Carta Aberta ao Plantel do Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Meu querido plantel, se a memória não me falha é a segunda vez que faço isto. Tenho a certeza absoluta de que já o fiz ao nosso timoneiro, não sei se ele a leu ou não, mas se o fez fico feliz e também ficaria se vocês a lessem.

Cabe-me alertar-vos para três tipos de circunstância que devem ser da vossa preocupação. Em primeiro lugar, o calendário. Bem sei que não se deve entrar em campo a pensar e outra coisa que não o jogo que vão jogar e o tipo de ensinamentos que o mister passou durante os treinos, mas peço-vos que tenham consideração para os cinco jogos que faltam até ao final desta longa aventura previamente conhecida como campeonato.

Penso que é o Hélder Conduto, que nos comentários típicos de quem joga Fifa, diz que, “é o relógio que anda e o tempo não pára e é ele quem dita o rumo das coisas”, e tem razão. Mas mais do que o trabalho que o relógio tem há outro tipo de máquina que também anda e funciona à base de Benfica, o coração. Sempre que vocês entram em campo, sempre que há uma notícia sobre o clube ou sempre que alguém diz Benfica, ele bate e também sofre e para que não sofra muito pensem que cinco vitórias nos próximos cinco jogos, seis se pensarmos na final da Taça, acalma-o bastante.

Nessa linha de pensamento vem o segundo ponto, o jogo de sábado. O ano passado o receio era o mesmo e o peso também. Mais uma vez, o jogo em Alvalade tem o condão de ser importante na atribuição do título deste ano, mas desta vez os da casa não entram, de forma directa, nas contas. O que é pior. Infelizmente para nós este é o campeonato deles. Têm o terceiro lugar assegurado e há muito que andam em campanha para evitar que cheguemos ao tetra. É triste, eu sei, mas só há uma coisa a fazer, conquistar os três pontos e sair de Alvalade no lugar a que estamos habituados, em primeiro.

É preciso esta união Fonte: SL Benfica
É preciso continuar unido
Fonte: SL Benfica

E assim chego ao último dos meus apelos/circunstâncias, a vitória. Tudo o que roda e gira em torno do desporto é a conquista. Podemos perder horas a falar de como o Atlético o ano passado poderia ter ganho a Champions, de como o Espanhol em 2007 esteve tão perto de vencer a Taça UEFA ou de como nós estivemos, por duas vezes, perto de vencer a Liga Europa, mas isso pouco ou nada vale. Quem as ganhou é que sorriu, celebrou e festejou, com os companheiros e os aficionados, o levantar do caneco e parada de autocarro pelas ruas.

Nos últimos três anos fizemos disso ali como quem sobe a Avenida em direcção ao Saldanha. Lotamos esplanadas, enchemos café, fizemos das ruas o nosso estádio e da rotunda o nosso trono. Este jogo, tal como o do Porto, não é decisivo no verdadeiro sentido da palavra e está protegido pela matemática e eventualmente pela sorte, mas é dos mais importantes. Só têm uma coisa a fazer, ganhá-lo.

Foto de capa: SL Benfica

João Valente
João Valentehttp://www.bolanarede.pt
João Valente é um apaixonado pela arte do futebol. Nascido e criado durante boa parte do tempo em Lisboa, começou a seguir este desporto com uns tenros quatro anos e, desde então, tem sido um namoro interminável. É benfiquista de gema – mas não um que só vê Benfica à frente! É alguém que sabe ser justo quer o Benfica ganhe ou perca e que está cá para salientar os porquês, na sua opinião, dos resultados. Como adepto de futebol que é não segue só a atualidade do futebol português; faz questão também de acompanhar a par e passo o que de mais importante acontece nos principais campeonatos. A conjugar com o seu interesse pelo futebol, e pela malha, desporto que descobriu porque o seu avô era campeão lá na rua, veio a escrita, forma que encontra de expor os seus pensamentos na esperança de um dia se tornar num grande jornalista de desporto, algo que dificilmente acontecerá mas, tudo bem, ele um dia há-de perceber isso.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa sob fogo no balneário do Real Madrid e com problemas para ganhar o respeito de alguns jogadores

Não está a ser fácil a caminhada de Álvaro Arbeloa no Real Madrid. Balneário tem dúvidas quanto à continuidade do técnico no clube.

Adriano Firmino deixa o Santa Clara e ruma à Liga da China

O Santa Clara anunciou a saída do médio Adriano Firmino, depois de três temporadas e meia no clube. O brasileiro assinou pelo Wuhan Three Towns.

Defesa do FC Porto abdica da folga para estar recuperado a tempo do Clássico contra o Sporting

Martim Fernandes está no Olival nesta quarta-feira. Dia é de folga para o FC Porto, mas defesa abdicou para prosseguir recuperação.

Fredrik Aursnes criticado por antigo internacional norueguês: «Seleção não é para quando apetece»

Fredrik Aursnes foi criticado por Yaw Amankwah por mostrar interesse em voltar à seleção para o Mundial 2026, depois de não ter participado na qualificação.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez pode deixar o Al Hilal depois de apenas 6 meses e tem interessado com urgência para fechar negócio

Darwin Núñez é alvo do Fenerbahçe. O avançado uruguaio chegou ao Al Hilal no verão e pode voltar a trocar de clube neste mercado.

FC Porto só pode inscrever três dos quatro reforços na Europa League: Quem será deixado de fora?

A UEFA apenas permite a inscrição de três novos membros do plantel, o que dita que o FC Porto terá de deixar um quatro reforços de inverno fora da Europa League.

Fim da novela: Al Hilal anuncia renovação de Rúben Neves até 2029

Rúben Neves vai continuar ao serviço do Al Hilal. O médio internacional português estendeu o seu vínculo contratual até junho de 2029.