A Fraude da NFL

- Advertisement -

Nunca fui o maior apreciador de Futebol Americano, mas, nos últimos tempos, e em parte pelo excelente trabalho do Daniel Felício Silva, tenho acompanhado com mais atenção a NFL. Por isso, há algo sobre a Superbowl LIII que não consigo deixar de comentar.

Ora, em mais uma vitória dos New England Patriots, o prémio de MVP foi para Julian Edelman – não devia ter ido. O problema não é a inquestionável qualidade do californiano;  o problema é que este não devia sequer ter lá estado.

No início do ano, Edelman foi suspenso por quatro jogos por violação das regras da NFL sobre Substâncias de Melhoria de Desempenho, vulgo, doping. Esta sanção é ridícula e está longe de ser um castigo ajustado às ofensas. Um passo no bom sentido seria adotar uma política mais semelhante à da MLB, que, além de as suas suspensões serem, regra geral, mais longas, suspende não só por um certo número de jogos, como também para os playoffs. Aplicado neste caso, isso colocaria Edelman disponível para a época regular após os quatro jogos de suspensão, mas sem poder participar nos playoffs.

Que credibilidade tem este MVP?
Fonte: New England Patriots

Isso já seria estar a ser suave. A sanção base na maioria dos desportos, estipulada nos regulamentos da WADA é de quatro anos e há uma crescente pressão para que as federações nacionais suspendam os atletas de representar a sua seleção por cinco anos, de modo a falhar duas Olimpíadas.

Além do mais, falta transparência, já que nem sequer é público a que substância acusou Edelman, algo que seria obrigatório se o Futebol Americano estivesse sujeito às regras da WADA. Mas este caso está longe de ser o único, pelo contrário. Estas suspensões são comuns na Liga, mas este em particular é paradigmático e urge uma nova atitude face ao doping.

O abuso de substâncias é um problema grave e que retira credibilidade ao desporto, mas que a NFL prefere esconder a combater frontal e severamente, comprometendo a integridade do jogo.

No país em que o escândalo Armstrong teve repercussões avassaladoras, e quando a criminalização do doping avança em várias partes do globo, este é um mau exemplo, que deve ser denunciado até que a NFL se emende.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: New England Patriots

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique iguala três nomes históricos e torna-se o segundo treinador com mais conquistas da Champions League

Luis Enrique foi sagrado campeão europeu pela terceira vez na carreira. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

Presidente do Real Madrid sobre José Mourinho: «Conheço-o, e ele conhece o Real Madrid e os jogadores»

O Florentino Pérez deixou elogios a José Mourinho, mas admitiu ainda não ter falado com o técnico português para assumir o comando do Real Madrid.

Arsenal perde a segunda final da Champions League da sua história

O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League. Esta é a segunda vez que os Gunners perdem na final.

Equador bate a Arábia Saudita, Coreia do Sul goleia e México vence a Austrália: Eis os resultados dos amigáveis desta madrugada

O Equador venceu a Arábia Saudita por 2-1, a Coreia do Sul bateu Trinidad e Tobago por 5-0 e o México derrotou a Austrália por 1-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Brasileirão: Grémio de Luís Castro derrotado pelo Corinthians e Botafogo de Franclim Carvalho cai na visita ao Bahia

Na 18.ª jornada do Brasileirão, o Grémio perdeu por 3-1 na receção ao Corinthians e o Botafogo foi derrotado por 2-1 em casa do Bahia.

San Antonio Spurs vencem Oklahoma City Thunder e garantem final da NBA

Victor Wembanyama comanda Spurs à final da NBA após vitória sobre os OKC. A final vai ser contra os New York Knicks.

Toluca conquista Liga dos Campeões da CONCACAF com Paulinho eleito MVP

O Toluca conquistou a Liga dos Campeões da CONCACAF. Paulinho ganhou mais um troféu e foi considerado o melhor jogador do torneio.