Kyle Shanahan e Sean McVay: Entre a razão e a emoção

- Advertisement -

Pela última vez na temporada 2021-2022 iremos ter um duelo entre os San Francisco 49ers e os Los Angeles Rams. As duas equipas, orientadas pelo guru ofensivo Kyle Shanahan, e o mestre ofensivo Sean McVay, têm raízes muito idênticas, cresceram com filosofias muito próprias, mas a realidade é que esta final de conferência da NFC será decidido mais pelas suas diferenças do que propriamente pelas suas similaridades.

Os dois treinadores cruzaram caminhos em 2013, quando faziam parte da equipa técnica dos Washington Football Team, que era liderada por Mike Shanahan. Nessa equipa, Kyle Shanahan assumia o papel de protagonista na chamada de jogadas ofensivas e Sean McVay trabalhava como treinador de tight ends.

Kyle Shanahan acabou por seguir caminho nas temporadas seguintes para Cleveland e, eventualmente, para Atlanta, acabando por evoluir e desenvolver os esquemas ofensivos, wide zone, no jogo de corrida, e west coast no jogo de passe, até encontrar o seu esquema muito único, extremamente particular e quase mágico. Acabou por dar relevância a Kirk Cousins, em Washington, e elevar o jogo de Matt Ryan quase ao nível de MVP, o que lhe valeu, em 2017, o lugar de Treinador Principal dos San Francisco 49ers.

Sean McVay, também em 2017, foi contratado para Treinador Principal dos Los Angeles Rams. Depois da saída da família Shanahan de Washington, acabou por assumir o papel de coordenador ofensivo, onde demonstrou que consegue tornar um quarterback mediano num excelente quarterback e começou a ser rotulado como o novo “mago ofensivo”. Usava e abusava igualmente do esquema de wide zone em termos de corrida e incorporou variações modernas de play action para promover a mobilidade e verticalidade no jogo de passe.

André Amorim
André Amorimhttp://www.bolanarede.pt
O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.