paul Pogba venceu um Globe Soccer Award e agradeceu a Cristiano Ronaldo: «Inspiraste-nos a todos como jogador de futebol»

Paul Pogba recebeu um Globe Soccer Award para o regresso do ano. O médio internacional francês deixou um agradecimento especial a Cristiano Ronaldo.

Há novidades importantes em relação a Sebastián Coates

Sebastián Coates vai prosseguir ao serviço do Nacional. O internacional uruguaio estava a ser apontado a uma retirada.

PUB

Mais Artigos Populares

Artur Jorge pisca o olho a um regresso ao Brasil: «Sinto falta…»

Artur Jorge assumiu que está a sentir falta do campeonato brasileiro. O treinador português deixou o Botafogo e está ao serviço do Al Rayyan, do Catar.

Real Madrid tem regresso de defesa debaixo de olho: central custa apenas 8 milhões de euros

Jacobo Ramón é um dos destaques do Como 1907. O defesa poderá regressar ao Real Madrid num dos próximos mercados.

Manchester City tenta fechar alvo de Ruben Amorim e pode pagar 75 milhões de euros

O Manchester City já iniciou conversações para contratar Antoine Semenyo. O avançado ganês de 25 anos está ao serviço do Bournemouth.