Kirby, a opção Smart | NFL

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A morte, os impostos e os Jets serem uma má equipa de futebol. Para sermos rigorosos, Benjamin Franklin não mencionou esta terceira parte, mas bem que o podia ter feito. Mais uma vez, os verdes de New York encontram-se em modo de reconstrução e à procura de um novo técnico. Não faltam opções para preencher este lugar vazio, mas há já alguns nomes que vão ganhando maior tração, particularmente o experiente Mike Vrabel e os atuais coordenadores dos Detroit Lions, Aaron Glenn e Ben Johnson. Contudo, há um treinador que tem passado completamente ao lado destas discussões e que considero que seria a escolha ideal, Kirby Smart.

Peço ao leitor que não deixe que o trocadilho de fraca qualidade que intitula este texto  (esse é da minha responsabilidade e não da de Kirby Smart) o influencie demasiado e que me dê oportunidade de explicar por que razão vejo neste a solução certa para, finalmente, levar os Jets de regresso aos triunfos e terminar com a mais longa seca ativa de playoffs nas grandes ligas americanas.

Kirby Smart é o atual treinador dos Georgia Bulldogs e o seu principal feito foi levar a sua equipa à conquista de um novo título nacional universitário, 41 anos depois do anterior. E, para não se ficar por aí, repetiu a proeza logo no ano seguinte. Com Smart ao comando, os Bulldogs voltaram a ser uma potência e são agora presença assídua entre os melhores do ano. Para mais, o desenvolvimento dos atletas também tem sido um ponto forte, com muitos deles a fazerem a jornada da Georgia para a NFL.

A grande lacuna de Smart é a sua pouca experiência na NFL, tendo somente estado um ano na Liga como treinador, fazendo parte do grupo defensivo dos Miami Dolphins em 2006. Mas, as vantagens de o ter como treinador mais que compensam esse fator.

Além dos resultados em campo, há outras razões pelas quais Smart encaixaria perfeitamente nos Jets. Desde logo, trata-se de um treinador mais focado na defesa e que foi nesse lado da bola que começou a treinar, o que está alinhado com a tradição nova-iorquina de uma equipa que dá grande ênfase a ter uma defesa de excelência. Para mais, ainda que num contexto diferente, conseguiu montar equipas em redor de Quarterbacks menos cotados, algo que os Jets bem precisam já que continuam sem encontrar uma resposta definitiva para a posição. Há ainda o seu talento para fazer jogadores crescer e sobressair, outra necessidade dos Jets, que têm vários jovens atletas a render abaixo do desejado. Por fim, é alguém com provas dadas como líder, outro ponto em que os últimos anos foram desastrosos para a equipa que veste de verde Gotham.

No final de contas, Kirby Smart já não tem mais a provar no futebol universitário e, embora parece pouco provável que o faça, teria certamente as condições para seguir as pisadas de Jim Harbaugh e alcançar sucesso na NFL, trazendo os New York Jets de regresso aos momentos decisivos da temporada.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Talleres separa-se de Carlos Tévez após um ano no comando técnico

O antigo avançado argentino, Carlos Tévez, vai deixar o Talleres no final do contrato, depois de uma temporada com altos e baixos.

Vitória SC anuncia saída de Ivo Roque do comando da equipa de Futebol Feminino

Ivo Roque despediu-se do Vitória SC após quatro temporadas em que conduziu as conquistadoras a alguns momentos marcantes.

Diogo Leite sem clube: Union Berlin despede-se de cinco jogadores e o defesa português é um deles

O Union Berlin despediu-se de cinco jogadores do plantel no final da época 2025/2026, a custo zero. Entre as saídas está o defesa português Diogo Leite.

Mais polémica no Real Madrid com troca de palavras entre Kylian Mbappé e Álvaro Arbeloa: «Não joguei porque o treinador me disse que sou...

Kylian Mbappé é o protagonista da mais recente polémica no Real Madrid. O avançado francês lamentou não ter sido titular e colocou a responsabilidade em Álvaro Arbeloa.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e Leões Porto Salvo arrancam playoffs no Futsal com vitórias

Vitórias de Benfica e de Leões Porto Salvo no primeiro jogo dos quartos de final da Primeira Liga de Futsal. Arrancaram os playoffs.

Benfica vence Quinta dos Lombos no Jogo 5 e é tricampeão em Basquetebol Feminino

O Benfica alcançou o tricampeonato em Basquetebol Feminino. Vitória sobre a Quinta dos Lombos no Jogo 5 resolveu contas.

França anuncia 26 convocados para o Mundial 2026 com várias ausências de peso na lista de Didier Deschamps

Didier Deschamps deu a conhecer a lista de 26 convocados para o Mundial 2026. França escalada para tentar voltar a conquistar o troféu.