De Salzburgo até Dublin | Benfica x Toulouse

    Benfica
    Liga Europa, play-off 1.ª mão: quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: ENCARNADOS PROCURAM TRAÇAR NOVA GLÓRIA EUROPEIA, GAULESES NAVEGAM EM MARES NUNCA ANTES EXPLORADOS.

    Com as campanhas de 1983, 2013 e 2014 na memória, onde a glória europeia esteve a um passo de voltar à realidade do Benfica, as águias regressam à Liga Europa depois de dois anos consecutivos a alcançar os quartos de final da Liga dos Campeões. Sem deixar que a velha lenda húngara atrapalhe o caminho a traçar até Dublin, os comandados de Roger Schmidt têm pela sua frente numa primeira instância os gauleses do Toulouse.

    Num sorteio que dificilmente poderia favorecer mais os encarnados, o favoritismo recai naturalmente para o clube de Lisboa que, para além de ser o mais experiente e vigoroso historicamente, se encontra numa melhor fase na temporada atual. Desde que o calcanhar de Arthur Cabral manteve vivas as aspirações europeias encarnadas em Salzburgo, o campeão nacional entrou numa maré de positivismo à boleia de 11 vitórias em 13 partidas, oito delas consecutivas, empurrando a equipa para um patamar superior jogo após jogo. Apesar do pequeno deslize no terreno vimaranense, as águias chegam a este encontro de cabeça levantada, na máxima força e com os olhos postos no troféu que outrora escapou entre os dedos.

    Já o Toulouse, chega à capital lusa em circunstâncias bastante diferentes. Os franceses asseguraram o segundo lugar do grupo E, com um ponto a menos que o Liverpool, tendo inclusivamente vencido os poderosos ingleses em casa, no entanto, no que diz respeito ao registo nacional, a história já não se mostra tão risonha. Encontrando-se a um ponto da linha de água no campeonato e eliminado da Taça de França por uma equipa da terceira divisão, o conjunto gaulês tem na Liga Europa a única hipótese de redenção na temporada atual.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. As equipas nunca se enfrentaram em jogos oficiais.
    2. A única vez que disputaram um encontro, este de caráter amigável, o Benfica venceu por 1-0, em 2011.
    3. Esta é a primeira vez que o Toulouse disputa uma eliminatória de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
    4. Já os encarnados, marcam a sua sétima presença nesta fase da competição, excluindo as cinco participações na extinta Taça das Taças.
    5. No que diz respeito ao histórico frente a equipas francesas, os encarnados podem olhar para as vitórias frente a Marselha e Psg em duas ocasiões, e Saint-Étienne, Nantes, Montpelier e Bordéus numa outra ocasião.
    6. Na atual temporada, o Toulouse conta com oito vitórias, 11 empates e 11 derrotas nos 30 encontros disputados, onde marcou por 34 vezes e sofreu em 43 ocasiões.
    7. Os encarnados levam em 35 jogos, 24 vitórias, seis empates e cinco derrotas, tendo marcado 73 golos e sofrido outros 31.
    8. Na atual campanha da Liga Europa, os franceses sofreram mais golos (9) do que aqueles que marcaram (8).
    9. Na última participação das águias na competição, em 2021, as águias caíram aos pés do Arsenal nesta mesma eliminatória.
    10.  O lituano Donatas Rumsas é o árbitro da partida.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Angel Di Maria Benfica AVS
    Fonte: Luís Ferreira/Bola na Rede

    Di María – Habituado a grandes palcos, o extremo argentino conta com um palmarés de invejar, contudo, como é sabido e como foi referido pelo próprio, o seu legado não conta com uma Liga Europa ainda. O jogador confessou o desejo de vencer a competição ao presidente e certamente fará por isso. Com onze golos e sete assistências esta temporada, o veterano tem sido o principal motor ofensivo das águias e nesta nova etapa do conjunto encarnado a sua presença será crucial para estender a passadeira rumo à vitória.

    Thijs DallingaCom doze golos e cinco assistências esta temporada, o avançado neerlandês foi responsável por marcar nos três jogos fora de casa na fase de grupos, bem como nos últimos dois jogos disputados pelo conjunto no campeonato. Com o pé quente, o número 9 dos gauleses mostra-se como a maior ameaça à baliza encarnada.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Bah, Antonio Silva, Otamendi, Carreras; João Neves, Kokçu, Aursnes; Di Maria, Rafa e Arthur Cabral.

    Treinador: Roger Schmidt

    «O Toulouse não está tão estável na Liga, mas mostrou muita qualidade na Liga Europa, especialmente na fase de grupos, num grupo muito difícil. Já mostraram que conseguem competir a nível internacional e é o que vamos esperar amanhã, mas queremos ter um bom resultado aqui e lá. Estamos preparados para jogar ao nosso melhor nível, queremos voltar a jogar futebol internacional e estamos focados nos 90 minutos».

    Toulouse: Restes; Mawissa Elebi, Costa, Nicolaisen, Diarra; Sierro, Spierings, Casseres; Donnum, Dallinga e Babicka.

    Treinador: Carles Martínez

    «A nossa equipa merece disputar o play-off e estamos concentrados nisso. Veremos como joga o Benfica. Sabemos que esta equipa gosta de atacar e de pressionar muito. Vamos contrariar isso o melhor que pudermos. O Benfica é um dos melhores clubes de Portugal. É um grande desafio e uma oportunidade poder defrontá-los».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 4-1 Toulouse

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fábio Carvalho com mercado na Serie A

    Fábio Carvalho está atualmente emprestado pelo Liverpool ao Hull...

    Sporting iguala registo de 2005/06 com segunda volta brutal

    O Sporting segue imparável na luta pelo título da...

    Continuidade de Pochettino no Chelsea pode depender de dois aspetos

    Mauricio Pochettino não está com vida fácil na Premier...

    Camavinga revela melhor jogador com quem já jogou e contra

    Eduardo Camavinga deu uma entrevista ao Oh My Goal...
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico