Dérbi eterno | 114 anos de SL Benfica x Sporting CP

- Advertisement -

JOGOS INESQUECÍVEIS

A maior vitória do SL Benfica num dérbi frente ao rival Sporting aconteceu em Abril de 1948. No Estádio do Campo Grande, local onde os encarnados disputavam os jogos, a equipa então orientada por János Biri venceu por 7-2 o rival.

Para além de dois hat-trick apontados por Arsénio e Mário Rui, e que falei anteriormente, marcou ainda Rogério Pipi, para o Benfica e dois dos “Violinos”: Albano e – adivinhem lá – Peyroteo.

Este também foi um dos dérbis com mais golos entre os clubes, mas prefiro dar destaque a outro dérbi, mais daqui a pouco.

Para o Sporting, fica marcado o “tal dia” 14 de dezembro de 1986. Os leões alcançaram então a vitória mais desnivelada num dérbi entre os dois clubes de Lisboa, batendo os rivais por 7-1.

Na equipa da casa, que chegou ao intervalo a ganhar 1-0, marcaram Mário Jorge (por duas vezes), Ralph Meade e os Manuel Fernandes que, como mencionei anteriormente, marcou por quatro vezes. O solitário golo do Benfica, e o único da sua carreira pelo clube da Luz, foi do brasileiro Wando.

Por fim, fica então o dérbi com mais golos apontados. Não aconteceu apenas por uma vez, mas os nove golos do mítico 3-6 de maio de 1994 ecoam na história não só pelos golos, mas também pela exibição de sonho de um jogador: João Vieira Pinto.

O dérbi até começou por sorrir aos leões, com um golo de Jorge Cadete aos oito minutos, mas ao intervalo o Benfica já vencia por 3-2, com um hat-trick de JVP. No final, o Benfica acabou por dar um passo de gigante para a conquista do campeonato 93/94. Seguir-se-ia então uma seca de títulos até 2005.

Para além de Cadete, marcaram para o Sporting duas figuras do clube de Alvalade: Luís Figo e Krassimir Balakov. Do lado benfiquista, para além dos três de João Pinto, bisou Isaías e marcou por uma vez o central Hélder.

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.