A Fraude da NFL

- Advertisement -

Nunca fui o maior apreciador de Futebol Americano, mas, nos últimos tempos, e em parte pelo excelente trabalho do Daniel Felício Silva, tenho acompanhado com mais atenção a NFL. Por isso, há algo sobre a Superbowl LIII que não consigo deixar de comentar.

Ora, em mais uma vitória dos New England Patriots, o prémio de MVP foi para Julian Edelman – não devia ter ido. O problema não é a inquestionável qualidade do californiano;  o problema é que este não devia sequer ter lá estado.

No início do ano, Edelman foi suspenso por quatro jogos por violação das regras da NFL sobre Substâncias de Melhoria de Desempenho, vulgo, doping. Esta sanção é ridícula e está longe de ser um castigo ajustado às ofensas. Um passo no bom sentido seria adotar uma política mais semelhante à da MLB, que, além de as suas suspensões serem, regra geral, mais longas, suspende não só por um certo número de jogos, como também para os playoffs. Aplicado neste caso, isso colocaria Edelman disponível para a época regular após os quatro jogos de suspensão, mas sem poder participar nos playoffs.

Que credibilidade tem este MVP?
Fonte: New England Patriots

Isso já seria estar a ser suave. A sanção base na maioria dos desportos, estipulada nos regulamentos da WADA é de quatro anos e há uma crescente pressão para que as federações nacionais suspendam os atletas de representar a sua seleção por cinco anos, de modo a falhar duas Olimpíadas.

Além do mais, falta transparência, já que nem sequer é público a que substância acusou Edelman, algo que seria obrigatório se o Futebol Americano estivesse sujeito às regras da WADA. Mas este caso está longe de ser o único, pelo contrário. Estas suspensões são comuns na Liga, mas este em particular é paradigmático e urge uma nova atitude face ao doping.

O abuso de substâncias é um problema grave e que retira credibilidade ao desporto, mas que a NFL prefere esconder a combater frontal e severamente, comprometendo a integridade do jogo.

No país em que o escândalo Armstrong teve repercussões avassaladoras, e quando a criminalização do doping avança em várias partes do globo, este é um mau exemplo, que deve ser denunciado até que a NFL se emende.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: New England Patriots

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Fecho das inscrições para a Europa: FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem fazer alterações

FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem inscrever mais jogadores nas suas listas para as competições europeias.

Athletic empresta Adama Boiro ao West Ham de Nuno Espírito Santo

O Athletic Club anunciou a cedência de Adama Boiro ao West Ham. O defesa espanhol vai ser orientado por Nuno Espírito Santo na atual temporada.

Estrela da Amadora garante contratação de Rodrigo Dudok

Rodrigo Dudok foi anunciado no Estrela da Amadora. O extremo chega por empréstimo do Racing Montevideo até ao final da temporada.

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence o Sporting Liesti para a Taça da Roménia

O Dínamo Bucareste, de Nuno Campos, venceu o Sporting Liesti por 4-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Roménia.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira empresta Andrew Omobamidele ao Anderlecht de Vítor Bruno

O Anderlecht de Vitor Bruno garantiu o empréstimo de Andrew Omobamidele. O internacional irlandês deixou o Estrasburgo de Hugo Oliveira, num acordo sem opção de compra.

Francisco Conceição recebe o prémio de Golo do Ano da Serie A

Francisco Conceição venceu o prémio de Golo do Ano da Serie A 2025/26, graças ao remate apontado frente à Roma, no Estádio Olímpico.

Al Ittihad anuncia chegada de Richard Ríos por empréstimo do Benfica

O Al Ittihad já oficializou a chegada de Richard Ríos. Médio deixa Benfica por empréstimo sem opção de compra.