SL Benfica | A incógnita da dianteira encarnada

- Advertisement -

Este texto foi escrito antes do jogo da primeira mão da eliminatória entre o SL Benfica e o FC Midtjylland.

 

A temporada 2022/2023 está quase a começar de forma oficial para o Sport Lisboa e Benfica e chega a altura de Roger Schmidt tomar algumas decisões.

Pois bem, com Petar Musa, Henrique Araújo, Gonçalo Ramos, Roman Yaremchuk e Rodrigo Pinho no plantel, nem todos poderão ter as mesmas oportunidades junto do treinador alemão.

Um destes avançados parece já estar mais longe de ser opção: Rodrigo Pinho não foi inscrito pelo SL Benfica para o jogo da 3.ª eliminatória da Liga dos Campeões, jogos em que as águias necessitam de vencer para conseguirem chegar à fase de grupos desta competição.

A ausência de Rodrigo Pinho faz acreditar que este não, conta, pelo menos para já, para o treinador dos encarnados.

Assim, sobram Musa, Ramos, Henrique Araújo e Yaremchuk para ocupar um lugar no XI encarnado e por vezes até poderão haver dois lugares disponíveis, pelo que destes quatro jogadores, dois terão favoritismo.

Para mim, Gonçalo Ramos será o ponta de lança titular do Sport Lisboa e Benfica a par de Roman Yaremchuk. Quanto a Henrique Araújo será muito importante a vir do banco em algumas ocasiões e Petar Musa não terá muitas oportunidades nesta temporada. É esta a minha visão daquilo que será a posição de homem mais avançado do XI do Sport Lisboa e Benfica.

Ramos e Yaremchuk são claramente os mais bem preparados para assumir a titularidade no imediato, mas em nada impede que outros venham e ocupem o lugar, até porque ninguém é insubstituível.

Nesta pré-temporada Gonçalo Ramos deixou bons indícios e parece estar preparado para finalmente assumir a dianteira do ataque encarnado. Em apenas quatro jogos que disputou até ao momento, marcou três golos e fez uma assistência, sendo que foi um dos melhores jogadores encarnados neste arranque de temporada.

Quanto a Roman Yaremchuk, Roger Schmidt utilizou o ucraniano de 26 anos em quatro jogos e este apontou dois golos e uma assistência. Yaremchuk mostra finalmente mais do seu talento e poderá ser uma opção para a posição de ponta de lança.

O avançado de apenas de 20 anos, Henrique Araújo também esteve bem neste início de temporada, tendo também ele apontado dois golos. Henrique terá, na minha ótica, uma temporada de adaptação ao futebol sénior e terá várias oportunidades para mostrar aquilo que vale junto de Schmidt.

A maior incógnita será Petar Musa. O avançado croata chegou à Luz, mas não me parece que vá ter muitas oportunidades para jogar no imediato. Na temporada passada brilhou ao serviço do Boavista FC ao apontar 12 golos e quatro assistências, contudo não creio que tenha muitas oportunidades de replicar estes números no SL Benfica.

A par de Petar Musa, também Rodrigo Pinho não foi apresentado aos adeptos no jogo da Eusébio Cup frente ao Newcastle United FC que os encarnados venceram por três bolas a duas. Isto leva a crer que estes dois jogadores não contam para Roger Schmidt e um deles até poderá ser emprestado para ter mais oportunidades de desenvolver.

Roger Schmidt tem, assim, três avançados para atacar esta nova temporada, sendo que tem mais dois à espera que lhes sejam concedidas oportunidades.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Bednarek inaugura o marcador na Choupana de cabeça

O CD Nacional recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Jan Bednarek abriu as contas da partida com cabeceamento forte.

Anísio Cabral perto de renovar com o Benfica: eis o tempo de contrato e a (elevada) cláusula de rescisão

Anísio Cabral está perto de renovar contrato com o Benfica. O jogador vai assinar um vínculo até 2031, com uma cláusula de 80 milhões de euros.

Endrick eleito o jogador do mês de janeiro na Ligue 1 pelo sindicato de jogadores

O sindicato de jogadores do futebol francês elegeu Endrick como o jogador do mês de janeiro na Ligue 1. O avançado apontou 3 golos e 1 assistência em 3 jogos.

Casper Tengstedt: ex-Benfica virou ‘cisne’ depois de ter sido arrasado

Casper Tengstedt tem sido criticado, mas marcou o golo que deu a vitória do Feyenoord frente ao Go Ahead Eagles, para a Eredivisie.

PUB

Mais Artigos Populares

Jesé Rodríguez foi flop no Sporting mas em 2025/26 ainda faz a diferença

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último verão e este domingo garantiu o empate dos insulares frente ao Mirandés.

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.