Kyle Shanahan e Sean McVay: Entre a razão e a emoção

- Advertisement -

Pela última vez na temporada 2021-2022 iremos ter um duelo entre os San Francisco 49ers e os Los Angeles Rams. As duas equipas, orientadas pelo guru ofensivo Kyle Shanahan, e o mestre ofensivo Sean McVay, têm raízes muito idênticas, cresceram com filosofias muito próprias, mas a realidade é que esta final de conferência da NFC será decidido mais pelas suas diferenças do que propriamente pelas suas similaridades.

Os dois treinadores cruzaram caminhos em 2013, quando faziam parte da equipa técnica dos Washington Football Team, que era liderada por Mike Shanahan. Nessa equipa, Kyle Shanahan assumia o papel de protagonista na chamada de jogadas ofensivas e Sean McVay trabalhava como treinador de tight ends.

Kyle Shanahan acabou por seguir caminho nas temporadas seguintes para Cleveland e, eventualmente, para Atlanta, acabando por evoluir e desenvolver os esquemas ofensivos, wide zone, no jogo de corrida, e west coast no jogo de passe, até encontrar o seu esquema muito único, extremamente particular e quase mágico. Acabou por dar relevância a Kirk Cousins, em Washington, e elevar o jogo de Matt Ryan quase ao nível de MVP, o que lhe valeu, em 2017, o lugar de Treinador Principal dos San Francisco 49ers.

Sean McVay, também em 2017, foi contratado para Treinador Principal dos Los Angeles Rams. Depois da saída da família Shanahan de Washington, acabou por assumir o papel de coordenador ofensivo, onde demonstrou que consegue tornar um quarterback mediano num excelente quarterback e começou a ser rotulado como o novo “mago ofensivo”. Usava e abusava igualmente do esquema de wide zone em termos de corrida e incorporou variações modernas de play action para promover a mobilidade e verticalidade no jogo de passe.

André Amorim
André Amorimhttp://www.bolanarede.pt
O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Carlos com elogios para internacional português: «É muito bom. Ele pode ser melhor do que eu, isso é mais claro que água»

Roberto Carlos, antigo internacional brasileiro, deixou elogios a Nuno Mendes. Declarações durante o Portugal Football Summit.

Roberto Carlos revela abraço a Jorge Jesus e fala sobre Cristiano Ronaldo: «Ele vai continuar a bater recordes e quando ele quiser parar, ele...

Declarações durante o Portugal Football Summit. Roberto Carlos falou sobre Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e Nuno Mendes.

David Alaba tem oficialmente novo clube após vários anos no Real Madrid

A Udinese oficializou esta quinta-feira a contratação de David Alaba. Defesa de 34 anos tem novo clube após o Real Madrid.

Luís Campos destaca importância de Sérgio Conceição no crescimento de Vitinha: «Foi fundamental no momento em que trouxe uma intensidade diferente ao jogo»

Luís Campos destacou a importância de Sérgio Conceição na evolução de Vitinha enquanto esteve no FC Porto. Declarações durante o Portugal Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

Seleções: Japão bate Uruguai em jogo que teve golo de Maxi Araújo

O Japão venceu o Uruguai por 3-1 num jogo particular. Maxi Araújo, do Sporting, marcou golo aos 42 minutos.

Atenção, Portugal: Baixa da Dinamarca por lesão no joelho

Kasper Dolberg está fora da convocatória devido a uma lesão no joelho. Dinamarca tem jogo com Portugal no dia 1 de outubro.

Oficial: MotoGP continua em Portugal até 2029

Vai continuar a haver Grande Prémio de Portugal no calendário da MotoGP até 2029. Foi oficializado na manhã desta quinta-feira.