O Benfica e a (má) superação de Grimaldo- Um problema para se resolver em janeiro?

- Advertisement -
Benfica

O SL Benfica conta com David Jurásek e Juan Bernat para a posição de lateral esquerdo. Morato e Aursnes já foram utilizados na função.

O SL Benfica despediu-se no verão de 2023 de Alejandro Grimaldo. O lateral esquerdo espanhol passou oito temporadas na Luz, assumindo-se como fundamental para todos os técnicos que passaram pelo emblema encarnado. Grimaldo fez uma época de 2022/23 de elevado quilate, tanto em exibições, como em números: 54 jogos, com oito golos e 14 assistências. O atleta conseguiu manter a boa forma no Bayer 04 Leverkusen, liderado por Xabi Alonso e que está a encantar na Bundesliga. As águias não lucraram nada com a saída do jogador, já que o mesmo saiu a custo zero, por ter chegado o término do seu contrato.

O conjunto de Roger Schmidt sofreu assim uma baixa muito importante, que tinha que ser superada, algo que se afigurava uma tarefa complicada. O alvo principal era Milos Kerkez, mas o húngaro assinou com o AFC Bournemouth, depois de ter brilhado ao serviço do AZ Alkmaar. A dupla Rui Costa-Rui Pedro Braz tiveram que apostar na opção B. David Jurásek aterrou em Lisboa pelo valor de 14 milhões de euros, preço que demonstra a aposta forte que estava a ser feita no lateral checo. Proveniente do AC Sparta Praga, o atleta tinha realizado um 2022/23 com uma boa avaliação: 44 jogos, dois golos e 11 assistências. Aos 23 anos (Kerkez tem somente 20), Jurásek dava assim um passo em frente, mais perto das Big 5. Assinou com o Benfica até 2028, o que realça a aposta da equipa dirigida por Roger Schmidt.

Dados de Alejandro Grimaldo ex jogador do Benfica
Dados de Alejandro Grimaldo Fonte: FBREF

No último dia de mercado, os encarnados anunciaram um nome de relevo, igualmente para o posto de defesa esquerdo. Juan Bernat chegara cedido pelo PSG, num empréstimo válido até ao final da temporada. Aos 30 anos, o espanhol vinha para ser um peso pesado do nosso campeonato, depois de 36 jogos em 2022/23. Apesar do fracasso de Julian Draxler ainda dar alguns pesadelos aos benfiquistas, Bernat podia vir com a mentalidade de Pablo Sarabia, que encantou no Sporting CP e conseguiu relançar a sua carreira.

Ora, com um certo esforço financeiro, o Benfica conseguira duas opções para tentar suprimir a ausência de Alejandro Grimaldo. Porém, chegamos a janeiro e deparamo-nos que o titular a lateral esquerdo é Morato, que é um defesa central de posição natural. Verificamos que Fredrik Aurnses, um médio de origem, também marcou presença na posição (sendo que o norueguês consegue desempenhar vários papéis sem perder qualidade).

O Benfica já realizou em 2023/24 um total de 26 partidas para todas as competições, mas David Jurásek jogou somente 12 (zero golos e zero assistências) e Juan Bernat atuou em seis (zero golos e zero assistências). São números muito curtos, nomeadamente no caso do checo. Juan Bernat está parado desde o começo de novembro, devido a uma lesão nos adutores, o que pode servir, em parte, a sua curta utilização. Porém, o ex-Sparta Praga “só” falhou seis jogos devido a lesão (na zona do tornozelo). 12 jogos, para um elemento que custou 14 milhões de euros, é muito curto.

Mapa de Calor de David Jurásek (Benfica) em 2022/23
Mapa de Calor de David Jurásek em 2022/23 Fonte: Sofa Score
Mapa de Calor David Jurásek (Benfica) em 2023/24
Mapa de Calor de David Jurásek em 2023/24 Fonte: Sofa Score

Esta gestão tem sido muito criticada pelos adeptos. Jurásek mostrou pouco e cometeu vários erros com a camisola do Benfica, enquanto que Bernat tem um salário dantesco (mais de oito milhões de euros, de acordo com o Salary Sport), embora as águias somente paguem uma percentagem.

Este dossier não foi bem tratado pela direção e terá que ser resolvido em janeiro, com todas as limitações que este mercado implica. David Jurásek tem sido apontado à saída, rumo à Ligue 1, por empréstimo. Caso os salários sejam pagos pelo emblema recetor, não é um mau negócio. O lateral tem somente 23 anos e pode ganhar caule numa Big 5. Ainda assim, Juan Bernat não consegue assegurar a posição sozinho e tanto Morato, como Aursnes são necessários nas suas posições de origem. Com isto, o Benfica devia atacar o mercado já a pensar em 2024/25, ou seja, assegurar alguém que saiba que irá fazer parte do plantel para a próxima época, acompanhado previsivelmente por David Jurásek. Ao mesmo tempo, terá que ser um elemento que possa oferecer rendimento imediato, pois a turma da Luz está envolvida em quatro frentes.

Neste caso, existe o “azar” de não existir um elemento na formação com capacidade para subir um degrau, ao contrário do que acontece em outros postos, ou em outros clubes. O scouting, que seguramente trabalhou em vários nomes na primeira metade da época, terá que ser seletivo nos elementos a apresentar (Álvaro Fernández tem sido o mais falado, sendo que poderia ser uma boa opção, mas o Manchester United FC teria que terminar a cedência do galego ao Granada CF, sendo que atua igualmente a médio esquerdo, o que pode ser uma bela ajuda em jogos mais complicados, onde as águias terão que se fechar mais, como na Liga Europa, ou até em certos momentos contra Sporting, FC Porto ou SC Braga), num mercado em que os clubes não estão em saldos. O ativo que se quer comprar, provavelmente será mais caro em comparação com o seu hipotético preço no verão. Nenhuma equipa quer perder as suas mais-valias durante a época desportiva e isto aplica-se a qualquer caso.

Dados de Álvaro Fernández, alvo do Benfica
Dados de Álvaro Fernández Fonte: FBREF

Se a fonte for o mercado sul-americano, a situação é diferente. As equipas estão a entrar na pré-temporada e poderá haver margem negocial. Mas é precisamente desse continente que vai chegar um reforço para o Benfica que irá limitar o orçamento para a contratação de um lateral esquerdo. Marcos Leonardo custará 18 milhões de euros, oriundo do Santos FC e é um investimento para ser aposta (mais um nome “caro” para a frente de ataque, tal como Arthur Cabral, mas com diferentes caraterísticas).

Somado a Marcos Leonardo, não nos podemos esquecer que o Benfica procura igualmente um reforço para a lateral direita. Pedro Malheiro é nome mais badalado, sendo que o Boavista FC não está disposto a vencer o seu craque por um preço curto. Esta contratação terá um peso no orçamento de transferências, longe do de Marcos Leonardo. Claro que esta situação muda no caso da realização da venda de um ativo importante, mas é algo pouco provável. Roger Schmidt não aceitará perder ninguém por um valor abaixo da cláusula de rescisão. Podemos assistir ao maior investimento feito por um clube português no mercado de janeiro, se somarmos todas as cifras, sem esquecer Gianluca Prestianni, que já está fechado há algumas semanas.

O mercado de janeiro é curto e não é para o bolso de todos, mas o Benfica terá que o utilizar para reforçar certos lugares, incluindo o de lateral esquerdo, depois de ter falhado essa missão no verão. Hoje em dia é fácil escrever que Juan Bernat e David Jurásek (ainda) não resultaram. Porém, é igualmente uma tarefa simples concluir que é necessário algo mais, caso se queira ganhar algum troféu relevante em maio.

Dados de Fredrik Aursnes no Benfica como lateral
Dados de Fredrik Aursnes, comparado com laterais Fonte: FBREF

Morato e Aursnes poderiam aguentar o restante da temporada a lateral esquerdo? É bem possível, mas parte dos melhores atributos de cada jogador não seriam aproveitados.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Nem sempre tivemos os melhores timings, mas a ideia passou por criarmos condições para bater...

Vasco Botelho da Costa fez a análise ao desaire do Moreirense frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Não esperávamos uma abordagem como esta do Moreirense»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

Dia de renovações no PSG: Luis Enrique, João Neves, Willian Pacho, Lucas Beraldo, Fabián Ruiz e Senny Mayulu

De uma vez só, o PSG anunciou a extensão dos contratos do treinador Luís Enrique, do português João Neves e de 4 outros jogadores.

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.