Kirby, a opção Smart | NFL

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A morte, os impostos e os Jets serem uma má equipa de futebol. Para sermos rigorosos, Benjamin Franklin não mencionou esta terceira parte, mas bem que o podia ter feito. Mais uma vez, os verdes de New York encontram-se em modo de reconstrução e à procura de um novo técnico. Não faltam opções para preencher este lugar vazio, mas há já alguns nomes que vão ganhando maior tração, particularmente o experiente Mike Vrabel e os atuais coordenadores dos Detroit Lions, Aaron Glenn e Ben Johnson. Contudo, há um treinador que tem passado completamente ao lado destas discussões e que considero que seria a escolha ideal, Kirby Smart.

Peço ao leitor que não deixe que o trocadilho de fraca qualidade que intitula este texto  (esse é da minha responsabilidade e não da de Kirby Smart) o influencie demasiado e que me dê oportunidade de explicar por que razão vejo neste a solução certa para, finalmente, levar os Jets de regresso aos triunfos e terminar com a mais longa seca ativa de playoffs nas grandes ligas americanas.

Kirby Smart é o atual treinador dos Georgia Bulldogs e o seu principal feito foi levar a sua equipa à conquista de um novo título nacional universitário, 41 anos depois do anterior. E, para não se ficar por aí, repetiu a proeza logo no ano seguinte. Com Smart ao comando, os Bulldogs voltaram a ser uma potência e são agora presença assídua entre os melhores do ano. Para mais, o desenvolvimento dos atletas também tem sido um ponto forte, com muitos deles a fazerem a jornada da Georgia para a NFL.

A grande lacuna de Smart é a sua pouca experiência na NFL, tendo somente estado um ano na Liga como treinador, fazendo parte do grupo defensivo dos Miami Dolphins em 2006. Mas, as vantagens de o ter como treinador mais que compensam esse fator.

Além dos resultados em campo, há outras razões pelas quais Smart encaixaria perfeitamente nos Jets. Desde logo, trata-se de um treinador mais focado na defesa e que foi nesse lado da bola que começou a treinar, o que está alinhado com a tradição nova-iorquina de uma equipa que dá grande ênfase a ter uma defesa de excelência. Para mais, ainda que num contexto diferente, conseguiu montar equipas em redor de Quarterbacks menos cotados, algo que os Jets bem precisam já que continuam sem encontrar uma resposta definitiva para a posição. Há ainda o seu talento para fazer jogadores crescer e sobressair, outra necessidade dos Jets, que têm vários jovens atletas a render abaixo do desejado. Por fim, é alguém com provas dadas como líder, outro ponto em que os últimos anos foram desastrosos para a equipa que veste de verde Gotham.

No final de contas, Kirby Smart já não tem mais a provar no futebol universitário e, embora parece pouco provável que o faça, teria certamente as condições para seguir as pisadas de Jim Harbaugh e alcançar sucesso na NFL, trazendo os New York Jets de regresso aos momentos decisivos da temporada.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: exibição contra o Estrela da Amadora liga os alarmes e pode chegar reforço

O Sporting vai estudar a contratação de um novo guarda-redes, depois do empate contra o Estrela da Amadora a dois.

Marco Silva questionado sobre a titularidade de Samuel Soares e explica passagem para Gianluca Prestianni para a direita: «Nunca deixou de criar»

Marco Silva analisou o empate entre o Benfica e o Académico de Viseu, em jogo da primeira jornada da Primeira Liga.

Bruno Pinheiro responde ao Bola na Rede: «Já vim ao Estádio da Luz jogar bem melhor e ser goleado a jogar olhos nos olhos...

Bruno Pinheiro analisou o empate entre Benfica e Académico de Viseu na estreia na Primeira Liga 2026/27. Técnico respondeu ao Bola na Rede.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Alverca: «Procuramos anular essas ligações e empurrar o jogo do Porto para...

Sérgio Ferreira analisou a derrota do Alverca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana garante: Rodrigo Mora fecha acordo com a AS Roma e aguarda pelas negociações entre os clubes

Segundo Nicolò Schira, a AS Roma garantiu um acordo com Rodrigo Mora para os termos de contrato, numa altura em que negoceia com o FC Porto.

Marco Silva: «O resultado foi estranho e temos de assumir as responsabilidades»

Marco Silva analisou a estreia na Primeira Liga 2026/27. Benfica e Académico de Viseu defrontaram-se à porta fechada.

Bruno Pinheiro admite que procurou duelo entre João Guilherme e Dahl e atira: «Teríamos tido muita dificuldade com o estádio cheio»

Bruno Pinheiro analisou a estreia na Primeira Liga 2026/27. Benfica e Académico de Viseu defrontaram-se à porta fechada.