O exame final da águia | SL Benfica x SC Braga

    Benfica
    Primeira Liga, 31ª. Jornada: sábado, 20h30, 6 de Maio de 2023

    A ANTEVISÃO: SL BENFICA E SC BRAGA EM DUELO QUE PROMETE SER ESCALDANTE, E ONDE ESTÁ EM JOGO MUITO MAIS QUE A CONQUISTA DE TRÊS PONTOS

    Ou vai, ou racha. É desta forma que o SL Benfica vai encarar este desafio com o SC Braga, numa espécie de exame final, onde um triunfo deixará o clube lisboeta mais próximo da glória no campeonato. Caso isso não aconteça, o exame terá de ser repetido em Alvalade na penúltima jornada, onde outro resultado que não a vitória, poderá ditar mais um ano de insucesso desportivo.

    Este é mesmo considerado um dos jogos do título, pois a formação arsenalista ainda sonha com a inédita conquista da prova mais importante do futebol português. Se vencer na Luz, ficará apenas a três pontos das águias, com três jornadas por disputar. E esse é um cenário que não pode ser descartado, já que o conjunto orientado por Artur Jorge não perdeu nenhum dos dois duelos que teve com os encarnados esta temporada.

    Roger Schmidt sabe bem da importância do jogo de mais logo e vai apresentar a melhor versão da sua equipa, com um regresso em vista.

    Alexander Bah está totalmente recuperado da lesão que o afastou durante algumas semanas e deverá voltar ao lado direito da defesa. Fredrik Aursnes, que ocupou essa posição nos últimos dois encontros, poderá voltar ao meio-campo, mas já com a concorrência do menino João Neves, que aos poucos, vai ganhando o seu espaço no onze encarnado.

    De resto, irão alinhar de início os suspeitos do costume, num jogo onde vão ter de suar muito a camisola, para levar de vencida um adversário que foi responsável por ter terminado com a invencibilidade do SL Benfica esta época. Espera-se uma entrada forte da formação da Luz, mas sempre com cautelas defensivas, para não ser apanhada em contrapé pelos jogadores rápidos que a formação bracarense tem do meio-campo para a frente.

    O SC Braga venceu o SL Benfica por 3-0 no encontro da primeira volta
    Fonte: Bola na Rede

    Como já foi aqui escrito, o SC Braga ainda sonha ser campeão e só a vitória interessa para esse sonho começar a transformar-se em realidade.

    O treinador Artur Jorge tem feito um trabalho notável ao leme dos bracarenses, e para além de já ter carimbado a presença na final da Taça de Portugal, tem mantido a sua equipa no terceiro lugar do campeonato, a morder os calcanhares ao FC Porto, e está esperançado em reduzir a diferença pontual para o líder SL Benfica.

    O técnico português, melhor que ninguém, sabe como parar este “Ferrari germânico” e vai apostar as fichas todas mais logo. Deverá manter o seu esquema habitual de 4-1-3-2, com os mesmos atletas que tem apresentado na maior parte das partidas. A formação minhota joga bom futebol, cria boas transições ofensivas e tem jogadores capazes de criar desequilíbrios, como Bruma ou Ricardo Horta.

    Adeptos de SL Benfica e SC Braga, preparem bem esses corações. O Estádio da Luz vai voltar a rebentar pelas costuras e o ambiente promete ser escaldante. Por todas as razões e mais algumas, perspetiva-se um embate emocionante do primeiro ao último minuto e com muitos nervos à flor da pele. Não são só os três pontos que estão em disputa mais logo entre as duas formações. É toda uma época que se espera de sucesso para apenas uma delas.

    O árbitro do encontro será Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. SL Benfica e SC Braga já se defrontaram 154 vezes em todas as competições. 99 vitórias para os encarnados e 24 triunfos para os bracarenses.

    2. Nesses 154 jogos, o clube lisboeta marcou 357 golos e os minhotos 140.

    3. A maior vitória caseira dos encarnados frente aos arsenalistas aconteceu na época 1964/1965, para a Taça de Portugal. 9-0 foi o resultado.

    4. O SC Braga nunca conseguiu vencer o SL Benfica no Estádio da Luz por mais de um golo de diferença.

    5. O resultado mais comum no Estádio da Luz entre os dois conjuntos é de 2-0 e já se verificou por nove ocasiões.

    6. O SC Braga está há dez partidas sem perder.

    7. O SL Benfica esteve imbatível durante 28 jogos esta temporada. O SC Braga foi a primeira a equipa a quebrar essa invencibilidade.

    8. As águias contam com uma média de 2,35 golos marcados por jogo esta época.

    9. Já a média de golos por jogo do conjunto bracarense é de 2,04.

    10. A média de idades do plantel do SL Benfica é de 24,6 anos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    SL Benfica Rafa Silva
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Rafa SIlva (SL Benfica) – Não está a atravessar o seu melhor momento de forma, em comparação com o início desta época, e tem apenas um golo marcado em seis meses. Mas Rafa é aquele tipo de jogador que pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento. O extremo encarnado tem como trunfo a sua velocidade e é um jogador perfeito para o contra-ataque.

    Bruma (SC Braga) – Um regresso feliz do extremo de 28 anos ao futebol português, que está emprestado ao SC Braga pelos turcos do Fenerbahçe SK. E não é para menos. Logo no jogo de estreia, frente ao FC Famalicão, marcou dois golos num espaço de dois minutos. Bruma é um extremo rápido que atua preferencialmente pelo lado esquerdo, e possui boa qualidade técnica. Agarrou a titularidade com unhas e dentes e agora é peça fundamental na manobra atacante dos bracarenses, tendo até ao momento três golos e três assistências.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Florentino, João Neves e João Mário; Rafa, David Neres e Gonçalo Ramos

    Treinador: Roger Schmidt

    «O Braga está a fazer uma temporada muito boa, de muita qualidade individual. Jogam um futebol ofensivo. Penso que são um dos candidatos ao título. Espero um grande jogo. Estamos de volta, mostrámos isso em Barcelos. Vamos jogar em casa, diante dos nossos adeptos. Temos de jogar o nosso futebol e acreditar no nosso jogo. Tentámos sempre jogar o nosso jogo contra as melhores equipas. O essencial é estarmos focados e jogarmos o nosso melhor futebol. Precisamos do melhor dos jogadores. Precisamos de qualidade ofensiva, mas também defensiva. O Braga é forte no momento ofensivo. Não é nada de novo para nós. Temos de fazer um jogo completo. Temos de depender dos duelos, das segundas bolas, também. E aproveitar as oportunidades».

    SC Braga: Matheus; Víctor Gomez, Tormena, Niakaté e Borja; Racic, Iuri Medeiros, André Horta e Bruma; Ricardo Horta e Abel Ruiz

    Treinador: Artur Jorge

    «O que mais me preocupa é que o nosso lado competitivo possa estar em destaque. Tem sido esse o caminho que temos feito, juntamente com a nossa competência. Chegamos a este jogo com uma sequência de oito jogos, em que vencemos sete e empatamos um. Amanhã queremos dar continuidade e esperar que possamos, enquanto equipa, a determinação e ambição para ir em busca de um jogo bem conseguido onde vamos procurar ganhar. A maior responsabilidade está do lado do Benfica, que investiu e apostou para isso e está refletido classificação. Quero é um Sp. Braga forte, determinado, ambicioso e a olhar para o jogo com determinação para o vencer».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 1-0 SC Braga

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.