Mundial de Snooker 2021 | Capítulo 5: A Final – Mark Selby é campeão!

    DIA 1

    1.ª Sessão (5-3 para Murphy)

    A sessão inaugural teve duas facetas. Os três primeiros frames foram extremamente equilibrados com ambos os jogadores a pontuarem bastante. Murphy venceria os dois primeiros (57-49 e 67-46), caindo o terceiro para o lado de Selby (68-65). Seguiram-se quatro jogos – com o intervalo pelo meio – de domínio de uma ou outra parte, mas com equilíbrio na distribuição: dois para cada lado.

    Selby fez o empate a dois com 89 pontos numa entrada só. 2-2 ao intervalo. Shaun responderia com um break de 75 pontos, deixando Mark em branco. O “Jester” alcançaria, com um 66-1, o empate a três, mas permitiria a vitória ao Mágico no sétimo jogo (71-8). No último frame da sessão, a toada do jogo voltou a ser equilibrada, com Murphy a levar a melhor por 80-54, contando com o precioso auxílio de uma entrada de 52 pontos.

    O campeão mundial de 2005 levava assim uma vantagem importante para a segunda sessão, estando longe de adivinhar que nela veria a vantagem transacionada para Selby.

    2.ª Sessão (7-2 para Selby)

    A sessão dois pegou do ponto onde havia terminado a sessão um. Jogo equilibrado, desta feita a pender para Selby, que superou os 49 pontos de Murphy com um break de 85. Shaun respondeu de imediato com a entrada que viria a ser a mais alta do encontro até ao 21.º frame. Foram 98 os pontos que deram a vitória a Murphy no décimo jogo, um dos apenas dois que o “Magician” conquistaria nesta sessão. A pronta resposta de Mark Selby teve respaldo nas entradas de 67 e 86 pontos que ajudaram o “Jester” a vencer dois frames seguidos (72-34 e 107-0).

    6-6 ao intervalo. O homem de Leicester fazia assim o empate a seis e ia em busca de estar pela primeira vez na dianteira do marcador. Murphy não o permitiria de imediato, vencendo a primeira partida após o intervalo, por 97-34, contando com uma entrada de 64 pontos.

    No entanto, o Mágico não foi capaz de evitar que o adversário se colocasse em vantagem pela primeira vez nos frames seguintes. Primeiro, surgiu o empate a sete, fruto de um 109-0 que incluiu um break de 57 pontos. Logo a seguir, a primeira vantagem de Selby: 90 pontos de entrada bateram os 34 de Shaun e deram o 8-7 ao (então) tricampeão mundial.

    As duas partidas seguintes – as últimas da última sessão do primeiro dia – presentearam-nos com um Selby menos espetacular do que aquele que havia conquistado os dois frames anteriores, mas o resultado foi o mesmo: duas vitórias (88-4 e 69-26, sem qualquer entrada acima de 50 pontos registada), que elevaram a série vitoriosa do “Shark” para quatro frames consecutivos e que valeram ao “Jester from Leicester” uma importante vantagem de três jogos a caminho da terceira sessão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.