Women’s EuroVolley – Third set: Ao quinto foi de vez para a Sérvia

Houve empate a 15 num set que estava a ser muito disputado por ambas as equipas. A Sérvia ganhou novamente vantagem e a Turquia esteve perto de empatar o set, mas acabou por quebrar. Esta quebra acabou por entregar novo set às sérvias e, consequentemente, a remontada no marcador por 2-1. Curiosamente, os três primeiros set tiveram o mesmo resultado de 25-21.

No quarto set, pensava-se que a Sérvia iria terminar com o jogo – tal como o fez na fase de grupos -, mas não. A Turquia voltou a entrar mal e as sérvias aproveitaram este aspeto novamente.

O que a Sérvia não contou era com a persistência das turcas, que nunca deram o set por perdido em nenhuma ocasião. Primeiro, de destacar o empate a 12 pontos e depois acabaram mesmo passar para a frente quando nos ecrãs mostravam o 22-21 a favor da Turquia. No final do set, registou-se vitória turca por 25-22 e era o empate novamente, mas agora a dois.

Se a final estava relançada após a remontada sérvia, o que dizer agora deste empate turco? Era a máxima incógnita nas vencedoras da partida.

Quinto, e último, set deste jogo e aconteceu algo de diferente. Desta vez, foi a Turquia a entrar melhor no set e não a Sérvia. As turcas conseguiram uma vantagem inicial importante de 5-3, mas acabaram por perdê-la quando as sérvias fizeram o 10-9. A Turquia ainda conseguiu igualar o set, mas dois descuidos por parte da equipa acabou por ser fatal.

A Sérvia não vacilou no momento de fechar o set e conseguiu carimbar a vitória no EuroVolley. Os ecrãs (literalmente) davam a vitória às sérvias. Porquê literalmente? Primeiro, porque o marcador era de 3-2 para a favor da equipa dos Balcãs e depois porque o Challenge pedido pelos turcos confirmavam a falta na rede que a árbitra principal assinalou.

A equipa sérvia já festejava a conquista do campeonato da Europa e ainda nem o Challenge pedido pela Turquia tinha sido feito
Fonte: CEV

Após esta vitória, a Sérvia conquistou assim o seu terceiro título de campeã da Europa e é a atual bicampeã. As jogadoras sérvias tiveram um desempenho impecável no Europeu onde só tiveram vitórias e isso é de louvar. Porém, não nos podemos esquecer que são as atuais primeiras classificadas do ranking mundial. Já a Turquia continua à espera de se tornar campeã europeia pela primeira vez. Depois de em 2003, que, curiosamente, também organizou, ter perdido na final para a Polónia. Será que à terceira vai ser de vez? Veremos.

A vitória não foi ao terceiro set, mas foi ao quinto. Parabéns a todas as jogadoras que participaram neste EuroVolley, incluindo a nossa seleção portuguesa. E, sobretudo, dar os parabéns às vencedoras da competição: a Sérvia.

Foto de Capa: CEV

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

José Sá recorda Diogo Jota: «Choro por ti, pela falta que fazes e pelo vazio que vais deixar nas nossas vidas»

José Sá deixou uma mensagem para Diogo Jota nas redes sociais. Guarda-redes destaca saudade do internacional português.

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os resultados finais da Ibercup 2025

A Ibercup 2025 já finalizou mais uma edição. O torneio contou com mais de 500 equipas participantes.

Manchester United de Ruben Amorim quer médio do Valencia: Eis a situação

O Manchester United está muito interessado em contratar Javi Guerra ao Valencia. Red Devils avançam por médio.

Bruno Lage convence João Félix a regressar ao Benfica

João Félix pode regressar ao Benfica no mercado de verão. Bruno Lage, treinador das águias, terá convencido o avançado.