Duelo prometedor entre conquistadores e águias | Vitória SC x Benfica

- Advertisement -
Benfica
Primeira Liga, 21.ª jornada: sábado, 11 de fevereiro de 2024, 20h30.

A ANTEVISÃO: DUAS EQUIPAS EM BOA FORMA DEFRONTAM-SE EM JORNADA IMPORTANTE PARA A CLASSIFICAÇÃO

Já é um dos duelos históricos da Liga Portugal. Vitória SC e Benfica são emblemas de rigor e de valor em Portugal e, este domingo, defrontam-se pela 182.ª vez. A 158.ª a contar para a Primeira Liga.

O Estádio D. Afonso Henriques, palco de todas as emoções, é o lar da turma comandada por Álvaro Pacheco. Chegado há poucos meses, o técnico já demonstra «estar em casa» e com o plantel do seu lado.

De facto, o Vitória encontrou estabilidade com o comando de Álvaro Pacheco e nos últimos 12 encontros tem registo de equipa grande. Perdeu uma vez (com o Gil Vicente), empatou outros dois jogos e de resto só sabe vencer, conseguindo mostrar bom futebol e capacidade para fazer golos como antes não acontecia.

Aliás, ninguém diria que a equipa estaria tão bem após o sucedido no início da temporada. Moreno demitiu-se à primeira jornada e o sucessor Paulo Turra não foi feliz. No entanto, a chegada de Álvaro Pacheco trouxe à equipa o rumo que esta precisava e conseguiu colocar a equipa na luta pelos lugares europeus, com uma consistência que já não se via há muito tempo.

As escolhas não deverão ter muito por onde fugir. Jota Silva, Tomás Ribeiro e Zé Carlos podem ser suspensos para o duelo com o Portimonense SC, caso sejam admoestados com cartão amarelo diante das águias, mas essa não deverá ser justificação para fazer alterações a fundo – para além da substituição de Bruno Varela por lesão, sendo Charles o titular. Os conquistadores chegam a este jogo depois de duas vitórias em dérbis do Minho, diante do FC Vizela por 0-1 e Gil Vicente FC por 3-1, para os quartos de final da Taça de Portugal.

No que diz respeito a ausências, Telmo Arcanjo ainda está entregue ao departamento clínico e não será desta que se estreia, enquanto que a utilização de Mikel Villanueva ainda está em dúvida, uma vez que o central também e encontra a recuperar de lesão. Mamadou Tounkara também não deverá estar em condições de ir a jogo.

Do outro lado, o Benfica não tem passado recente diferente. Não perde (no tempo regulamentar) desde início de novembro, frente à Real Sociedad, e o último empate aconteceu com o GD Estoril Praia, nas meias-finais da Taça da Liga, que terminou com a eliminação das águias nas grandes penalidades.

Assim, o momento é bom e as águias querem aproveitar o embalo para continuar a liderar a I Liga. De fora continua apenas o lesionado Bernat, que foi sujeito a uma cirurgia, mas a grande dificuldade agora vai ser conseguir encaixar tanto talento na mesma equipa, uma vez que com (quase) todos à disposição terá de haver sacrificados.

As laterais são as zonas do terreno onde há mais dúvidas, uma vez que à direita Alexander Bah ainda está a tentar recuperar o ritmo que demonstrou no ano passado e Roger Schmidt tem em Fredrik Aursnes uma opção muito válida para aquelas funções. À esquerda, Morato tem apresentado melhorias no desempenhar das novas funções, mas Álvaro Carreras já provou que tem algo a dar no que toca à profundidade daquele flanco.

10 DADOS RÁPIDOS

1. O Vitória SC marcou em todos os jogos realizados em casa nesta edição da Primeira Liga.

2. Em casa, o Vitória SC ganhou nove dos 10 últimos jogos.

3. O Vitória SC soma sete triunfos consecutivos a jogar em casa.

4. Nos 12 últimos jogos, o Vitória SC só perdeu um.

5. Nos seis últimos jogos, o Vitória SC ganhou cinco.

6. Com apenas 12 golos sofridos, o Benfica tem a melhor defesa desta edição do campeonato.

7. Fora de casa, o Benfica soma cinco vitórias consecutivas.

8. O Benfica só perdeu um dos 21 últimos jogos.

9. Nos 12 últimos jogos, o Benfica ganhou onze.

10. Em 2022/23, houve empate a zeros no D. Afonso Henriques.

JOGADORES A TER EM CONTA

Jota Silva Vitória SC
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Jota SilvaO extremo vitoriano tem vindo a realizar uma excelente temporada, levando já dez golos e seis assistências, em 27 jogos. É o principal desequilibrador da formação vimaranense e dará, com certeza, muitas dores de cabeça à defesa encarnada.

Arthur Cabral Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Arthur CabralApós um início de temporada menos fulgurante, tendo sido atingido com muitas críticas por parte da massa adepta encarnada, o avançado brasileiro tem-se adaptado melhor ao estilo de jogo da equipa de Roger Schmidt, não sendo um avançado fixo, apenas de área, mas um atacante que procura ligar jogo com os seus colegas constantemente, sendo também relativamente eficaz quando tem oportunidades. A prova disso é que já marca há três jogos consecutivos.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Charles Silva; Bruno Gaspar; Toni Borevkovic; Jorge Fernandes; Tomás Ribeiro; Ricardo Mangas; Tiago Silva; Nuno Santos; Tomás Händel; Jota Silva; André Silva

Treinador: Álvaro Pacheco

«Vai ser um jogo intenso. Um jogo de duas grandes equipas, ambas com mentalidade de campeão e caudal ofensivo. O foco e concentração serão determinantes, porque os pequenos pormenores vão fazer a diferença. No nosso estádio, vamos tentar dar continuidade à série positiva que estamos a ter».

SL Benfica: Anatoliy Trubin; Fredrik Aursnes; António Silva; Nicolás Otamendi; Morato; Florentino Luís; João Neves; Ángel Di María; Rafa Silva; João Mário; Arthur Cabral

Treinador: Roger Schmidt

«Na minha opinião é preciso ser muito inteligente taticamente para jogar contra eles. Têm vários jogadores de qualidade na frente. O estilo de jogo é muito ofensivo… Temos de ter muita bola e mostrar a nossa qualidade, além de sermos organizados. Quando perdermos bola, temos de pressionar para recuperar rapidamente. Vamos jogar contra uma boa equipa, mas nós estamos num momento muito bom. Estamos ansiosos por jogar esse jogo, jogar bem e levar os três pontos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-2 Benfica

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting tem nova concorrência para a contratação de Issa Doumbia

Juventus e Fiorentina juntaram-se à corrida pelo alvo do Sporting, Isso Doumbia. Médio do Venezia também é pretendido na Premier League.

Sporting: Rodrigo Zalazar inicia preparação para o Mundial

Rodrigo Zalazar já chegou ao Uruguai para começar a preparação para o Mundial 2026, sob o comando de Marcelo Bielsa.

Manchester United é um dos interessados em lateral que é orientado por treinador português: eis a situação

O Manchester United é um dos interessados em Neco Williams. Nottingham Forest de Vítor Pereira trabalha na sua continuidade.

PGMO admite erro de arbitragem que favoreceu o Manchester United na vitória frente ao Nottingham Forest

A PGMO reconheceu que o golo de Matheus Cunha deveria ter sido anulado. Manchester United venceu o Nottingham Forest por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Convocatória Mundial 2026: Eis a data e hora do anúncio de Roberto Martínez

Roberto Martínez divulga já esta terça-feira pelas 13h00 a lista de convocados para o Mundial 2026. Torneio começa já no próximo mês.

À atenção de José Mourinho: Imprensa espanhola aponta candidato à presidência do Real Madrid

Enrique Riquelme decide candidatar-se à presidência do Real Madrid. Empresário é filho de um antigo dirigente do clube.

Marcou 18 golos na Primeira Liga 2025/26 e fez revelação: «Deixei claro ao presidente que agora quero dar o salto»

Chucho Ramírez quer deixar o CD Nacional. Avançado venezuelano abordou vontade e revelou ainda que quase reforçou o Fluminense.