cab Snooker

O’Sullivan teve um campeonato engraçado. Tendo em conta os seus incríveis altos padrões, ele quase que pareceu desleixado nos seus dois primeiros jogos; teve de contar com algum brilho para ganhar a Joe Perry por 13-11.

Selby teve um susto omnipotente contra Michael White na primeira rodada, vencendo 10-9; desde então, tem sido fantástico, batendo Ali Carter e Alan McManus, antes de produzir uma grande performance nas semifinais, onde vimos um clássico de 12 contra Neil Robertson. Selby conquistou o Crucible, pela primeira vez, ao bater Ronnie O’Sullivan 18-14, na final do Campeonato Mundial de Dafabet.

Selby teve uma luta surpreendente para ganhar 13 dos últimos 17 frames e impor a primeira derrota a O’Sullivan numa final do World Champisonhip.

O’Sullivan estava à procura de uma terceira coroa consecutiva, mas Selby virou o resultado durante a noite, ganhando cinco dos seis frames na terceira sessão, onde O’Sullivan, estranhamente, foi esmigalhado sob a pressão.

Mark Selby provou mais uma vez merecer estar no top dos tops mundiais. Presenteou-nos o seu melhor snooker na sessão de encerramento, vencendo os três últimos frames e selando a vitória com uma folga impressionante. Leva para casa o troféu e um recorde de £300.000 (nunca se tinha atribuído um prémio tão elevado).

Legenda: Mark Selby levantando o seu primeiro troféu como Campeão do Mundo Fonte: Action Games
Mark Selby levantando o seu primeiro troféu como Campeão do Mundo
Fonte: Action Games

Desde que atingiu a sua primeira final no Crucible em 2007 – quando perdeu para John Higgins -, Selby tornou-se um dos competidores mais consistentes do snooker, aproveitando períodos anteriores no topo do ranking e vencendo o Masters três vezes, assim como o Campeonato do Reino Unido. Já merecia este titulo mundial há demasiado tempo. Felizmente o seu dia chegou. E chegou da melhor maneira: uma maravilhosa final com o melhor jogador de todos os tempos, para muitos – Ronnie O’Sullivan.

Selby tornou-se o nono jogador da história do snooker a ganhar a Triple Crown – World Champiosnhip, Masters e Uk Championship –, juntando-se agora a Steve Davis, Stephen Hendry, John Higgins, Ronnie O’Sullivan, Mark Williams, Terry Griffiths, Alex Higgins e Neil Robertson.

O longo feitiço de O’Sullivan foi quebrado depois de vencer 14 jogos consecutivos. Foi-lhe negado o seu sexto título mundial, o que teria levado ao nível de Steve Davis.

2013: R O’Sullivan 18-12 B Hawkins

2012: R O’Sullivan 18-11 A Carter

2008: R O’Sullivan 18-8 A Carter

2004: R O’Sullivan 18-8 G Dott

2001: R O’Sullivan 18-14 J Higgins

 The Rocket, estava a ser o favorito para o título. O resultado estava fixo em 10-5, até que perdeu toda a confiança e fluência na terceira sessão e não foi capaz de recuperar o seu ritmo.

Na final, Selby estava a ser vigiado por estrelas! O ator Stephen Fry, o jogador de dardos Phil Taylor, o baterista Nico McBrain, dos Iron Maiden, e o vocalista dos Muse, Matthew Bellamy, estavam sentados no Crucible Theatre a ver história acontecer.

“O meu pai faleceu de cancro quando eu tinha 16 anos; dois meses antes, tornei-me profissional, e as suas últimas palavras foram ‘quero que te tornes Campeão do Mundo’ . Disse-lhe que será um dia e que é apenas uma questão de tempo.”

“Tem havido uma grande quantidade de pessoas na minha vida que me ajudaram. O irmão de Willie Thorne, Malcolm, que infelizmente faleceu há alguns anos, viu que eu costumava ir ao Clube do Willie. Colocou-me no caminho certo e patrocinou-me por alguns anos, antes de me tornar profissional. Devo-lhe muito e tenho certeza de que ele e meu pai estavam a olhar para baixo, sorrindo, enquanto eu levantei o troféu”.

A época 2014/2015 regressa no final de Junho. Até lá!

 

Team Trump

Comentários