📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dérbi eterno | 114 anos de SL Benfica x Sporting CP

- Advertisement -

JOGOS INESQUECÍVEIS

A maior vitória do SL Benfica num dérbi frente ao rival Sporting aconteceu em Abril de 1948. No Estádio do Campo Grande, local onde os encarnados disputavam os jogos, a equipa então orientada por János Biri venceu por 7-2 o rival.

Para além de dois hat-trick apontados por Arsénio e Mário Rui, e que falei anteriormente, marcou ainda Rogério Pipi, para o Benfica e dois dos “Violinos”: Albano e – adivinhem lá – Peyroteo.

Este também foi um dos dérbis com mais golos entre os clubes, mas prefiro dar destaque a outro dérbi, mais daqui a pouco.

Para o Sporting, fica marcado o “tal dia” 14 de dezembro de 1986. Os leões alcançaram então a vitória mais desnivelada num dérbi entre os dois clubes de Lisboa, batendo os rivais por 7-1.

Na equipa da casa, que chegou ao intervalo a ganhar 1-0, marcaram Mário Jorge (por duas vezes), Ralph Meade e os Manuel Fernandes que, como mencionei anteriormente, marcou por quatro vezes. O solitário golo do Benfica, e o único da sua carreira pelo clube da Luz, foi do brasileiro Wando.

Por fim, fica então o dérbi com mais golos apontados. Não aconteceu apenas por uma vez, mas os nove golos do mítico 3-6 de maio de 1994 ecoam na história não só pelos golos, mas também pela exibição de sonho de um jogador: João Vieira Pinto.

O dérbi até começou por sorrir aos leões, com um golo de Jorge Cadete aos oito minutos, mas ao intervalo o Benfica já vencia por 3-2, com um hat-trick de JVP. No final, o Benfica acabou por dar um passo de gigante para a conquista do campeonato 93/94. Seguir-se-ia então uma seca de títulos até 2005.

Para além de Cadete, marcaram para o Sporting duas figuras do clube de Alvalade: Luís Figo e Krassimir Balakov. Do lado benfiquista, para além dos três de João Pinto, bisou Isaías e marcou por uma vez o central Hélder.

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Otávio prolonga vínculo com o Estrela da Amadora até 2029

Otávio chegou à Reboleira na época passada e vê agora o seu contrato renovado. O defesa realizou sete jogos esta temporada.

Grémio anuncia saída de Mano Menezes e abre conversas com Luís Castro

O Grémio anuncia que Mano Menezes não continuará na próxima época e agradece o trabalho desenvolvido desde o seu regresso. O clube brasileiro vira agora a sua atenção para Luís Castro.

Deiver Machado reforça Nantes de Luís Castro até 2027

Deiver Machado chega do Lens a troco de 400 mil euros e procura afirmar-se para manter viva a ambição de estar no Mundial 2026. Luís Castro ganha uma solução imediata para a esquerda da defesa.

Hansi Flick descarta problemas com Lamine Yamal: «É bom que ele reaja quando sai»

Hansi Flick pronunciou-se sobre a substituição de Lamine Yamal. Treinador do Barcelona agradado com o desagrado mostrado pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-FC Porto Rodrigo Conceição vai voltar à Primeira Liga

Rodrigo Conceição prepara-se para ser jogador do Tondela. Lateral direito está assim de volta à Primeira Liga.

Ivan Baptista: «O Benfica tem de fazer dos melhores jogos e esperar que o Barcelona não esteja tão inspirado como costuma estar»

Ivan Baptista projeta o Barcelona x Benfica. Águias deslocam-se à Catalunha para a jornada 5 da Champions League Feminina.

Quando a coragem se sobrepõe ao impossível | Bayern Munique 3-1 Sporting

A primeira meia hora foi espelho precisamente disso, isto é, de um Sporting sem os principais criativos, empurrado para um bloco baixo