John Higgins venceu pela quinta vez o Welsh Open

    Uma final sempre muito equilibrada, onde se praticou um snooker de qualidade. Prova disso foram os cinco centuries a que se assistiu nesta final. Um encontro de excelência, onde acabou por sair por cima John Higgins, que assim venceu o seu quinto Welsh Open e o 30º trofeu pontuável para o ranking da carreira, aproximando-se dos registos históricos de Ronnie O’Sullivan (32 títulos) e Stephen Hendry (36).

    Se Stephen Hendry já terminou a carreira, o mesmo não se pode dizer de John Higgins e Ronnie O’Sullivan que, aos 42 anos, estão aí para as curvas e prometem continuar a aumentar o palmarés.

    Não se sabe ao certo que fenómeno estranho aconteceu no início da década de 90 em Terras de Sua Majestade, certo é que estes foram anos que marcaram para sempre o desporto do Reino Unido. Falamos especificamente do ano 1992.

    Qualquer fã de futebol e, mais concretamente, fã do Manchester United conhece e adora a famosa Class of ’92, onde despontaram nomes como David Beckham, Nicky Butt, Ryan Giggs, Gary Neville, Phil Neville e Paul Scholes. Craques que, sob o comando de Sir Alex Ferguson, se tornaram históricos do futebol britânico e mundial.

    No entanto, não foi apenas no futebol que o ano de 1992 marcou o início de uma era. Também no snooker este seria um ano marcante. Foi neste ano que Ronnie O’Sullivan, John Higgins e Mark Williams iniciaram a sua carreira.

    Falamos de três jogadores que, 26 anos depois, continuam as suas carreiras enquanto profissionais de snooker (e que carreiras…).

    Não só continuam a jogar, como dominam o snooker mundial. Para que se tenha uma noção, estes três “jovens” de 42 anos venceram metade das competições pontuáveis para ranking disputadas esta época. Das 16 provas disputadas, Ronnie O’Sullivan levou para casa quatro troféus (English Open, Shangai Masters, UK Championship, Grand Prix), Mark Williams conquistou dois (Northern Ireland Open, German Masters) e John Higgins igualou este registo com a vitória desta semana (Indian Open, Welsh Open).

    E, como se não bastasse o facto de serem uns senhores na arte de embolsar bolas, ainda se dão ao luxo de serem uns senhores fora da competição.

    Prova disso é a fotografia publicada nas redes sociais por Ronnie O’Sullivan poucas horas após a final disputada em Cardiff, onde o Rocket aparece a celebrar com John Higgins a sua vitória na competição.

    Ronnie O’Sullivan e John Higgins – Senhores, dentro e fora da competição
    Fonte: World Snooker

    Para além de serem rivais há 26 anos, foi Higgins quem eliminou Ronnie nos Quartos-de-Final desta competição. Ainda assim, os dois não se inibem de demonstrar um fair-play assinalável. Algo difícil de ver noutras modalidades.

    Esta quarta-feira inicia-se o Gibraltar Open, mais uma competição pontuável para o ranking, que se disputa no Tercentenary Hall entre 7 e 11 de Março.

    A competição que foi vencida por Shaun Murphy na época passada disputa-se, toda ela, à melhor de sete frames.

    Foto de Capa: World Snooker

    Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Reganha
    Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
    Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.