Portugal 65-5 Polónia: Lobos ultrapassam obstáculo rumo ao play-off

- Advertisement -

Decorreu em Setúbal o jogo entre as selecções de Portugal e da Polónia em rugby, no que foi o primeiro jogo da selecção nacional a contar para o Rugby Europe Trophy 2018-19, competição que ganhou o ano passado com distinção, tendo vencido todos os jogos em que participou.

Com os olhos postos em novamente disputar o play-off que dará acesso ao Rugby Europe Championship, Portugal é tida como uma das selecções favoritas numa prova que conta ainda com as seleções da Holanda, a Suíça, República Checa, Lituânia, e a Polónia que chegou a Portugal já com vitórias sobre a Lituânia (33 – 0) e República Checa (41-22).

Com a responsabilidade acrescida de ser o campeão em título, a selecção nacional – conhecida por “Lobos” -, desde cedo demonstrou que queria ganhar a uma selecção da Polónia que, aparentemente, seria superior aos portugueses fisicamente. Apostando na rapidez, Portugal forçou a Polónia a cometer erros defensivos que garantiram os primeiros 12 pontos ainda antes dos 20 minutos, todos eles convertidos exemplarmente por Jorge Abecasis.

O primeiro ensaio da partida chegou pelas mãos de Jean Sousa aos 30 minutos transformado por Abecasis que marcaria mais uma penalidade de seguida (22-0). Antes da saída para o intervalo o formação João Belo conquistou mais cinco pontos para os Portugueses (27-0).

Portugal voltou para a segunda parte do jogo em vantagem numérica, devido a um amarelo mostrado a um jogador polaco, com a mesma disciplina tática que tinha demonstrado na primeira parte, colocando assim o talento individual de cada jogador ao serviço de um colectivo que nunca deixou de surpreender a todos os que assistiram ao jogo no Complexo Municipal de Setúbal. Jogando com inteligência e espírito de grupo, e aproveitando o desgaste quer físico quer psicológico da equipa adversária, o capitão Salvador Vassalo fez mais um ensaio colocando Portugal a vencer por 32 – 0.

Contra a corrente do jogo e fruto de um lapso defensivo, a Polónia fez um ensaio, que teve pronta resposta por parte de Manuel Marta que numa jogada individual, fez o 37 – 5 para Portugal, conquistando assim o ponto bónus ofensivo para os Lobos, que pode ser vital para um acesso ao play-off.

Rodrigo Marta, Duarte Diniz, António Cortes, numa jogada inteligente e aparatosa ao mesmo tempo, Salvador Vassalo com transformações de Abecasis, que esteve irrepreensível durante todo o jogo, levaram o resultado aos 65-5, o que garantiu ao colectivo nacional 5 pontos na sua estreia na competição.

Fonte: Isabel Silva/Bola na Rede

No final o seleccionador nacional Martim Aguiar mostrou-se satisfeito com a vitória, tendo no entanto admitido que o grande obstáculo a ultrapassar rumo ao play-off é a seleção da Holanda, que Portugal irá defrontar já no próximo dia 9 de Março em território holandês.

ONZES INICIAIS E SUPLENTES

1 – João Vasco Corte Real 2 – Nuno Mascarenhas 3 – Diogo Hasse Ferreira
4 – José D’Alte 5 – Jean Sousa 6 – João Granate 7 – Salvador Vassalo (Capitão)

8 – Vasco Baptista 9 – João Belo 10 – Jorge Abecasis 11 – António Cortes

12 – Tomás Appleton 13 – Rodrigo Freudenthal 14 – Rodrigo Marta 15 – Manuel Marta

Suplentes: 16 – Bruno Rocha 17 – Duarte Diniz 18 – José Rebelo de Andrade 19 – Sebastião Villax 20 – Martim Cardoso 21 – Vasco Ribeiro
22 – António Marques 23 – Francisco Bruno.

 

Texto de Jorge Gomes
Foto de Capa: Fonte: Isabel Silva/Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Obrador aceita rumar ao Torino e há desenvolvimentos na possibilidade do lateral deixar o Benfica já em janeiro

Rafael Obrador tem a porta da saída do Benfica aberta. Há negociações com o Torino para uma transferência invernal.

Eis as novidades sobre os 3 interessados em Itália na contratação de Bernardo Silva a custo zero

Continuam a surgir interessados na contratação de Bernardo Silva. De Itália, chegam três clubes de olho no internacional português.

Há mais um jogador de saída do Benfica já em janeiro

Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica. Avançado pode perder ainda mais espaço nas contas de José Mourinho.

Francisco Trincão pode deixar o Sporting no verão e há novidades no processo

Francisco Trincão e o Sporting travaram o processo de renovação de contrato. Saída no final da época é possibilidade em aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.