Frederico Morais vence Hawaiian Pro e tem já um lugar no Championship Tour

- Advertisement -

Depois de vencer duas provas em Portugal (Santa Cruz e Açores), Frederico Morais voltou a brilhar nas provas do Qualifying Series, mas desta vez no outro lado do globo: no Havai. O surfista português partiu com o objetivo de se qualificar novamente para o Championship Tour e conseguiu alcançá-lo no Hawaiian Pro. O melhor estava mesmo para vir e “Kikas” acabou mesmo por vencer a prova havaiana.

O português entrou na competição no Round 3 e não podia ter começado da melhor maneira. Nesta ronda, Frederico Morais passou em primeiro lugar no seu primeiro heat onde com três ondas teve um combinado de 15.20 (8.10 e 7.10). O Round 4 surgiu um total ainda melhor do que o primeiro, o português apenas precisou, novamente, de três ondas para alcançar o primeiro lugar do heat com um total de 16.00 (7.23 e 8.77).

Nos quartos de final, “Kikas” apanhou o primeiro “peso-pesado” do Surf, mas ainda assim conseguiu passar para a próxima fase. O português ficou em segundo lugar com um total de 8.76 (3.83 e 4.93) num heat que foi ganho por Kelly Slater (13.20 – 8.33 e 4.87). Nas meias finais, foi a vez do surfista português se destacar nas ondas havaianas e ser o vencedor do heat onde estavam nomes como Kelly Slater (outra vez), Michel Bourez e Matthew McGillivray. No último heat em direção à final, Frederico Morais conseguiu um combinado de 7.10 (5.67 + 1.43) e assegurou assim um lugar na final do Hawaiian Pro.

No heat decisivo – o da final -, o surfista português voltou a sobressair e venceu mesmo o Hawaiian Pro, a primeira competição da Triple Crown. Frederico Morais fez um combinado de 12.77 (6.00 + 6.77) e venceu o italiano Leonardo Fioravanti (11.50), o sul-africano Matthew McGillivray (10.33) e o australiano Ethan Ewing (9.67), que ocuparam os restantes lugares no heat, respetivamente.

JÁ NO CHAMPIONSHIP TOUR, O PRIMEIRO LUGAR NO QUALIFYING SERIES E A POSSIBILIDADE DA TRIPLE CROWN

Assim com esta vitória no Havaí, o surfista português acumulou mais dez mil pontos para a classificação do Qualifying Series. Frederico Morais conseguiu também assegurar o primeiro lugar no Qualifying Series com os seus 26,400 pontos à frente dos brasileiros Jadson Andre e Yago Dora. O melhor ainda de ter vencido esta prova foi o facto de conseguir já um tão desejado lugar para a elite do Surf – no Championship Tour (CT).

No próximo ano, Frederico Morais irá participar no CT junto dos melhores surfistas do Mundo. O surfista português está agora focado na possibilidade de vencer a Triple Crown e não se preocupa tanto com ficar, no final da época, com a liderança do Qualifying Series (QS). O QS termina com nova prova no Havai, mas desta feita na Sunset Beach, Oahu, competição que começou hoje mesmo e onde Frederico Morais também estará envolvido.

Quanto à possibilidade de vencer a Triple Crown (o conjunto de três eventos realizados na ilha da Oahu, no Havai – dois eventos do QS e um do CT), “Kikas” acredita que se isso [vencer a Triple Crown] acontecesse seria um sonho. O surfista português já esteve perto de consegui-lo em 2016, quando se qualificou pela primeira vez para o CT, e também já chegou a vencer o Rookie Award em 2013 da mesma competição. Agora, Frederico Morais está numa boa posição para entrar na disputa das outras três “jóias” visto que já venceu a primeira em disputa.

Por isso, há que destacar o grande trabalho feito pelo surfista português ao longo de toda a época, que pode terminar ainda da melhor maneira. Depois de conseguir um lugar para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio, foi a vez de conseguir um tão desejado lugar no Championship Tour e de brilhar nas grandes competições do Surf Mundial. Portugal não é só futebol e temos de ver que os sucessos portugueses vêm de todo o lado – no Surf não é novidade nenhuma. Por isso, parabéns, Francisco Morais, por estares de volta à elite!

Foto de Capa: World Surf League 

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante: FC Porto vai apresentar queixa contra Frederico Varandas

O FC Porto avança com queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, após Clássico da passada segunda-feira.

FC Porto: Tomás Pérez já viajou para o Brasil

Tomás Pérez não treinou pelo FC Porto nesta quinta-feira de manhã e já viajou para o Brasil. Médio será emprestado.

Al Hilal: Entrada de Karim Benzema deixa ex-Benfica de fora dos inscritos na Liga Saudita

Darwin Núñez está fora da lista de jogadores inscritos do Al Hilal na Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema presente.

Casper Ruud confirmado no Estoril Open: «Mal posso esperar por regressar»

Casper Ruud vai participar na 11.ª edição do Estoril Open. Torneio decorrerá de 18 a 26 de julho no Clube de Ténis do Estoril.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira vai mesmo regressar à Premier League

Vítor Pereira vai ser o próximo treinador do Nottingham Forest. Técnico português prepara-se assim para regressar à Premier League.

Chelsea pondera contratar internacional brasileiro da Premier League

O Chelsea pondera avançar para a contratação do médio brasileiro Bruno Guimarães no próximo mercado de verão.

À atenção do Benfica: Kylian Mbappé em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad deste sábado

Kylian Mbappé está em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad, marcado para o próximo sábado. O avançado está com desconforto no joelho esquerdo.