Australian Open 2022 | O resumo de um torneio histórico

- Advertisement -

DANIIL MEDVEDEV | O RUSSO SÓ PENSAVA NA DOBRADINHA E NA POSIÇÃO DE NÚMERO UM MUNDIAL

Como já tinha referido no artigo sobre a primeira semana do Open da Austrália, o russo era um dos tenistas que tinha mais a perder no torneio: podia conquistar o seu segundo Grand Slam e, em caso de vitória, garantia a primeira posição do ranking ATP, a 21 de fevereiro, se Novak Djokovic não jogasse mais nenhum torneio antes do ATP Dubai 500.

No primeiro encontro do torneio, Medvedev, tal como quase todos os cabeças-de-série, tinha um adversário mais “acessível”, no caso do russo, era Henri Laaksonen, da Suíça. O jogo não foi muito problemático para Medvedev, apesar do russo ter sido quebrado logo no primeiro serviço, uma vez que terminou após quase 2 horas de jogo e onde o suiço não mostrou ter muitas armas para derrubar o russo.

A segunda partida do percurso de Daniil foi um dos mais emocionantes do torneio. Depois de vários anos a “prometer” ser melhor, Nick Kyrgios, fez uma melhores prestações da carreira e quase surpreendeu o russo, num local muito feliz para o australiano. Kyrgios quase conseguiu vencer o primeiro set, mas perdeu o no tie-break. O australiano ainda compensou, ao empatar a partida no segundo set, mas não foi melhor que o russo no terceiro e quarto set. Nick Kyrgios foi muito mais feliz no torneio de duplas masculinas, onde conquistou o seu primeiro Grand Slam, com o seu compatriota e amigo de longa data, Thanasi Kokkinakis.

Na terceira ronda, Medvedev defrontou Botic Van De Zandschulp, dos Países Baixos. O jogo não teve a mesma intensidade que o último do russo nem a mesma competitividade, ou seja, foi um jogo semelhante ao da primeira ronda. Ao contrário do jogo contra o suiço, Medvedev não foi quebrado em nenhum serviço pelo neerlandês.

O próximo adversário do russo foi Maxime Cressy. O jovem tenista de 24 anos foi uma das surpresas agradáveis do torneio – eliminou John Isner, jogador do top 30 do ranking mundial. Tal como Kyrgios, Cressy venceu um set, apesar de não ter sido uma partida tão bem disputada como o jogo do russo na segunda ronda. Com a prestação no Open da Austrália, Cressy subiu do 70º lugar para o 59º.

Nos quartos-de-final, Medvedev apanhou um grande susto e não foi de nenhum fantasma. O responsável foi Félix Auger-Aliassime. O jovem tenista de 21 anos entrou muito bem nas primeiras duas horas e venceu os dois sets iniciais. Num encontro sem ser de Grand Slam, o jogo já teria terminado, para felicidade de Medvedev, não foi esse o caso. Depois disso, o resto do jogo foi um excelente teste para o russo: perceber se teria cabeça para conseguir uma reviravolta importante para tentar chegar ao primeiro lugar do ranking mundial, e foi o que aconteceu. Foi um dos melhores jogos do torneio e só mostrou que tanto o russo como o canadiano vão ser dos principais nomes do circuito ATP durante os próximos anos.

Nas meias-finais, Daniil Medvedev encontrou o seu “amigo” Stefanos Tsitsipas. Ambos tenistas tem uma longa rivalidade e já tiveram vários momentos com muita tensão dentro da quadra. O jogo, apesar de não ter sido tão bom como os jogos contra o Kyrgios e Auger-Aliassime, foi bem disputado e podia ter calhado para qualquer lado. Ambos são dos tenistas mais importantes e é muito provável que os vejamos a conquistar um Grand Slam na atual época.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Nijmegen na Champions e Ajax na Conference League: Eis os resultados da última jornada da Eredivisie

Na 34.ª e última jornada do campeonato dos Países Baixos, o Nijmegen garantiu a Liga dos Campeões graças à derrota do Twente. Eis os resultados da Eredivise.

Geovany Quenda deixa mensagem de despedida aos adeptos do Sporting: «Foi especial, acreditem»

Depois de realizar o seu último jogo com a camisola do Sporting, Geovany Quenda despediu-se dos adeptos com uma publicação nas redes sociais.

Atenção, Sporting: Deportivo de La Coruña vence e possível saída de Yeremay Hernández pode ficar mais difícil

O Deportivo de La Coruña derrotou o Andorra e está mais perto de um regresso à La Liga. Yeremay Hernández assistiu.

Nicolás Otamendi diz adeus ao Benfica: «Seis anos… e uma vida repleta de recordações»

Nicolás Otamendi publicou um vídeo de despedida do Benfica nas suas redes sociais. Defesa-central argentino vai deixar o clube no verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes e o recorde de assistências na Premier League: «Têm tentado tudo para marcar a partir dos meus passes»

Após igualar o recorde de assistências na Premier League, Bruno Fernandes elogiou os colegas de equipa e destacou o sucesso do Manchester United.

Bruno Fernandes fez história na Premier League: eis os números do médio em 2025/26

Bruno Fernandes fez história este domingo na Premier League. Fica com os números do médio português nesta temporada.

Michael Carrick faz balanço da temporada do Manchester United: «Temos tido alguns grandes momentos e alguns grandes golos neste estádio»

Michael Carrick reagiu ao triunfo do Manchester United na receção ao Nottingham Forest de Vítor Pereira.