- Advertisement -

Em Agosto de 2018, pouco tempo depois de se iniciar a actual temporada, fazia referência aqui ao trabalho que Bruno Lage vinha conseguindo ao serviço da equipa B do Sport Lisboa e Benfica. Um arranque de enorme qualidade na II Liga com vitórias, lances de belíssimo futebol e evolução de jogadores assentes num modelo de jogo pensado, estruturado e operacionalizado. Na altura, dizia que “vemos alguns aspectos em determinados momentos do jogo em que se percebe nitidamente que existe ali trabalho e conhecimento”.

Meses depois e de forma algo surpreendente, Luís Filipe Vieira elegeu Bruno Lage como sucessor de Rui Vitória no comando técnico do SL Benfica. Para mim, o surpreendente aqui só está na decisão – excelente, diga-se! – tomada pelo presidente do nosso Clube. Quando tudo indicava noutra direcção, Vieira acabou por optar por uma das alternativas que anteriormente já tinha também indicado num outro artigo (ver aqui).

Diga-se que o timing para a troca não foi o mais favorável, uma vez que o SL Benfica entrou numa espiral de jogos em que muito se poderia decidir e, com os jogadores a terem de assimilar novas ideias e mecânicas, poderia levar algum tempo até que a equipa se recompusesse do trauma que foi esta última temporada e meia. Apesar disso, Bruno Lage não virou a cara à luta e agarrou o desafio com unhas e dentes, arrancando com quatro vitórias em outros tantos jogos (incluindo uma dupla deslocação a Guimarães, primeiro para a Taça de Portugal e depois na abertura da segunda volta do campeonato). Um arranque a todo o gás do treinador setubalense, que começa já a deixar assente certas mudanças que estabilizaram os “encarnados”.

Bruno Lage tem referido desde início que a principal prioridade é a reconquista dos adeptos
Fonte: SL Benfica

Bruno Lage tem vindo a salientar a exigência que tem sido trabalhar com um espaço temporal bastante reduzido entre os jogos. Recentemente referiu que “…estamos num caminho de criar a nossa identidade ao mesmo tempo que temos de preparar os jogos.

Queremos ser mais pressionantes, ter mais bola, mas ao mesmo tempo, temos de nos adaptar às dificuldades que os adversários nos colocam”. Para já, o foco tem sido jogo a jogo e é de extrema importância que os jogadores assimilem algumas ideias-base. O que é facto é que desde que Bruno Lage assumiu tem-se notado uma equipa do SL Benfica bastante mais sólida e com melhor conhecimento do que tem de fazer em campo. É notório o dedo do treinador em alguns aspectos, nomeadamente ao nível do momento defensivo.

Não só nos jogos de Guimarães (mas principalmente nesses, devido à exigência do adversário), temos visto uma equipa muito mais compacta, com linhas mais juntas e com uma melhor protecção do espaço central quando em Organização Defensiva. Mas se houve aspecto que vimos desde logo melhorado a partir do primeiro jogo do novo treinador foi a reacção à perda da bola.

A equipa pressiona mais e melhor, o que lhe permite recuperar a posse mais rapidamente após a perda e em zonas mais adiantadas do terreno. Em termos ofensivos é onde existe ainda muita margem para crescer. Não temos sido deslumbrantes nesse momento e, apesar de por vezes até vermos uma ou outra mecânica diferente, a equipa parece estar muito agarrada a “vícios” antigos. Ainda assim, é de salientar a intenção de procurar construir desde trás e sem tanto recurso ao “chutão” na frente. Os defesas-centrais têm mais bola e existe uma maior intenção de aproveitar o corredor central para criar desequilíbrios, apesar de não sair ainda com tanta fluidez.

Neste momento, a ideia que dá é que Lage quer primeiro recuperar a equipa tanto animicamente como a nível de resultados e isso está explicado pela citação que deixei acima. Criar uma base sólida e estruturada para depois começar a aprofundar os aspectos que têm ainda muitas falhas. Esta sucessão de jogos de elevada dificuldade irão ser óptimos testes à continuidade da solidez da equipa. Se forem ultrapassados com sucesso, o indicador deixado é que o SL Benfica irá ainda muito a tempo de ser feliz no final da temporada.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga volta a pensar em jogador que está na Primeira Liga

Gabriel Silva voltou ao radar do Braga. O brasileiro é um dos destaques do Santa Clara, que não quer perder o jogador.

Plano de Florentino Pérez falha e equipa do Real Madrid cai com estrondo (merengues saem prejudicados em mudança de estatutos)

O Real Madrid B perdeu as hipóteses de ser promovido à La Liga 2, depois de ter sido derrotado pelo Sabadell no playoff.

Enrique Riquelme em problemas? Jurgen Klopp nega qualquer interesse em rumar ao Real Madrid

Enrique Riquelme anunciou esta sexta-feira que pretende contratar Jurgen Klopp para o posto de treinador do Real Madrid.

Andreas Schjelderup apontado à Premier League: Benfica não baixa preço

Andreas Schjelderup está a ser associado à Premier League. O Benfica está a pedir 40 milhões de euros pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: jogador informado de que vai fazer a pré-temporada com as águias

Tiago Gouveia vai marcar presença na pré-temporada do Benfica. O extremo esteve emprestado na última época ao Nice.

Futuro reforço do Sporting já está em Lisboa

Silas Andersen já chegou a Portugal e vai realizar em breve os exames médicos para poder assinar contrato com o Sporting.

Marco Silva reencontra no Benfica antigo alvo de mercado

Marco Silva vai encontrar no Benfica o extremo Andreas Schjelderup. O jogador foi um dos seus alvos de mercado no Fulham.