Caçar a pantera para continuar de olho no leão | Benfica x Boavista

    Benfica
    Primeira Liga, 18.ª jornada: sexta-feira, 19 de janeiro de 2024, 20h15.

    A ANTEVISÃO: BENFICA QUER VINGAR A DERROTA DA 1.ª JORNADA, AXADREZADOS SONHAM EM REPETIR TRIUNFO

    Num mundo selvagem onde impera a lei da sobrevivência, a águia continua a voar na perseguição ao leão que vai seguindo, sem mais ninguém à sua frente, o rumo pela conquista do rei da selva. Durante este percurso, o Benfica volta a dar de caras com uma pantera, que no início desta aventura já lhe tinha provocado as primeiras feridas, entretanto já saradas. O felino vai enfrentar esta noite uma águia com as suas garras ainda mais afiadas, e que anda há várias semanas a desferir bicadas fatais em todas as presas que lhe aparecem pela frente. Mas analogias à parte, o caro leitor já percebeu que estou a falar do desafio desta noite no Estádio da Luz entre SL Benfica e Boavista FC, naquele que é considerado um dos grandes clássicos do futebol português.

    Sete vitórias consecutivas fazem com que o SL Benfica esteja a viver a melhor fase da época, e hoje quer continuar somar triunfos. Para isso, terá de ultrapassar o adversário que lhe provocou o primeiro dissabor da época. Roger Schmidt continua a não poder contar com os lesionados Bah, Tengstedt, David Neres e Bernat, mas conseguiu reforçar a equipa neste mercado de inverno, e uma das contratações mais sonantes foi a de Marcos Leonardo, que já se estreou com a camisola encarnada, e logo com um golo. Apesar da estreia de sonho do avançado brasileiro de apenas 20 anos, é bem provável que comece no banco frente aos axadrezados. O técnico alemão deverá apostar no mesmo onze da última jornada, não querendo, para já, colocar de início jogadores que ainda não estejam totalmente entrosados com a equipa. Prevê-se uma entrada forte das águias, ou não estivessem a atuar perante o seu público, em que muitas das vezes faz de 12.º jogador.

    Boavista SL Benfica jogadores
    O Boavista venceu o Benfica por 3-2 no jogo da primeira volta
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Do lado do Boavista FC, o treinador Ricardo Paiva, que pegou recentemente na turma axadrezada após a saída de Petit, também não vai ter a sua equipa na máxima força para o desafio de hoje, sobretudo na defesa, o sector mais fustigado por ausências. Pedro Malheiro, habitual titular no lado direito da defesa, está lesionado, e no lado oposto Onyemaechi encontra-se a representar a seleção da Nigéria na Taça das Nações Africanas, assim como o seu compatriota Chidozie, que desfalca o centro da defesa. São aquelas dores de cabeça que nenhum treinador deseja, mas Ricardo Paiva, adepto do 4-2-3-1, vai usar as armas que tem para tentar surpreender as águias, e espera contar com a inspiração do seu melhor marcador, Róbert Bozeník. Um dos segredos para o sucesso pode passar por aproveitar da melhor maneira as oportunidades que o SL Benfica possa conceder, sabendo que um empate já seria um grande resultado para os homens do Bessa.

    O Boavista FC chegou a estar em quarto lugar do campeonato, mas aos poucos, foi caindo na classificação e ocupa atualmente o meio da tabela, fruto dos muitos pontos que tem esbanjado. A vitória na última jornada parece ter vislumbrado alguns sinais de recuperação, mas apanha agora um SL Benfica bastante moralizado e reforçado. Mas apesar do favoritismo contrário e da crise de resultados que atravessa, o conjunto axadrezado acredita que pode levar pontos da Luz, ou não fosse a única equipa, até agora, a conseguir vencer os encarnados para o campeonato. O SL Benfica, que está na segunda posição, vai querer vingar-se dessa derrota e continuar a morder os calcanhares ao líder Sporting CP.

    O árbitro da partida será Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. SL Benfica e Boavista FC já se defrontaram 132 vezes em todas as competições. 77 vitórias para os encarnados e 21 triunfos para o emblema do distrito do Porto.
    2. Nesses 132 jogos, o clube lisboeta marcou 316 golos e os axadrezados 123.
    3. A maior vitória caseira do SL Benfica frente ao Boavista FC aconteceu na época 1954/1955, para o campeonato. 11-0 foi o resultado.
    4. A maior vitória dos boavisteiros na casa das águias foi também para o campeonato, na temporada 1998/1999, e o resultado foi 0-3.
    5. O resultado mais comum no Estádio da Luz entre os dois conjuntos é o 2-0 e já se verificou por nove ocasiões.
    6. O Boavista FC conseguiu apenas um triunfo nas últimas 10 partidas.
    7. A formação orientada por Roger Schmidt leva sete vitórias consecutivas e não perde há 12 jogos.
    8. Os axadrezados sofreram sempre golos em 95% dos encontros que disputaram esta temporada.
    9. O SL Benfica conta com uma média de 2 golos marcados por jogo.
    10. O Boavista FC já tem um título de campeão nacional, conseguido na época 2000/2001. Jaime Pacheco era o treinador.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Rafa Silva num jogo do Benfica.
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Rafa Silva(Benfica) – Rafa está a atravessar um grande momento de forma nos encarnados, e nos últimos cinco encontros marcou três golos e fez seis assistências. É claramente a unidade mais desequilibradora na manobra ofensiva da equipa, não só pela velocidade que dá ao jogo, mas também como consegue descobrir espaços para os seus companheiros finalizarem. Numa altura em que se fala de uma possível saída do avançado de 30 anos no final da época, muitos são os adeptos que pedem a Rui Costa para renovar com Rafa, cujo contrato termina este ano.

    Róbert Bozeník
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Róbert Bozeník (Boavista) – O SL Benfica ainda deve andar com pesadelos com este internacional eslovaco de 24 anos, já que foi ele o responsável pela única derrota dos encarnados no campeonato até ao momento, quando marcou, já nos descontos, o golo que garantiu os primeiros três pontos para a sua equipa. Bozeník foi contratado em definitivo ao Feyenoord Rotterdam e esta época tem mostrado serviço no Bessa, com nove tentos e duas assistências. É um ponta de lança bastante móvel e com um bom sentido de oportunidade. Nos últimos dias, surgiu a notícia de que o FC Porto estará interessado na sua contratação.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; Kokçu e João Neves; João Mário, Di María e Rafa; Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

    «O nosso primeiro jogo esta época na Primeira Liga foi no estádio do Boavista e perdemos, infelizmente, foi a única derrota que tivemos. Tiveram um início fantástico, depois alguns problemas, agora nos últimos jogos jogaram bem, com o FC Porto e no último encontro. É sempre difícil jogar com o Boavista porque é uma equipa muito física, muito compacta, boa no contra-ataque. Esperamos um jogo duro, mas estamos bem, com confiança».

    Boavista: João Gonçalves; Luís Santos, Sasso, Rodrigo Abascal e Filipe Ferreira; Makouta e Sebastían Pérez; Miguel Reisinho, Bruno Lourenço e Tiago Morais; Bozeník

    Treinador: Ricardo Paiva

    «Esperamos um jogo extremamente competitivo e difícil contra um oponente que vem de uma senda de sete vitórias consecutivas, está extremamente motivado e é um fortíssimo candidato ao título, com valias individuais capazes de desequilibrar a qualquer momento. Estamos perfeitamente identificados com essas variantes, mas focados em corresponder à altura e levar avante os nossos intentos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Boavista

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.