📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um passo maior do que a perna?

- Advertisement -

cab Rugby

Soube-se ontem que o Sporting vai ocupar a vaga existente na Divisão de Honra deixada com a recusa do Caldas em subir, depois de se ter sagrado campeão da Primeira Divisão Nacional.

Esta foi uma decisão que, para mim – e para a maioria dos sportinguistas –, tem tanto de surpreendente como de incerta. Sé é certo que nós todos queremos ver o nosso clube na divisão máxima de qualquer modalidade, também é verdade que o queremos ver a vencer e a lutar por títulos, e o que se vai passar, caso não aconteçam mudanças muito grandes no plantel, é que vamos ter um Sporting que vai contar com derrotas em todos ou praticamente todos os jogos, sendo que em alguns a diferença talvez se situe em mais de 100 pontos.

Mas afinal o que fez o Sporting aceitar este convite? Segundo a Direção (recordar para os mais desatentos que a modalidade é autónoma, ou seja, não pertence mesmo ao clube), “a dimensão histórica do Sporting Clube de Portugal, o estatuto de fundador do rugby em Portugal, a responsabilidade de em qualquer modalidade ter de lutar para estar entre os melhores, pesou na decisão do clube.” Se não deixa de ser verdade que a importância e a dimensão de um clube como o Sporting, neste caso específico um dos fundadores da modalidade no país, são fatores de peso, a decisão não deixa de ser muito arriscada por estes fatores. Se recordarmos um caso recente e atual do Sporting vemos que o Hóquei em Patins (este ano regressa ao Sporting a nível sénior) teve um crescimento sustentado, começando na formação e indo crescendo com os seus jogadores. O basket leonino, que começou na mesma temporada que o rugby, também apresenta um plano semelhante ao do hóquei; começou com o escalão de minis em ambos os sexos e está a começar a crescer, com a criação do escalão de sub-14. Fora estes escalões, com a criação da modalidade apareceu uma equipa de sub-19 e sénior feminina. No rugby também se verifica este modelo, mas este passo pode ser uma machadada no seguimento deste rumo que vinha a ser acertado, pois o desenvolvimento e aceleramento vão ter de ser maiores do que o esperado.

O lema do clube é honrado em todos os jogos, mas será suficiente?  Fonte: Blogue SPVN
O lema do clube é honrado em todos os jogos, mas será suficiente?
Fonte: Blogue SPVN

Apesar disso, posso estar a ser injusto, pois até ao início da temporada podem aparecer reforços de peso que farão melhorar a equipa e com isso a sua qualidade. Para a melhoria da qualidade do plantel os patrocínios serão decisivos, e a criação do canal do Sporting poderá ser uma boa alavanca, já que os jogos em casa desta modalidade serão transmitidos no canal. Com isto, a visibilidade vai aumentar, proporcionando um maior retorno a quem patrocinar o clube. Mas com os dados atuais penso ser unânime para todos que este passo foi maior do que a perna, podendo prejudicar toda a secção.

Para já, a única coisa certa é que a equipa contará com o meu apoio e o de todos os sportinguistas em qualquer circunstância. O Estádio Universitário em Lisboa contará, como sempre, com boas molduras humanas no apoio ao Sporting e a quem o defende dentro de campo.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting define valor máximo a pagar por Souleymane Faye

Souleymane Faye está a ser apontado ao Sporting. Os leões estão dispostos a pagar cinco milhões de euros pelo extremo.

Benfica District: dirigentes garantem que projeto não será uma distração em véspera de AG

José Gandarez defende que o Benfica District não será uma distração e Nuno Catarino refletiu sobre o ambiente tenso sentido nas AG.

Para a Primeira Liga estar atenta? Granada tem mais um destaque além de Souleymane Faye

O Granada está a realizar uma temporada abaixo das expectativas na La Liga. Ainda assim, o plantel conta com alguns destaques.

Benfica District: novo pavilhão abre portas para a NBA

Na conferência de imprensa de promoção da iniciativa, o Benfica anunciou que planeia concorrer à NBA Europa com o novo pavilhão com 10 mil lugares.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar brilha no Braga e gigante da América do Sul está interessado

Rodrigo Zalazar é um dos destaques do Braga na presente temporada. O jogador é alvo do Flamengo, emblema do Brasileirão.

João Palhinha quer ficar mas Tottenham hesita na transferência definitiva

O Tottenham ainda não tomou uma decisão sobre a possibilidade de contratar João Palhinha de forma definitiva. O português quer ficar no clube.

José Neto esteve perto de assinar pelo Sporting: «Ele e a família eram mais sportinguistas»

José Neto é a nova coqueluche do Benfica, entrando nos planos de José Mourinho. O Sporting também esteve interessado no lateral.