Selby, Campeão 2014 – A conquista do mundo para o pai

cab Snooker

O’Sullivan teve um campeonato engraçado. Tendo em conta os seus incríveis altos padrões, ele quase que pareceu desleixado nos seus dois primeiros jogos; teve de contar com algum brilho para ganhar a Joe Perry por 13-11.

Selby teve um susto omnipotente contra Michael White na primeira rodada, vencendo 10-9; desde então, tem sido fantástico, batendo Ali Carter e Alan McManus, antes de produzir uma grande performance nas semifinais, onde vimos um clássico de 12 contra Neil Robertson. Selby conquistou o Crucible, pela primeira vez, ao bater Ronnie O’Sullivan 18-14, na final do Campeonato Mundial de Dafabet.

Selby teve uma luta surpreendente para ganhar 13 dos últimos 17 frames e impor a primeira derrota a O’Sullivan numa final do World Champisonhip.

O’Sullivan estava à procura de uma terceira coroa consecutiva, mas Selby virou o resultado durante a noite, ganhando cinco dos seis frames na terceira sessão, onde O’Sullivan, estranhamente, foi esmigalhado sob a pressão.

Mark Selby provou mais uma vez merecer estar no top dos tops mundiais. Presenteou-nos o seu melhor snooker na sessão de encerramento, vencendo os três últimos frames e selando a vitória com uma folga impressionante. Leva para casa o troféu e um recorde de £300.000 (nunca se tinha atribuído um prémio tão elevado).

Legenda: Mark Selby levantando o seu primeiro troféu como Campeão do Mundo Fonte: Action Games
Mark Selby levantando o seu primeiro troféu como Campeão do Mundo
Fonte: Action Games

Desde que atingiu a sua primeira final no Crucible em 2007 – quando perdeu para John Higgins -, Selby tornou-se um dos competidores mais consistentes do snooker, aproveitando períodos anteriores no topo do ranking e vencendo o Masters três vezes, assim como o Campeonato do Reino Unido. Já merecia este titulo mundial há demasiado tempo. Felizmente o seu dia chegou. E chegou da melhor maneira: uma maravilhosa final com o melhor jogador de todos os tempos, para muitos – Ronnie O’Sullivan.

Selby tornou-se o nono jogador da história do snooker a ganhar a Triple Crown – World Champiosnhip, Masters e Uk Championship –, juntando-se agora a Steve Davis, Stephen Hendry, John Higgins, Ronnie O’Sullivan, Mark Williams, Terry Griffiths, Alex Higgins e Neil Robertson.

O longo feitiço de O’Sullivan foi quebrado depois de vencer 14 jogos consecutivos. Foi-lhe negado o seu sexto título mundial, o que teria levado ao nível de Steve Davis.

2013: R O’Sullivan 18-12 B Hawkins

2012: R O’Sullivan 18-11 A Carter

2008: R O’Sullivan 18-8 A Carter

2004: R O’Sullivan 18-8 G Dott

2001: R O’Sullivan 18-14 J Higgins

 The Rocket, estava a ser o favorito para o título. O resultado estava fixo em 10-5, até que perdeu toda a confiança e fluência na terceira sessão e não foi capaz de recuperar o seu ritmo.

Na final, Selby estava a ser vigiado por estrelas! O ator Stephen Fry, o jogador de dardos Phil Taylor, o baterista Nico McBrain, dos Iron Maiden, e o vocalista dos Muse, Matthew Bellamy, estavam sentados no Crucible Theatre a ver história acontecer.

“O meu pai faleceu de cancro quando eu tinha 16 anos; dois meses antes, tornei-me profissional, e as suas últimas palavras foram ‘quero que te tornes Campeão do Mundo’ . Disse-lhe que será um dia e que é apenas uma questão de tempo.”

“Tem havido uma grande quantidade de pessoas na minha vida que me ajudaram. O irmão de Willie Thorne, Malcolm, que infelizmente faleceu há alguns anos, viu que eu costumava ir ao Clube do Willie. Colocou-me no caminho certo e patrocinou-me por alguns anos, antes de me tornar profissional. Devo-lhe muito e tenho certeza de que ele e meu pai estavam a olhar para baixo, sorrindo, enquanto eu levantei o troféu”.

A época 2014/2015 regressa no final de Junho. Até lá!

 

Team Trump

Cátia Borrego
Cátia Borregohttp://www.bolanarede.pt
A Cátia está habituada a que façam piadas com o seu nome. Aos 14 anos comprou uma égua lusitana com o dinheiro que poupou durante 3 anos. Agora consegue pôr a família toda a ver snooker. Já tentou ir duas vezes a Inglaterra ver o campeonato do mundo mas "é mais fácil receber uma carta para Hogwarts" do que arranjar bilhetes.                                                                                                                                                 A Cátia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aleksandar Mitrovic pode deixar o Al Hilal e tem 2 destinos possíveis

Aleksandar Mitrovic tem sido uma das referências do Al Hilal nos últimos tempos, mas pode deixar o clube da Arábia Saudita. O avançado tem interessados.

Luis Suárez é reforço de verão do Sporting e aponta ao Mundial 2026

Luis Suárez está a trabalhar com a Seleção da Colômbia nesta pausa internacional. Eis o que disse o avançado do Sporting.

Lamine Yamal e o interesse do Chelsea em médio do Barcelona: «Está feliz aqui, não tem planos para sair»

O Chelsea esteve interessado em contratar Fermín López ao Barcelona. Lamine Yamal garantiu que o médio está feliz e não quer sair.

Ex-Benfica Marcos Leonardo pode sair do Al Hilal e voltar ao Brasileirão

O São Paulo está em negociações adiantadas com o Al Hilal para contratar Marcos Leonardo. O avançado está interessado em deixar o clube saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um guarda-redes do Manchester City que pode estar a caminho da Turquia depois de Ederson Moraes

O Manchester City pode vir a transferir Stefan Ortega para a Turquia. O guarda-redes alemão é pretendido pelo Trabzonspor.

Já é conhecido o número do mais recente reforço do Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester United oficializou a contratação de Senne Lammens no último dia do mercado. Guarda-redes usará o número 31.

A nova tatuagem de Rúben Neves em homenagem a Diogo Jota: «Nunca serás esquecido»

Rúben Neves fez uma tatuagem em homenagem a Diogo Jota. Seleção Nacional publica vídeo nas redes sociais.