ATP 2017: A temporada dos tenistas nacionais

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades2017 não foi um ano muito feliz para o ténis português, pelo menos comparado com anos recentes. Tanto João Sousa como Gastão Elias tiveram uma queda abrupta a nível de resultados e de ranking, com Sousa a ser agora o jogador melhor classificado, a #57 do mundo.

A temporada de Sousa até começou bem, com uma final (perdida) em Auckland na segunda semana da época, mas acabou por ser bastante desapontante. Sousa acabou com um registo de 25 vitórias e 32 derrotas, apenas uma vitória em torneios do Grand Slam (contra Tipsarevic em Roland Garros) e duas derrotas na eliminatória de promoção da Taça Davis contra dois adversários mais que ao seu alcance. Foi a pior temporada de Sousa desde que se estabeleceu como um regular do circuito ATP em 2013. Para não variar, voltou também a perder o seu primeiro encontro no Estoril Open, contra um adversário muito menos cotado.

Gastão Elias teve um declínio ainda maior, encontrando-se agora fora do top 100 mundial. Depois da muita promessa apresentada em 2016, Elias não foi capaz de suster o nível e de jogar no circuito ATP a nível permanente. Derrota atrás de derrota levou-o de volta ao circuito challenger, em que também não foi muito feliz no cômputo geral, apesar de ter conseguido um título e uma final. O ponto alto do ano de Gastão Elias foi a vitória contra Juan Martin del Potro no torneio de Lyon.

Domingues deu espetáculo Fonte: Estoril Open
João Domingues foi dos tenistas portugueses que mais evoluiu em 2017
Fonte: Estoril Open

Pedro Sousa teve um ano bastante bom, tendo estado à beira de se tornar top 100 em Setembro (#102) e ganho 3 títulos Challenger. João Domingues teve uma temporada de grande progresso também, acabando no lugar #169 com um título Challeger e uma excelente campanha no Estoril Open, em que esteve mesmo à beira de derrotar o eventual finalista do US Open Kevin Anderson. É com 4 jogadores portugueses no top 200 que 2018 vai começar, com a esperança de que novos jogadores como Gonçalo Oliveira se possam juntar brevemente.

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As 5 grandes desilusões da fase de grupos do Mundial 2026

Neste top, visamos as cinco nações que mais desiludiram em território norte-americano e as suas principais falhas no Mundial

Benfica: defesa central não pensa em mudar-se para a Luz

Milan Skriniar não deve reforçar o Benfica no mercado de transferências de verão. O defesa está feliz ao serviço do Fenerbahçe.

João Meira é o novo diretor-desportivo do Rio Ave

João Meira, antigo jogador, assinou contrato como novo diretor desportivo do Rio Ave, e já começou a preparar a temporada 2026/2027.

Noah Darvich junta-se ao Elversberg por empréstimo

O médio Noah Darvich, de 19 anos, do Estugarda, vai passar a temporada 2026/2027 por empréstimo, no recém-promovido Elversberg.

PUB

Mais Artigos Populares

O destaque da Alemanha no Mundial na mira da AS Roma

AS Roma tem interesse na contratação de Deniz Undav. O Internacional alemão tem vindo a ser uma das estrelas da equipa no Mundial.

Mundial com 48 seleções, zero tédio: A fase de grupos que calou os críticos

A fase de grupos do Mundial 2026 chegou ao fim e deixou uma certeza: o novo formato veio para ficar.

Diogo Dalot: «Fica aquém, não o resultado com a Colômbia, mas com a RD Congo. Tínhamos de ter ganho e não fugimos dessa responsabilidade»

Diogo Dalot analisou o embate da Seleção Nacional frente à Colômbia. O lateral foca as baterias na forte Croácia.