📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Está o plantel encarnado mais fraco do que no ano passado?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1O mercado de transferências deste Verão trouxe algumas alterações à composição do plantel benfiquista. As saídas de Ederson, de Nelson Semedo e de Victor Lindelof foram as mais mediáticas.

Diz-se na gíria futebolística que o primeiro atacante de uma equipa é o guarda-redes e é mesmo por aí que vou começar este artigo: pela baliza.

Na temporada passada os adeptos do Benfica gabavam-se de ter um guarda-redes que atacava; muitas foram as vezes em que isolou os avançados da equipa. Já esta época nem podem afirmar com total segurança que há um dono da baliza, porque, de facto, não há. Tanto Bruno Varela como Júlio César, ou até mesmo Svillar, têm possibilidade de o ser.

E se para a baliza não há dono para a defesa pouco a situação melhora. Com a saída de Lindelof e de Nelson Semedo, o único jogador que permaneceu intacto na linha defensiva foi o capitão Luisão, ainda que Grimaldo não o seja por razões físicas.

É a partir do meio-campo que o caso se transfigura. Com várias opções válidas para ocuparem o “miolo” do terreno e as linhas de ataque, a equipa está bem e recomenda-se – o que parece contraditório face ao número algo invulgar de lesões que têm afectado o plantel.

Seferovic tem sido o reforço em destaque Fonte: SL Benfica
Seferovic tem sido o reforço em destaque
Fonte: SL Benfica

Dos jogadores que abandonaram o clube nenhum era peça-chave no esquema de jogo de Rui Vitória – ressalva para o grego Mitroglou, que, embora substituído, e bem, por Seferovic, foi autor de 52 golos encarnados num total de 88 jogos realizados.

Já dos que chegaram há a destacar, naturalmente, o suíço Seferovic e, já nas últimas transferências do mercado, o jovem brasileiro Gabriel Barbosa. Crê-se que ambos sejam jogadores capazes de acrescentar qualidade técnica ao jogo ofensivo encarnado ao mesmo tempo que oferecem soluções para os diferentes momentos do jogo.

Respondendo à questão que introduz o artigo, acredito que o plantel está mais fraco – perdeu jogadores com qualidade acima da média que garantiam uma intensidade superior ao jogo –, embora se tenha tornado mais homogéneo. O valor do plantel vai permitir que, quando forem chamados a jogo, os jogadores consigam manter a qualidade de jogo, o que não acontecia na época passada – não porque eram mais fracos mas sim porque, de facto, havia jogadores com um nível competitivo acima daquele que a liga portuguesa oferece.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.