SL Benfica na Champions Feminina: Amarga derrota, doce evolução

- Advertisement -

Benfica

Acabou em derrota a receção do SL Benfica ao FC Bayern, em jogo referente à fase de grupos da Liga dos Campeões feminina. Numa partida em que as águias rubricaram uma das melhores exibições da sua curta história europeia e em que estiveram a vencer por 2-0, fica o sabor amargo do 2-3 que as bávaras alcançaram no último dos oito minutos de compensação do segundo tempo.

Fica, no entanto, também o sabor doce de testemunhar o crescimento desta equipa. E o sabor doce de ver o futebol que pratica. Frente a uma das melhores equipas da Europa – que procura dar o passo que lhe sobeja para passar da segunda linha de candidatos e alcançar o patamar de FC Barcelona, Chelsea FC, Olympique Lyonnais, por exemplo -, as Inspiradoras procuraram sempre praticar o futebol que sabem e que lhes tem valido conquistas.

Sobretudo no segundo tempo, houve claramente momentos de domínio benfiquista, com a bola a fluir nos pés criativos de Kika, Nycole e Cloe e nos pés seguros de Pauleta, Andreia Faria e Ana Vitória. De resto, prova da capacidade para “jogar à bola” desta equipa foi o facto de os dois golos terem surgido em lances de bola corrida – e bem trabalhados (o segundo com ajuda preciosa da guardiã adversária). Num clube em que não se admitem vitórias morais, não deixa de ser um pequeno triunfo perceber a evolução que se registou do ano passado (em que também houve uma receção – empate a zero – ao Bayern) para este ano.

E, acima de tudo, importa crescer. E importa crescer neste contexto competitivo de elite, em que as adversárias e as adversidades que se enfrentam obrigam a um crescimento rápido. Como tal, mais do que sonhar com a passagem à fase seguinte (sonho a que o Benfica tem direito, mas que não se traduz numa obrigação), o Benfica deve aproveitar estes embates (sobretudo ante Barcelona e Bayern) para evoluir tática, física e competitivamente.

Os 9-0 concedidos em Barcelona também constituem uma dor de crescimento, mas impunha-se uma resposta nesta partida que demonstrasse essa mesma evolução. Infelizmente, o resultado não a espelhou, mas o futebol apresentado em campo atestaram-na. Continua a faltar, é natural, a maturidade que estas andanças requerem (e que incutem) e a capacidade para controlar os nervos e os momentos de jogo com maior tranquilidade, porque os erros que advêm dessa incapacidade pagam-se com juros nesta competição (e o BCE ainda por cima subiu a taxa de juros esta semana).

Todavia, há que realçar que, apesar de talvez ter sido mais cônscio, de um ponto de vista “resultadista”, segurar o empate a dois, por exemplo, as águias foram abatidas no último minuto por estarem a tentar sufocar as alemãs e por não desistirem do golo que valeria um triunfo histórico. E isso… foi à Benfica. Perderam por serem Benfica e, com toda a certeza, vão muito em breve vencer por serem Benfica.

Isto se continuarem a trilhar este caminho de evolução. Para isso, é fundamental garantir, essencialmente, dois vetores: a continuidade da presença na Liga dos Campeões e a continuidade da espinha dorsal deste grupo de trabalho. Nenhum dos vetores será de fácil garantia, mas a conquista e conjugação dos dois vai significar invariavelmente o crescimento desta equipa e o crescimento desta equipa vai, mais cedo do que tarde, traduzir-se em conquistas históricas.

Seguem-se os embates com o FC Rosengard, da Suécia. Antes, há campeonato. É crescer, SL Benfica, é crescer. Já faltou mais.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé e Real Madrid em conflito pela recuperação da lesão e com guerra à vista

Kylian Mbappé recupera de lesão e tem pela frente um conflito com o Real Madrid. Desacordo entre as partes relativo ao regresso do francês.

Nuno Dias confirma gestão de Zicky Té e espera reviravolta: «Temos de acreditar que é possível, senão não valeria a pena jogar»

Nuno Dias fez a antevisão do Sporting x Benfica, encontro da segunda mão dos quartos de final da Champions League de Futsal. Leões em desvantagem.

Cassiano Klein antecipa segunda mão contra o Sporting: «Seria a vitória mais importante da minha vida»

Cassiano Klein anteviu o Sporting x Benfica, encontro da segunda mão dos quartos de final da Champions League de Futsal. Águias em vantagem.

Georgiy Sudakov continua em dúvida para o Benfica x FC Porto: eis as novidades sobre a lesão

Georgiy Sudakov continua a recuperar de lesão. Depois de ser baixa contra o Gil Vicente, ucraniano tenta recuperar a tempo do Benfica x FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal tenta convencer 2 jovens a atuar pela seleção e Roberto Martínez está atento aos casos

Há dois nomes fora da caixa que podem ser convocados por Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol acompanha os casos de Mateus Mané e de Eli Junior Kroupi.

Paul Scholes dispara contra o Manchester United e contra o seu antigo colega Michael Carrick: «Tem sido uma porcaria»

Paul Scholes deixou duras críticas contra o Manchester United e Michael Carrick. O antigo médio internacional inglês acabou por apagar a publicação, algumas horas depois.

Michael Carrick reage à primeira derrota no comando técnico do Manchester United: «Não jogámos bem o suficiente»

Michael Carrick analisou o desaire do Manchester United frente ao Newcastle, registando a sua primeira derrota no comando técnico dos red devils.