📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pressão máxima e clima tenso | Benfica x Vizela

- Advertisement -
Benfica
Primeira Liga, 22.ª jornada: domingo, 18 de fevereiro de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: SEM MARGEM DE ERRO, AS ÁGUIAS RECEBEM UM VIZELA EM CLARO CRESCIMENTO

O Benfica recebe, neste domingo, o Vizela, penúltimo classificado da Liga Portuguesa à entrada para esta jornada. São 36 os pontos que separam as duas equipas, mas, apesar da distância, os estados de espírito de Benfica e Vizela, à partida para este jogo, contrastam um pouco com a situação que se vê na tabela classificativa.

Em circunstâncias normais, o Benfica é muito superior ao Vizela. Em circunstâncias anormais, o Benfica continua a ser muito superior ao Vizela. No entanto, o futebol já nos provou várias vezes que não há resultados pré-determinados. Os encarnados não atravessam um bom momento e, do outro lado, há um Vizela a crescer sob o comando de Rubén de la Barrera. Na última jornada, a equipa orientada pelo técnico espanhol foi a Barcelos vencer o Gil Vicente, graças a um golo solitário de Samuel Essende. Antes disso, em casa, para a Taça de Portugal, ainda obrigou o Benfica a sofrer nos minutos finais, num jogo que terminou com a vitória da equipa de Roger Schmidt por 2-1.

E por falar no treinador alemão, não param de chover críticas à temporada dos encarnados, sendo Schmidt o principal visado. A verdade é que o Benfica tem um plantel bastante bem apetrechado (com mais soluções do que na temporada transata), mas a qualidade exibicional das águias está a anos-luz do que já se viu. A primeira fase de pressão não tem funcionado (Gonçalo Ramos faz muita falta e Di María é pouco participativo sem bola), a transição defensiva é feita, muitas vezes, com os olhos e os problemas na construção continuam por resolver, mas agora sem Grimaldo para ajudar a escondê-los. Apesar disso, os resultados (19 jogos seguidos sem perder, primeiro lugar à condição e em igualdade pontual com o Sporting no campeonato, presenças na Liga Europa e nas meias-finais da Taça de Portugal) vão ajudando a cobrir as más prestações dentro das quatro linhas, mas até quando?

No último encontro para a Liga, em Guimarães, o Benfica arrancou um empate a ferros, com um golo de Arthur Cabral já para lá dos 90 minutos. A meio da semana, para a Liga Europa, perante um frágil Toulouse, as águias precisaram de dois penáltis (o último também para lá da hora) para vencer a partida. Após o jogo, Schmidt referiu que a equipa merecia mais do que uma vitória pela margem mínima, elogiando a prestação dos seus jogadores. Se a exibição do Benfica já tinha deixado os adeptos encarnados descontentes, pior ficaram com as declarações do técnico alemão, que pareceu, mais uma vez, um pouco perdido.

Do lado vizelense, o cenário não é animador, mas a vitória em Barcelos poderá reacender a esperança da equipa minhota. O trajeto de Rubén de la Barrera não começou bem, mas o técnico espanhol parece determinado em mudar o rumo dos acontecimentos. Na última partida, juntou a criatividade de Diogo Nascimento e Domingos Quina com o altruísmo e a inteligência tática de Samu Silva e Bruno Costa, mas foi o espírito de sacrifício e a belíssima exibição do guarda-redes italiano Francesco Ruberto que possibilitaram a conquista dos três pontos. Agora, na Luz, a tarefa será certamente mais complicada, mas a pressão está toda do lado do Benfica, que, sendo favorito, não quer deixar o Sporting distanciar-se na tabela classificativa.

Para esta partida, tanto Benfica como Vizela têm baixas importantes. Do lado dos da casa, Orkun Kokçu e Florentino Luís estão de fora devido a acumulação de amarelos, sendo previsível a passagem de Aursnes para o meio-campo. Já no Vizela, Samu falha também a partida por acumulação de amarelos e Sava Petrov, expulso de forma inusitada em Barcelos, não vai a jogo.

O árbitro nomeado é João Gonçalves, da AF Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Em 10 partidas entre Benfica e Vizela, nunca os minhotos venceram qualquer jogo. Nove vitórias para o Benfica e um empate.
  2. O único jogo entre estas equipas que não culminou com a vitória do Benfica ocorreu na temporada de 2021/22. Na altura, na Luz, o resultado foi de 1-1.
  3. A maior vitória do Benfica ocorreu na temporada de 1984/85. O resultado foi de 5-1.
  4. Nesses 10 jogos, os encarnados apontaram 23 golos. O Vizela marcou por sete ocasiões.
  5. Esta partida marca o encontro entre a melhor (Benfica) e a terceira pior defesa (Vizela) da Liga Portuguesa. Os encarnados têm 14 golos sofridos, contrastando com os 38 remates certeiros contra as balizas dos vizelenses.
  6. Além disso, o Vizela é o pior ataque do campeonato, em igualdade com o Casa Pia, com 19 golos marcados. O Benfica tem o segundo maior registo de golos marcados (46 golos), apenas atrás do Sporting (58 golos).
  7. O Vizela é a equipa mais faltosa da Liga Portuguesa (321 faltas).
  8. Em caso de vitória, as águias igualam a maior sequência de triunfos sobre o Vizela (5 vitórias consecutivas).
  9. Nunca o Benfica ficou em branco num jogo contra o Vizela.
  10. Em duelos contra o Vizela, Roger Schmidt só sabe o que é vencer, mas as águias, sob o comando do alemão, nunca marcaram mais de dois golos num encontro. Aliás, na história, só por duas vezes isso aconteceu (1984/85 e 2016/17).

JOGADORES A TER EM CONTA

Ángel Di María Benfica
Fonte: SL Benfica

Ángel Di María – Tem sido quase como um abono de família para os encarnados esta temporada. Para o bem e para mal, todo o processo ofensivo das águias gira em torno daquilo que El Fideo pode fazer. O argentino é o protagonista máximo da equipa encarnada e não tem qualquer tipo de problema em chamar a responsabilidade para si. Na última jornada, foi dos que mais sentiu o peso do contexto atípico (relvado pesado em Guimarães), mas isso não o impossibilitou de participar diretamente nos dois golos do Benfica, e logo com duas belíssimas assistências. Numa altura em que surgem dúvidas quanto aos benefícios/prejuízos que traz à equipa do Benfica, sobretudo pela pouca participação no momento defensivo, Di María vai respondendo com contribuições para golo. Nesta temporada, em 31 jogos, são já 20 (13 golos e sete assistências). Contudo, e por força dos seus 36 anos, a sua gestão física deixa algumas reticências para aquilo que resta da temporada.

Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Samuel Essende – Fez formação no PSG e chegou a Portugal pela via do empréstimo, proveniente do Caen. Nesta temporada, com 24 jogos realizados, o avançado francês já apontou 11 golos e fez uma assistência. É o melhor marcador da equipa e o quarto jogador com mais minutos do plantel. No último encontro, foi dele o golo que permitiu à equipa vizelense chegar, finalmente, aos triunfos para o campeonato 14 jornadas depois. Tem sido uma das boas surpresas desta edição do Campeonato Português e deverá ser, na Luz, a principal arma do ataque do Vizela. A estampa física vai obrigar os defesas encarnados a cuidados redobrados.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Alexander Bah, António Silva, Otamendi e Álvaro Carreras; João Neves e Aursnes; Di María, Rafa Silva e João Mário; Arthur Cabral


Treinador: Roger Schmidt

Roger Schmidt não marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Vizela.

Vizela: Ruberto; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson Jesus, Matheus Pereira e Lebedenko; Bruno Costa, Diogo Nascimento e Domingos Quina; Alberto Soro e Samuel Essende

Treinador: Rubén de la Barrera

«No desporto tudo é possível, para que isso seja possível temos de acreditar que podemos vencer na Luz. O Benfica está preparado para ganhar, construiu uma base para isso, também jogámos a meio da semana e vamos ter dois jogos seguidos fora. O Benfica vai jogar perante os seus adeptos. Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga são sempre favoritos, mas pretendemos competir diretamente, demonstrando o que somos e o queremos conquistar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Vizela

Subscreve!

Artigos Populares

Por onde pode evoluir o modelo de jogo ofensivo do Benfica de José Mourinho?

A evolução ofensiva do Benfica pode passar pela exploração do corredor central e pela variabilidade posicional no meio-campo.

Real Madrid ‘obrigado’ a pagar mais por Arda Guler

O Real Madrid transferiu mais dois milhões de euros para o Fenerbahçe, relativo à transferência de Arda Guler para o Bernabéu.

Wolverhampton: equipa pode trazer de volta treinador para o lugar de Vítor Pereira

O Wolverhampton está em busca de um novo treinador. Gary O'Neil pode suceder a Vítor Pereira na equipa da Premier League.

Presidente do Vitória SC arrasa arbitragem da partida frente ao Benfica: «Já não tenho dúvidas de que os lances protagonizados pelo Sudakov e pelo...

António Miguel Cardoso reagiu à arbitragem do encontro entre o Vitória SC e o Benfica. O dirigente criticou João Pinheiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Zeno Debast vai ficar no Sporting durante a paragem de seleções

Zeno Debast não vai ser convocado pela seleção da Bélgica para os próximos encontros de qualificação para o Mundial 2026.

Paulo Oliveira pode atingir marca importante frente ao FC Porto

Paulo Oliveira pode chegar ao jogo 200 na Primeira Liga, caso atue no encontro do Braga frente ao FC Porto, para a décima jornada.

Francesco Farioli deixa reforço fora dos convocados para a partida contra o Braga

O FC Porto vai enfrentar o Braga durante este domingo. Yann Karamoh não entra nos planos de Francesco Farioli para a partida.