AJM/FC Porto 1-3 Leixões SC: O ar de mar na luta pelo campeonato

A CRÓNICA: UM SHOW DE FABIOLA GOMES E RENATA COLOMBO

Era mais um jogo do título – e este podia ditá-lo. O Dragão Arena foi palco de mais um jogo da final do Campeonato Nacional de Voleibol feminino, entre a AJM/FC Porto e o Leixões SC. As portistas já vinham com dois jogos de vencida na série, podendo este ser o derradeiro.

O Leixões SC entrou com uma postura bastante aguerrida, forte no uso e organização do bloco e, mesmo, no um contra um. A equipa azul e branca viu-se com algumas dificuldades e com ataques pouco fluídos e o técnico Carlos Carreño, para além dos timeouts, mudou de distribuidora a meio do set para tentar colmatar alguns erros. Apesar disso, a AJM/FC Porto entrou numa fase desconcentração no set que foi bem aproveitada pela equipa de Matosinhos e fechou o set num 21-25.

No segundo set, foi a AJM/FC Porto a entrar melhor, arrecadando cinco pontos sem qualquer resposta por parte das leixonenses. A resposta, no entanto, começou a surgir com o passar dos pontos, e o técnico portista voltou a pedir uma pausa técnica para “acalmar” a reação do Leixões SC. Depois foi Miguel Coelho, técnico da equipa de Matosinhos, a querer estancar a reação ofensiva portista ao pedir, também, timeout aquando do 13-8 favorável à equipa da casa. Os ataques permaneciam e a confiança do lado leixonense parecia esmorecer. Foi a AJM/FC Porto a levar a melhor no segundo set por 25-20.

Parecia que cada set estava destinado a cada equipa. Depois do primeiro cair para o Leixões SC e o segundo dar para a AJM/FC Porto, o terceiro set voltou a ser feliz para a equipa leixonense. As forasteiras foram ambiciosas no ataque, aproveitando cada possível deslize das portistas, e fecharam o set por 17-25.

O quarto set já foi mais de alternâncias no marcador. O jogo estava a ser verdadeiramente disputado e a ser um verdadeiro hino ao voleibol. Tanto as jogadoras portistas como as leixonenses não desistiam de uma bola. No final de contas, falamos da possibilidade de vencer um campeonato ou de se tornar bicampeãs. Mas, com todas as emoções possíveis à flor da pele, foi o Leixões a fechar o jogo com um 19-25. A decisão mantém-se por decidir.

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Fabiola Gomes (Leixões SC) – Fabiola foi impressionante neste jogo frente à AJM/FC Porto. A jogadora leixonense fez a diferença na maioria dos momentos decisivos da equipa de Matosinhos.

Uma ressalva, também, para o brilhante jogo de Renata Colombo. É uma jogadora fantástica que faz toda a diferença na AJM/FC Porto.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Erros da AJM/FC Porto – Se a equipa portista perdeu este jogo, deve a muitos dos erros cometidos ao longo do encontro. Tal como Renata Colombo reconheceu no final do encontro, as comandadas de Carlos Carreño têm de melhorar em vários pontos para o próximo jogo se querem colocar um ponto final no campeonato.

 

ANÁLISE TÁTICA – AJM/FC PORTO

A AJM/FC Porto, apesar de um nível pouco abaixo daquele que já apresentaram, privilegiou uma distribuição rápida e tentou surpreender, muitas vezes, ao segundo toque.

Um dos pontos mais fortes da equipa azul e branca esteve ligado aos blocos de Renata Colombo e Fernanda Isis, que permitiram a salvaguarda de vários pontos para a equipa da casa.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Renata Colombo (9)

Grazielle Souza (7)

Joana Resende (7)

Fernanda Isis (9)

Aline Delsin (7)

Ana Gamboa (7)

Adriani Vilvert (7)

Ana Couto (7)

Janaina Vieira (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – LEIXÕES SC

Com algumas mudanças face ao último jogo frente à AJM/FC Porto, o Leixões SC deu um melhor uso e organização do bloco. Fabiola Gomes foi das jogadoras que mais fez a diferença, num jogo em que a distribuição e a temporização de jogo foram fulcrais. 

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Fabiola Gomes (9)

Carina Moura (7)

Victória Pinto (7)

Gabriela Coelho (7)

Viviane Isodoro (7)

Eliana Durão (7)

Beatriz Basto (7)

Maria Santos (6)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Super Dragões criticam direção do FC Porto pelo tratamento no Mundial de Clubes 2025: «Lamentar a falta de apoio»

Em comunicado, os Super Dragões criticaram a direção do FC Porto liderada por André Villas-Boas. Em causa Mundial de Clubes 2025.

Rui Costa explica voto em Pedro Proença para eleições na FPF: «O apoio é ao projeto, não à pessoa»

Rui Costa foi confrontado em Assembleia Geral relativamente ao voto nas eleições para a FPF. O presidente explicou escolha por Pedro Proença.

Franck Ribéry responde a Cristiano Ronaldo e recorda 2013: «É preciso ganhar a Champions League para ganhar a Bola de Ouro?»

Franck Ribery não deixou Cristiano Ronaldo sem resposta. Em causa, as declarações do português sobre a Bola de Ouro.

Ferro tem interessados em 3 países e pode deixar o Estrela da Amadora no verão

Ferro é um dos jogadores do Estrela da Amadora com mercado. Defesa central português com interessados em três países.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC quer 1,5 milhões de euros para vender jogador em final de contrato

O Vitória SC está ciente do leque de interessados em Toni Borevkovic. Vimaranenses definiram tema para a venda.

Alisson Becker tira dúvidas em relação ao futuro no Liverpool: «É um momento decisivo na minha carreira»

Alisson Becker garantiu que deverá ficar no Liverpool nesta temporada. O guarda-redes admitiu que está numa fase decisiva da carreira.

FC Porto quer mais um reforço a tempo do Mundial de Clubes 2025

O FC Porto já oficializou Gabri Veiga e ainda trabalha para contratar mais um reforço. Objetivo é contratar um novo extremo.