SL Benfica | A revitalização do voleibol

- Advertisement -

A equipa de voleibol masculino do SL Benfica sagrou-se bicampeã nacional nesta temporada de 2020/2021 e, sendo a modalidade melhor gerida dos encarnados, já começou a preparar a próxima época, tendo já várias mexidas anunciadas, para além do facto de já terem anunciado a participação na Champions na próxima época.

Nos últimos anos, uma das questões que os benfiquistas que acompanham a modalidade mais têm colocado é quando é que a equipa ia ser renovada, visto que o plantel era maioritariamente constituído por jogadores com mais de 35 anos. No entanto, apesar da idade avançada, estes continuavam a estar entre os melhores a nível nacional nas respetivas posições.

O voleibol é um dos desportos coletivos onde há uma maior longevidade, visto que se trata de uma modalidade que não envolve confronto físico. Para além disso, é um desporto onde a criação de dinâmicas e rotinas é um fator fundamental para definir o sucesso de uma equipa, o que significa que uma súbita revolução no plantel iria quebrar fortemente essas dinâmicas.

Agindo de forma atempada e assertiva, o voleibol do SL Benfica tem conseguido fazer uma renovação gradual do plantel, segurando ao máximo a estrutura-base da equipa. E nesse sentido, creio que as mexidas já anunciadas no plantel foram muito bem feitas.

Na posição de distribuidor, a saída de Nuno Pinheiro foi a primeira a ser anunciada. O jogador de 36 anos fez carreira ao mais alto nível em países como a Itália, Bélgica e França. No entanto, nunca teve a influência que se esperava na Luz, muito por “culpa” de se cruzar com um Tiago Violas no auge da sua carreira.

Tiago Violas esteve em bom plano ao serviço do SL Benfica
Tiago Violas esteve em bom plano ao serviço do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Para o seu lugar seria contratado Bernardo Westermann ao Uberlândia, um distribuidor brasileiro de 23 anos, internacional sub-21 pela Canarinha. Será claramente uma aposta para a rotação da equipa, podendo mostrar mais capacidades no serviço e no bloco, aspetos onde Tiago Violas não é tão forte.

Na posição de zona 4 seria anunciada a saída de Afonso Guerreiro. O internacional português nunca passou do estatuto de jogador de rotação nas águias e será substituído pelo brasileiro Paolo Natan. Este ponta de 23 anos chega da equipa francesa do Tours, tendo já competido na Champions. Dos reforços anunciados, é, a meu entender, aquele que aparenta ter maior margem de progressão.

Na posição de central, o jovem Miguel Sonfrónio foi emprestado ao Leixões, de modo a evoluir como jogador e ganhar experiência na Primeira Divisão. Para o seu lugar veio o também brasileiro Lucas França. Trata-se de um regresso a Portugal, visto que este central de 24 anos e 2,09m de altura representou o Castelo da Maia em 18/19, tendo também já trabalhado com Marcel Matz no Volei Canoas.

Théo Lopes está de saída do SL Benfica
Théo Lopes está de saída do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Na posição de oposto, a saída de Théo Lopes acaba por ser a que terá mais peso na equipa. Apesar de ter realizado uma época irregular, o internacional brasileiro foi decisivo na conquista dos últimos dois campeonatos, sendo daqueles jogadores que se galvanizava nos grandes jogos.

Para o seu lugar seria contratado o internacional finlandês Aaro Nikula. Vindo do VaLePa Sastamala, este oposto de 22 anos sobressai pela sua altura (2,12m), sendo que também já competiu na Champions.

Portanto, sem perder as pedras basilares da equipa, o voleibol do SL Benfica contratou quatro jogadores entre os 22-24 anos, de modo a começar a preparar a sucessão de alguns dos jogadores de idade mais avançada. Com estas mexidas, a espinha dorsal da equipa não será muito afetada e os encarnados têm tudo para partir como favorito para a nova época.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sevilla: Matías Almeyda suspenso por sete jogos após expulsão frente ao Alavés

O treinador do Sevilla, Matías Almeyda, falhará os próximos sete jogos após ser expulso frente ao Alavés. O emblema andaluz vai recorrer à decisão.

SC Braga x Vitória SC | A intensidade que queremos nos grandes jogos

Há qualquer coisa de diferente no ar quando o SC Braga e o Vitória SC se encontram. Não é apenas mais uma disputa por três pontos

Barcelona, PSG e Bayern Munique associados a internacional francês: eia a situação

Marcus Thuram, avançado francês do Inter Milão, está a ser associado a 3 gigantes: Barcelona, PSG e Bayern Munique.

Defesa da Juventus interessa a 3 clubes que têm treinadores portugueses

O Lyon de Paulo Fonseca, o West Ham de Nuno Espírito Santo e o Nottingham Forest de Vítor Pereira estão interessados em Federico Gatti.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot aborda polémica de Gianluca Prestianni na antevisão ao Nottingham Forest: «Podemos sempre fazer mais»

Em antevisão à 27.ª jornada da Premier League, Arne Slot refletiu sobre os acontecimentos entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior.

Há 2 gigantes da América do Sul interessados em Darwin Núñez

O Flamengo e o River Plate estão interessados em Darwin Núñez. Avançado uruguaio representa o Al Hilal desde o início da época.

Sporting contará com três jovens da academia no plantel principal para 2026/27

A geração de 2007 da academia do Sporting conta com grandes talentos e três deles farão parte das opções de Rui Borges para a próxima temporada.