Kyle Shanahan e Sean McVay: Entre a razão e a emoção

- Advertisement -

Pela última vez na temporada 2021-2022 iremos ter um duelo entre os San Francisco 49ers e os Los Angeles Rams. As duas equipas, orientadas pelo guru ofensivo Kyle Shanahan, e o mestre ofensivo Sean McVay, têm raízes muito idênticas, cresceram com filosofias muito próprias, mas a realidade é que esta final de conferência da NFC será decidido mais pelas suas diferenças do que propriamente pelas suas similaridades.

Os dois treinadores cruzaram caminhos em 2013, quando faziam parte da equipa técnica dos Washington Football Team, que era liderada por Mike Shanahan. Nessa equipa, Kyle Shanahan assumia o papel de protagonista na chamada de jogadas ofensivas e Sean McVay trabalhava como treinador de tight ends.

Kyle Shanahan acabou por seguir caminho nas temporadas seguintes para Cleveland e, eventualmente, para Atlanta, acabando por evoluir e desenvolver os esquemas ofensivos, wide zone, no jogo de corrida, e west coast no jogo de passe, até encontrar o seu esquema muito único, extremamente particular e quase mágico. Acabou por dar relevância a Kirk Cousins, em Washington, e elevar o jogo de Matt Ryan quase ao nível de MVP, o que lhe valeu, em 2017, o lugar de Treinador Principal dos San Francisco 49ers.

Sean McVay, também em 2017, foi contratado para Treinador Principal dos Los Angeles Rams. Depois da saída da família Shanahan de Washington, acabou por assumir o papel de coordenador ofensivo, onde demonstrou que consegue tornar um quarterback mediano num excelente quarterback e começou a ser rotulado como o novo “mago ofensivo”. Usava e abusava igualmente do esquema de wide zone em termos de corrida e incorporou variações modernas de play action para promover a mobilidade e verticalidade no jogo de passe.

André Amorim
André Amorimhttp://www.bolanarede.pt
O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Venezia garante regresso à Serie A um ano após ter sido despromovido

O Venezia está de volta à Serie A. A equipa italiana garantiu o regresso ao principal campeonato de Itália após um ano na Serie B.

Manchester United dá ao AC Milan 3 jogadores para escolher mais 50 milhões de euros por Rafael Leão

O Manchester United quer fechar a contratação de Rafael Leão. Red devils têm proposta choruda preparada pelo português.

Marit Lund inaugura o marcador no dérbi feminino e o Benfica já vence

O Benfica inaugurou o marcador do dérbi feminino no Estádio da Luz. Marit Lund fez o primeiro golo da noite num remate forte de fora de área.

Ricardo Pereira confirma adeus ao Leicester City: «Foram oito anos de altos e baixos»

Ricardo Pereira está de saída do Leicester City ao fim de oito temporadas. O lateral internacional português vai ficar livre para definir o seu futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Margarida Rocha projeta playoff de Voleibol Feminino entre Belenenses e Fiães: «Sabemos que a subida à primeira divisão está ao nosso alcance»

Margarida Rocha fez uma antevisão do playoff de manutenção/promoção de Voleibol Feminino, em exclusivo ao Bola na Rede. O Belenenses vai medir forças com o Fiães.

Marcel Regula foge ao Benfica: Imprensa Polaca revela que valores elevados afastam as águias do negócio

O portal Weszlo avança que o Zagłębie Lubin pede 10 milhões de euros por Marcel Regula, valor que o Benfica considera demasiado alto.

Tubarões da Premier League fazem fila por Mateus Mané

O internacional Sub-21 português, Mateus Mané, é um dos alvos principais do Manchester United e Liverpool para o mercado de verão.