A Fraude da NFL

- Advertisement -

Nunca fui o maior apreciador de Futebol Americano, mas, nos últimos tempos, e em parte pelo excelente trabalho do Daniel Felício Silva, tenho acompanhado com mais atenção a NFL. Por isso, há algo sobre a Superbowl LIII que não consigo deixar de comentar.

Ora, em mais uma vitória dos New England Patriots, o prémio de MVP foi para Julian Edelman – não devia ter ido. O problema não é a inquestionável qualidade do californiano;  o problema é que este não devia sequer ter lá estado.

No início do ano, Edelman foi suspenso por quatro jogos por violação das regras da NFL sobre Substâncias de Melhoria de Desempenho, vulgo, doping. Esta sanção é ridícula e está longe de ser um castigo ajustado às ofensas. Um passo no bom sentido seria adotar uma política mais semelhante à da MLB, que, além de as suas suspensões serem, regra geral, mais longas, suspende não só por um certo número de jogos, como também para os playoffs. Aplicado neste caso, isso colocaria Edelman disponível para a época regular após os quatro jogos de suspensão, mas sem poder participar nos playoffs.

Que credibilidade tem este MVP?
Fonte: New England Patriots

Isso já seria estar a ser suave. A sanção base na maioria dos desportos, estipulada nos regulamentos da WADA é de quatro anos e há uma crescente pressão para que as federações nacionais suspendam os atletas de representar a sua seleção por cinco anos, de modo a falhar duas Olimpíadas.

Além do mais, falta transparência, já que nem sequer é público a que substância acusou Edelman, algo que seria obrigatório se o Futebol Americano estivesse sujeito às regras da WADA. Mas este caso está longe de ser o único, pelo contrário. Estas suspensões são comuns na Liga, mas este em particular é paradigmático e urge uma nova atitude face ao doping.

O abuso de substâncias é um problema grave e que retira credibilidade ao desporto, mas que a NFL prefere esconder a combater frontal e severamente, comprometendo a integridade do jogo.

No país em que o escândalo Armstrong teve repercussões avassaladoras, e quando a criminalização do doping avança em várias partes do globo, este é um mau exemplo, que deve ser denunciado até que a NFL se emende.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: New England Patriots

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica pode fechar médio do Brasileirão por 15 milhões de euros

O Benfica aproxima-se da contratação de André, médio defensivo de 19 anos, ao Corinthians por 15 milhões de euros.

Marco Silva aproxima-se do Benfica: há novidades importantes

Marco Silva está perto de reforçar o Benfica. Técnico português teve este domingo uma reunião positiva com Rui Costa, presidente das águias.

Portugal arranca trabalhos nesta segunda-feira com o foco no Mundial: eis a data da conferência e treino

Portugal inicia esta segunda-feira o estágio de preparação para o Mundial 2026. Haverá conferência de imprensa e treino.

Racing sagra-se campeão e Deportivo de La Coruña volta à elite: eis todos os resultados da última jornada da La Liga 2 e a...

O Racing Club confirmou a conquista da La Liga 2 e fecharam as contas do segundo escalão espanhol após a última jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Lukas Hornicek vai ao Mundial 2026: Eis os convocados da Chéquia

A Chéquia já divulgou a lista final de convocados para o Mundial 2026. Lukas Hornicek, do Braga, está convocado para o torneio.

Enrique Riquelme volta a criticar Florentino Pérez: «Foi um grande presidente, mas isso não lhe dá o direito de vender o clube»

Enrique Riquelme elevou o tom a sete dias das eleições no Real Madrid e acusou Florentino Pérez de preparar uma mudança estrutural no clube.

Brasileirão: Palmeiras de Abel Ferreira bate Chapecoense com contributo de ex-FC Porto

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu em casa o Chapecoense por 1-0 na jornada 18 do Brasileirão. Paulinho fez o golo decisivo.