A importância (mental) de Pizzi

- Advertisement -

Luis Miguel Afonso Fernandes. Nos últimos anos o jogador mais controverso do onze encarnado. Pizzi é um 10 num futebol que extinguiu essa posição. Já jogou num meio-campo a dois, num meio-campo a três e na ala direita. Apesar da muita constestação vai sempre sendo imprescindivel para os seus treinadores. A sua importância neste SL Benfica é inquestionável, mesmo apesar de grande inconsistência que vai demonstrando.

Pizzi é a muleta do talento ofensivo que transborda nesta equipa. É o maior apoio ao desenvolvimento das jogadas colectivas. Pizzi entende as movimentações dos colegas, encontra espaços, rasga defesas em passes longos e curtos, gere o ritmo do jogo, respeita as tabelas e desespera por servir aqueles que circulam à sua volta. É o núcleo das acções ofensivas deste Benfica.

Um Benfica sem Pizzi (e sem Jonas) é um Benfica sem cérebro. Uma equipa sem qualidade de posse de bola, onde os espaços são menos aproveitados e onde os génios se sentem mais isolados em campo. O jogo de Zagreb é um belo exemplo disto. Pizzi é o responsável pelo jogo interior do Benfica. Pizzi é o único jogador (a par de Jonas) a vir buscar jogo entre linhas.

Pizzi à solta é cerebal. Um Cérebro impressionante mas demasiado frágil
Fonte: SL Benfica

O problema de Pizzi é a sua inconsistência. É um jogador sem grande força mental e que sente demasiado a pressão e o cansaço. Pizzi tem o seu talento na forma como mede os tempos do jogo, como cumpre o momento do passe e como lê os movimentos dos colegas. Qualquer alteração na sua capacidade de leitura já o leva para exibições de menor qualidade. Em Pizzi, o cansaço não se manifesta em esforço fisico mas sim em esforço mental. Quanto mais cansado se sente mais lentamente pensa. E é aí que surgem os passes precipitados e os passes tardios. Falta-lhe qualidade na gestão da pressão do contexto e do cansaço.

Dito isto percebo e apoio a sua deslocação para a direita. Retirado do centro do terreno tem menos preocupações defensivas, desgasta-se menos, tem mais espaço para progredir com a bola e, mais importante, encontra-se mais próximos dos génios e das zonas de decisão.

Apesar de perceber que este Benfica tem os seus alas a preferir o lado esquerdo do ataque, gostaria de um dia ver Pizzi a actuar desse lado. Potenciaria a sua destra construção e ainda o colocaria como facilitador das incursões do Grimaldo.

Foto de Capa: SL Benfica

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Primeira Liga: Já é conhecido o melhor guarda-redes do mês de agosto

Diogo Costa foi eleito o melhor guarda-redes do mês de agosto na Primeira Liga após quatro jogos sem sofrer golos no FC Porto.

Imprensa inglesa coloca Geny Catamo no radar de novo clube da Premier League

Segundo a Sport Witness, o Tottenham pode avançar para a contratação do extremo do Sporting, Geny Catamo, durante o mercado de janeiro.

José Mourinho em antevisão ao Elche x Real Madrid: «Está a faltar-lhe esse desempenho de altíssimo nível»

José Mourinho analisou o duelo com o Elche, exigiu mais golos a Vinícius Júnior e elogiou o crescimento e potencial de Arda Guler.

Já é conhecido o árbitro do AC Milan x Benfica para a Europa League

Jarred Gillet vai arbitrar o AC Milan x Benfica. Partida é já esta quarta-feira para a primeira jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Nunes despedido do comando técnico do Feirense

O Feirense anunciou a rescisão de contrato com o treinador Mário Nunes. A equipa perdeu cinco jogos para a Segunda Liga.

Marcelo Gallardo é o novo selecionador do Equador

O Equador anunciou Marcelo Gallardo como novo selecionador. O treinador estava sem clube desde fevereiro, quando saiu do River Plate.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede: «Se não tivéssemos capacidade para ter bola no guarda-redes, nunca iríamos conseguir desmontar a pressão»

Luís Pinto respondeu a uma questão colocada pelo Bola na Rede em conferência de imprensa pós-Benfica x Gil Vicente.