Última horaFrancesco Farioli em análise ao Real Bétis 3-2 FC Porto: «A Champions League é uma competição diferente e temos de aprender a competir»
Publicidade

Tóquio 2020, Surf #2: Estreia positiva e pranchas apontadas a Paris

Clara Maria Oliveira · 2 min

Surf Jogos Olimpicos
Foto: Olympics

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

ÍTALO FERREIRA ARRASOU A CONCORRÊNCIA

A agitação do mar japonês ajudou à realização das eliminatórias finais sem interrupções de maior. A praia de Tsurigasaki já tinha entrado para a história como o local da primeira prova de Surf nos Jogos Olímpicos, mas também fica como pano de fundo dos primeiros medalhados de sempre.

Na prova masculina, Ítalo Ferreira confirmou o grande favoritismo. Habituado às ondas asiáticas, o brasileiro dominou a concorrência durante todo o torneio.

Até chegar à final, eliminou, nos quartos de final, o nipónico Hiroto Ohhara e, nas meias finais, o australiano Owen Wright.

ÍTALO FERREIRA GANHA UM 9.73 NA PRIMEIRA ONDA!! #Surfing pic.twitter.com/QYLpTHkwVI

— lu in tokyo (@lucomentt) July 26, 2021

Na luta pelo ouro, o surfista venceu o japonês Kanoa Igarashi e protagonizou a melhor manobra da competição, que lhe valeu 9.73 pontos de uma assentada.

Igarashi contentou-se com a prata e, na disputa pelo bronze, o australiano Owen Wright venceu o brasileiro Gabriel Medina por 20 décimas e ficou com o último lugar do pódio.

Foto de capa: Olympics

CARISSA MOORE LEVA O OURO NUMA PROVA ONDE AS PORTUGUESAS SE SUPERARAM

Depois de terminado o primeiro dia de competição, as portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins continuavam a sonhar com mais.

No caso de Bonvalot (7.50 pontos), ficou pelo caminho na terceira ronda, depois de ser eliminada pela brasileira Silvana Lima (12.17 pontos somados).

Yolanda Hopkins, por sua vez, chegou mais longe e conquistou um diploma Olímpico com o quinto lugar final.

Na terceira ronda, deixou pelo caminho a francesa Johanne Defay, mas não conseguiu levar de vencida a sul africana Bianca Buitendag, depois finalista vencida do torneio, nos quartos de final.

Yolanda Hopkins classifica-se em 5.º lugar na competição de Surf dos Jogos Olímpicos e conquista diploma. Saiba mais na app da #EquipaPortugal #LetsGoPortugal pic.twitter.com/OXBg61zaqZ

— COP (@COPPORTUGAL) July 27, 2021

Na final da prova, a americana Carissa Moore (14.93 pontos) venceu Buitendag (8.46) e foi a primeira mulher a vencer uma medalha Olímpica no Surf. A nipónica Amuro Tsuzuki, na disputa pela medalha de bronze, levou de vencida a americana Caroline Marks e fechou o pódio.

A primeira ação das pranchas de Surf nos Jogos Olímpicos foi muito positiva e teve de tudo um pouco. Desde manobras fantásticas a provas históricas, ficou a ideia de que é uma modalidade para ficar no cardápio. Agora, venha Paris 2024!

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Luz quer continuar a iluminar o caminho europeu | Benfica x Celtic

O Benfica recebe o Celtic, esta quinta-feira, às 20h00, na segunda jornada da fase de liga da Europa League. Depois da excelente vitória em San Siro diante do AC Milan, a equipa de Marco Silva procura dar continuidade ao bom arranque europeu, apostando na capacidade de controlar o meio-campo e explorar a velocidade dos seus jogadores mais ofensivos. Num provável 4-2-3-1, a presença de João Palhinha e Fredrik Aursnes poderá ser fundamental para garantir equilíbrio, enquanto Lukebakio e Prestianni oferecem soluções para desequilibrar pelos corredores. Do outro lado, o Celtic de Martin O'Neill deverá apresentar uma estrutura semelhante, procurando contrariar a superioridade territorial dos encarnados através de um bloco compacto e transições rápidas. Callum McGregor assume particular importância na organização escocesa, enquanto a mobilidade de Benjamin Nygren e a velocidade dos extremos poderão criar dificuldades à defesa benfiquista. A capacidade de resistir à pressão inicial e aproveitar os espaços nas costas dos laterais portugueses será uma das principais armas dos visitantes.

Tiago Campos · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.