Kyle Shanahan e Sean McVay: Entre a razão e a emoção

Pela última vez na temporada 2021-2022 iremos ter um duelo entre os San Francisco 49ers e os Los Angeles Rams. As duas equipas, orientadas pelo guru ofensivo Kyle Shanahan, e o mestre ofensivo Sean McVay, têm raízes muito idênticas, cresceram com filosofias muito próprias, mas a realidade é que esta final de conferência da NFC será decidido mais pelas suas diferenças do que propriamente pelas suas similaridades.

Os dois treinadores cruzaram caminhos em 2013, quando faziam parte da equipa técnica dos Washington Football Team, que era liderada por Mike Shanahan. Nessa equipa, Kyle Shanahan assumia o papel de protagonista na chamada de jogadas ofensivas e Sean McVay trabalhava como treinador de tight ends.

Kyle Shanahan acabou por seguir caminho nas temporadas seguintes para Cleveland e, eventualmente, para Atlanta, acabando por evoluir e desenvolver os esquemas ofensivos, wide zone, no jogo de corrida, e west coast no jogo de passe, até encontrar o seu esquema muito único, extremamente particular e quase mágico. Acabou por dar relevância a Kirk Cousins, em Washington, e elevar o jogo de Matt Ryan quase ao nível de MVP, o que lhe valeu, em 2017, o lugar de Treinador Principal dos San Francisco 49ers.

Sean McVay, também em 2017, foi contratado para Treinador Principal dos Los Angeles Rams. Depois da saída da família Shanahan de Washington, acabou por assumir o papel de coordenador ofensivo, onde demonstrou que consegue tornar um quarterback mediano num excelente quarterback e começou a ser rotulado como o novo “mago ofensivo”. Usava e abusava igualmente do esquema de wide zone em termos de corrida e incorporou variações modernas de play action para promover a mobilidade e verticalidade no jogo de passe.

André Amorim
André Amorimhttp://www.bolanarede.pt
O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.