João Sousa: o guerreiro vimaranense

- Advertisement -

João Sousa, atual número 50 da hierarquia mundial, está pela quarta vez na sua carreira numa final de um torneio da categoria ATP. O português vai defrontar amanha o brasileiro Thomas Bellucci, naquela que será a primeira decisão de um titulo ATP inteiramente falada em português.

O vimaranense começou por derrotar o brasileiro João Souza pelos parciais de 7-5 e 6-3. Na segunda-ronda, Sousa defrontou o seu amigo e companheiro de treino Jurgen Melzer; o encontro, que, diga-se em abono da verdade, o português dominou por completo, teve um pequeno incidente durante o primeiro set. João Sousa, em resposta a um amorty do austríaco, no entender de Melzer, deixou a bola tocar 2 vezes no chão; contudo, esta não foi a interpretação do árbitro e o ponto acabou mesmo por ser atribuído ao português. Ora, esta situação, que aconteceu aquando do marcador se encontrava em 3-3, e em que João Sousa acabou mesmo por conseguir fazer o break, irritou bastante Melzer, que não mais conseguiu oferecer grande resistência ao português. João Sousa derrotava, assim, por duplo 6-4 Jurgen Melzer.

Nos quartos-de-final, e naquele que foi, na minha opinião, o melhor encontro de todo o torneio até agora, o português derrotou o espanhol Pablo Andujar, salvando 4 match points pelo caminho. Já hoje, e em mais uma exibição de bom nível, sobretudo se retirarmos o segundo set, onde o português cometeu bastantes erros não forçados, João Sousa derrotou o seu companheiro de pares, Frederico DelBonis. O vimaranense qualifica-se, assim, para a sua 4ª final de carreira, onde vai defrontar Thomas Bellucci.

João Sousa (na imagem) está pela 4º vez numa final ATP Fonte: Facebook Oficial João Sousa
João Sousa (na imagem) está pela 4º vez numa final ATP
Fonte: Facebook Oficial João Sousa

E agora? Quais são as reais hipóteses do melhor tenista português de sempre? As casas de aposta atribuem algum favoritismo ao brasileiro, contudo, e se continuar a demonstrar o controlo emocional desta semana, João Sousa pode mesmo vencer o seu segundo titulo ATP. Na minha opinião, será um jogo de 50/50. O português terá de conseguir colocar uma alta percentagem de primeiros serviços e cometer muito poucos erros não forçados.

Concluindo, resta-nos desejar boa sorte a João Sousa. O encontro realizar-se-á amanha por volta das 14:15 (hora portuguesa) e terá transmissão na Eurosport.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.