Padel em Portugal: uma moda ou promessa de futuro?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesE se o Ténis e o Squash se fundissem numa nova modalidade? Já aconteceu. Superficialmente falando, o Padel pode, de facto, ser encarado como uma fusão entre estas duas modalidades.

Mas afinal o que é o Padel?

Do Ténis herdou o sistema de pontuação, do Squash o campo rodeado por vidro. No entanto, o Padel tem vindo a trilhar o seu caminho e a revelar a sua identidade enquanto modalidade.

É jogado somente a pares, com raquetes e bolas específicas, num campo mais pequeno do que o Ténis (10m de largura por 20m de comprimento), rodeado por vidro nos topos e em parte das laterais, o que constitui um verdadeiro quebra-cabeças para quem inicia a prática da modalidade, mas que, com a prática, acaba por se tornar num desafio divertido, dado que se começa a entender os efeitos que determinados locais e ângulos têm na bola e na disputa do ponto. Assim, o vidro pode ser, simultaneamente, um forte aliado e inimigo do jogador, uma vez que pode ser utilizado por ele, imprimindo uma dinâmica muito maior ao jogo, aumentando a imprevisibilidade do ponto e os efeitos adquiridos pela bola. É esta interacção entre o jogador, a bola e o vidro que torna o Padel, a um nível competitivo, uma modalidade dotada de uma grande complexidade estratégica e táctica.

campo padel
Fonte: World Padel Tour

Porquê a febre do Padel?

Divertido e viciante são dois dos adjectivos mais escolhidos pelos praticantes para caracterizar o Padel.

O primeiro contacto com a modalidade é feito, muitas vezes, através do “passa palavra” entre amigos, que se desafiam a jogar, uma vez que o Padel é conhecido pela forte componente social e propensão ao convívio entre praticantes. Por ser jogado a pares, num espaço reduzido, onde é fácil comunicar, a dimensão social tem sido, manifestamente, uma das características que tem trazido mais gente para o Padel: praticantes das mais variadas idades (dado que, a um nível mais amador, não é uma modalidade dotada de grande exigência física e técnica) e de ambos os sexos (sendo o Padel uma das modalidades que mais sucesso faz junto do público feminino).

padel convivio
O Padel reveste-se de uma forte componente social
Fonte: World Padel Tour

O Padel tem vindo a conquistar cada vez mais pessoas, que começam sempre a um nível mais amador, dada a facilidade em iniciar a prática da modalidade, já que, inicialmente, é fácil aprender as bases do Padel, o necessário para se poder passar um tempo de lazer com amigos ou família, sendo até relativamente fácil e rápido começar a notar evolução, com o aumento da prática. É este um dos factores que faz nascer e crescer o “bichinho do Padel”, que alimenta o vício e que faz querer sempre mais, contando a modalidade com uma taxa de retenção superior a 70%, isto é, mais de 70% das pessoas que jogam Padel pela primeira vez, continuam a fazê-lo.

É deste modo que a modalidade tem crescido exponencialmente, um pouco por todo o mundo: começa a jogar-se a um nível amador, com amigos e família, nota-se evolução, com o passar do tempo, e surge a urgência de começar a treinar; com os treinos, surge a vontade e a sede da competição, começa a jogar-se em torneios, o nível começa a aumentar, a competitividade também e a profissionalização, em alguns casos, acaba por acontecer.

Francisca Carvalho
Francisca Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
Aos 20 anos, a Francisca gosta de dar pontapés na bola, mas evita os pontapés na gramática. É uma confessa adepta do Sporting e grande fã de desporto, em especial futebol e ténis, embora não saiba o suficiente para escrever sobre qualquer um deles.                                                                                                                                                 A Francisca não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Al Najma anuncia saída de Mário Silva e oficializa Nestor El Maestro como substituto

Mário Silva está de saída do Al Najma, clube que orientou na histórica subida à primeira divisão na última temporada, com a direção já a ter definido o sucessor para o cargo.

Viktor Gyokeres e a adaptação ao Arsenal: «Tentei não mudar muito o processo»

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal e ex-Sporting, falou sobre a adaptação a Londres e sobre como ultrapassou o período menos positivo do início da época.

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos reflete sobre derrota na Pedreira: «É uma nova era para nós e temos de encontrar o caminho para voltar aos triunfos»

Sotiris Silaidopoulos esteve presente na conferência de imprensa após a derrota do Rio Ave por 3-0 frente ao Braga na Primeira Liga.

Matheus Reis não vai a jogo no Sporting x FC Porto e já viajou para a Rússia para assinar pelo CSKA Moscovo

Matheus Reis não vai a jogo no Clássico. Recuperação de Nuno Santos levou Sporting a libertar defesa para assinar com o CSKA Moscovo.

Lukas Hornicek eleito melhor guarda-redes da Primeira Liga em janeiro

Lukas Hornicek foi o vencedor do prémio de melhor guarda-redes da Primeira Liga de janeiro. Guarda-redes foi destaque no Braga.