📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Polónia 25-27 Portugal: Triunfo garante a conquista do Rugby Europe Trophy

- Advertisement -

A seleção portuguesa de rugby venceu, este sábado, a Polónia e conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Rugby Europe Trophy. Os Lobos terminaram o torneio com um percurso 100% vitorioso, pois já tinham batido a República Checa (45-12), a Holanda (36-12), a Suíça (31-17) e a Moldávia (29-10).

A jogar num país onde nunca tinha triunfado, Portugal sentiu dificuldades para bater o penúltimo classificado, mas um ensaio marcado por Rodrigo Freudenthal nos minutos finais do desafio, permitiu, à seleção comandada por Martim Aguiar, vencer a Polónia por 27-25. Com esta vitória os Lobos garantiram o play-off de acesso à primeira divisão europeia.

A precisar apenas de somar o ponto de bónus defensivo (derrota inferior a 8 pontos) para garantir a vitória na competição, Portugal concedeu o primeiro ensaio do jogo, começando a perder por 7-0. Os Lobos responderam com uma penalidade concretizada por José Rodrigues, um ensaio de Salvador Vassalo e respetiva conversão de José Rodrigues, mas possibilitaram a reviravolta da seleção anfitriã antes do intervalo (13-10).

Filipe Monte – Fotografia

O início da segunda parte revelou-se desastroso para Portugal, que permitiu à Polónia atingir uma vantagem de 15 pontos (25-10). Nos minutos seguintes, um ensaio de Manuel Queirós recolocava a seleção nacional na luta pela vitória e apuramento do play-off. Pouco tempo depois, Tomás Appleton, conseguia um novo ensaio. Desta vez, a conversão fora de Nuno Sousa Guedes, deixando a seleção nacional a três pontos dos anfitriões.

Apesar da fraca exibição, Portugal consumou a reviravolta no último lance do jogo disputado em Lodz, e ultrapassou a Holanda na liderança do Rugby Europe Trophy, o segundo escalão europeu.

No play-off, a seleção portuguesa irá defrontar a Alemanha, última classificada da primeira divisão, com seis derrotas em outros tantos jogos, na expectativa de melhorar o resultado da época passada. Recorde-se que os Lobos foram derrotados pela Bélgica, o ano passado, no jogo de acesso ao escalão principal.

XV de Portugal:
1 – Bruno Medeiros; 2 – João Corte-Real; 3 – Francisco Bruno; 4 – Manuel Picão; 5 – Gonçalo Uva; 6 – Salvador Vassalo (5); 7 – Sebastião Villax; 8 – João Lino ©; 9 – Manuel Queirós (5); 10 – Jorge Abecasis; 11 – Tomás Appleton (5); 12 – José Rodrigues (3+2); 13 – Manuel Vilela; 14 – Rodrigo Freudenthal (5); 15 – Nuno Sousa Guedes (2+2).
Suplentes: 16 – Gonçalo Domingues; 17 – João B. Melo; 18 – Fernando Almeida; 19 – Salvador Cunha; 20 – Vasco F. Mendes; 21 – Gonçalo Prazeres; 22 – João Freudenthal; 23 – Bruno Rocha.

XV da Polónia:
1 – Wilckzuk Marcin; 2 – Buczek Grzegorz; 3 – Kostalkowski Sebastian; 4 – Piotrowski Adam; 5 – Wisniewski Piotr; 6 – Nowicki Aleksander; 7 – Plonka Marek; 8 – Zeszutek Piotr; 9 – Plichta Mateusz; 10 – Banaszek Dawid; 11 – Rokicki Tomasz; 12 – Bracik Kewin; 13 – Beccuau Valentin; 14- Beccuau Alexandre; 15-Rajewski Przemyslaw
Suplentes: 16 – Ignaczak Adrian; 17 – CHROSCIEL Adrian; 18 – Graban Robert; 19 – KROL Wojciech; 20 – Nowicki Jedrzej; 21 – Szablewski Lukasz; 22 – Kaminski Jakub; 23 – Bachurzewski Craig

Foto de Capa: Filipe Monte – Fotografia

Rui Henrique Santos
Rui Henrique Santoshttp://www.bolanarede.pt
Rui é estudante de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é adepto do Benfica. Interessa-se por todos os desportos, mas foi no rugby que descobriu a sua paixão. Desde os 5 anos que joga rugby no Benfica e é, atualmente, jogador da equipa sénior. Vê todos os jogos internacionais da modalidade e confessa-se admirador da seleção neozelandesa, os All Blacks.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«Vai ser bonito perceber qual o caminho que esta geração vai levar» – Entrevista Bola na Rede a Bino Maçães

Bino Maçães foi o timoneiro de uma equipa que agarrou toda uma nação aos ecrãs e que junta nomes do futuro da seleção e deu uma entrevista ao Bola na Rede.

Seleção Nacional Sub-17 eleita Equipa do Ano Bola na Rede 2025

A seleção nacional sub-17 de Portugal foi eleita a Equipa do Ano de 2025 para o Bola na Rede. Conquistas do Europeu e do Mundial na categoria reconhecidas.

Famalicão tenta resolver futuro de Riccieli e já há uma equipa brasileira na linha da frente para fechar o defesa

O Famalicão está a tentar resolver o futuro de Riccieli. O defesa-central de 27 anos pode seguir a sua carreira no Brasil, ao serviço do Vitória.

CAN 2025 fechou a fase de grupos: eis o quadro final dos quartos de final da competição

A CAN 2025 já fechou a sua fase de grupos. A principal prova africana de seleções vai agora ter em disputa os oitavos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga disputa com Inter Milão e AS Mónaco a contratação de jovem lateral guineense

O Braga está interessado na contratação do jovem Marcelo Vaz. O lateral-esquerdo guineense de 18 anos está também na mira do Inter Milão e do AS Mónaco.

Está definido o futuro de Neymar para 2026

Neymar já definiu o futuro para 2026. O avançado internacional brasileiro decidiu renovar o seu contrato com o Santos até ao final do ano.

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.