Análise à pré-época de Rui Vitória | SL Benfica

- Advertisement -

Rui Vitória prometera voltar à ação aos microfones do Canal 11, já depois de ser protagonista de um ‘Sagrado Balneário’ e de cumprir as vezes de outros enquanto comentador no ‘Futebol Total’.

Depois da aventura nas Arábias e do ano sabático, a Europa reabriu portas para o Professor: da Rússia, veio o chamativo interesse do Spartak Moscovo, segundo classificado da última edição da Premier League local.

A 14 de Junho, era apresentado perante 42 jornalistas, um recorde em termos de apresentações de treinador na Rússia. À semelhança do SL Benfica, o clube do povo – ou Narodnaya komanda –, a devida alcunha na língua dominante para lá dos Cárpatos.

Um desafio à medida do técnico português, primeiramente um gestor de homens antes de um competente tacticista, alguém apropriado para lidar com a pressão de grandes multidões e gerir recorrentes carrosséis emocionais, como tão bem soube fazer na Luz. Pelo menos, enquanto o deixaram.

Líder das tropas, Rui Vitória sempre acompanhado pelos seus fiéis escudeiros: Luís Esteves, Arnaldo Teixeira e Valter Dias, da esquerda para a direita, faltando apenas na fotografia Sérgio Botelho
Líder das tropas, Rui Vitória sempre acompanhado pelos seus fiéis escudeiros: Luís Esteves, Arnaldo Teixeira e Valter Dias, da esquerda para a direita, faltando apenas na fotografia Sérgio Botelho.
Fonte: Spartak Moscovo

Numa pré-época que não começou bem, com a primeira vitória a surgir apenas ao terceiro jogo, os destaques centram-se na aposta continuada no 4-2-3-1, já imagem de marca das suas ideias. Fruto do início precoce de temporada – o Spartak já se estreou na Liga, no passado dia 25 -, os treinos começaram muito mais cedo do que é habitual no sul da Europa, onde os campeonatos não têm a pausa invernal.

Ainda antes de entrar julho, já Rui Vitória seguia com um plantel de 24 jogadores para a Áustria, num estágio onde foi possível atestar capacidades contra três equipas: Neftci, habitual campeão do Azerbaijão; NK Bravo, quinto classificado da Liga Eslovena anterior, e Sibenik, sexto classificado da última Liga Croata.

Sem poder ainda contar com sete importante elementos do plantel principal por força dos compromissos de seleções (Dzhikiya, Zobnin e Sobolev integraram a comitiva russa, Alex Král a checa, Quincy Promes foi selecionado para os Países Baixos, Jordan Lársson foi escolhido pelos suecos e Ezequiel Ponce permanece ainda com os olímpicos argentinos), foram entregues importantes minutos a elementos mais novos da equipa, que assimilaram conceitos e deram provas de real valia futebolística.

Entre os mais destacados estão Gaponov, central de 23 anos que aproveitou a ausência do capitão Dzhikyia para acumular minutos (seis jogos a titular), ou Umyarov, o trinco nascido em 2000 que parte na “pole position” para a titularidade na parelha de meio-campo.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Hemir prepara-se para deixar o Moreirense no final da temporada

O jovem avançado Luís Hemir, que está emprestado pelo Sunderland, não deverá continuar no Moreirense. A equipa de Moreira de Cónegos não deverá acionar a cláusula de opção de compra.

Paolo Vanoli vai deixar a Fiorentina no final da época e já há candidato à vista

Paolo Vanoli está de saída da Fiorentina. O técnico não vai prolongar o contrato e Domenico Tedesco pode ser o seu sucessor.

José Mourinho: «Estava com o Rui Costa e não acreditávamos que a nossa Itália pudesse ficar de fora do Mundial»

José Mourinho falou sobre vários temas à imprensa italiana. Técnico português comentou a não qualificação da Itália para o Mundial 2026.

SJK Akatemia de Paulo Lopes segue em frente na Taça da Finlândia

O SJK Akatemia, orientado pelo treinador português Paulo Lopes, assegurou a passagem aos 16-avos de final da Taça da Finlândia, depois de vencer o Oulu fora de casa por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho entre vários temas: «Estou a pensar tirar férias até aos quartos de final do Mundial. A partir daí é que começa a...

José Mourinho falou sobre vários temas à imprensa italiana. Mundial 2026, Francesco Farioli campeão e futebol italiano são alguns deles.

Podcast Papo de Bola #104 – A crise no Galo tem fim?

O “Papo de Bola” desta semana analisa o momento atual do Atlético Mineiro, focando no impacto da situação do clube e nas estratégias possíveis para superar os desafios em curso.

Podcast À Prova de Bola #27 – José Mourinho e o possível regresso ao Bernabéu

Episódio especial do "À Prova de Bola" dedicado à possível mudança de José Mourinho para o Real Madrid. Analisamos as notícias de última hora e, mais importante, o que realmente está em jogo: o impacto desta decisão na carreira de Mourinho, as implicações desportivas e estruturais no Real Madrid e o efeito dominó que pode atingir o Benfica.