Está o plantel encarnado mais fraco do que no ano passado?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1O mercado de transferências deste Verão trouxe algumas alterações à composição do plantel benfiquista. As saídas de Ederson, de Nelson Semedo e de Victor Lindelof foram as mais mediáticas.

Diz-se na gíria futebolística que o primeiro atacante de uma equipa é o guarda-redes e é mesmo por aí que vou começar este artigo: pela baliza.

Na temporada passada os adeptos do Benfica gabavam-se de ter um guarda-redes que atacava; muitas foram as vezes em que isolou os avançados da equipa. Já esta época nem podem afirmar com total segurança que há um dono da baliza, porque, de facto, não há. Tanto Bruno Varela como Júlio César, ou até mesmo Svillar, têm possibilidade de o ser.

E se para a baliza não há dono para a defesa pouco a situação melhora. Com a saída de Lindelof e de Nelson Semedo, o único jogador que permaneceu intacto na linha defensiva foi o capitão Luisão, ainda que Grimaldo não o seja por razões físicas.

É a partir do meio-campo que o caso se transfigura. Com várias opções válidas para ocuparem o “miolo” do terreno e as linhas de ataque, a equipa está bem e recomenda-se – o que parece contraditório face ao número algo invulgar de lesões que têm afectado o plantel.

Seferovic tem sido o reforço em destaque Fonte: SL Benfica
Seferovic tem sido o reforço em destaque
Fonte: SL Benfica

Dos jogadores que abandonaram o clube nenhum era peça-chave no esquema de jogo de Rui Vitória – ressalva para o grego Mitroglou, que, embora substituído, e bem, por Seferovic, foi autor de 52 golos encarnados num total de 88 jogos realizados.

Já dos que chegaram há a destacar, naturalmente, o suíço Seferovic e, já nas últimas transferências do mercado, o jovem brasileiro Gabriel Barbosa. Crê-se que ambos sejam jogadores capazes de acrescentar qualidade técnica ao jogo ofensivo encarnado ao mesmo tempo que oferecem soluções para os diferentes momentos do jogo.

Respondendo à questão que introduz o artigo, acredito que o plantel está mais fraco – perdeu jogadores com qualidade acima da média que garantiam uma intensidade superior ao jogo –, embora se tenha tornado mais homogéneo. O valor do plantel vai permitir que, quando forem chamados a jogo, os jogadores consigam manter a qualidade de jogo, o que não acontecia na época passada – não porque eram mais fracos mas sim porque, de facto, havia jogadores com um nível competitivo acima daquele que a liga portuguesa oferece.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Claque do FC Porto provoca Benfica e Rui Costa com tarja: «Guinness confirmou o zelo»

A claque do FC Porto deixou uma provocação contra o Benfica e Rui Costa. Os adeptos dos azuis e brancos deixaram mensagem contra o clube encarnado através de uma tarja.

Parma vai voltar a avançar por Andreas Schjelderup nesta quinta-feira

O Parma está determinado em garantir a contratação de Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês do Benfica.

Francesco Farioli com elogio curioso a Samu: «Chamei-o de Francesco Totti porque fez uns passes que me lembraram da lenda italiana»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Por vezes é subestimado»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli volta a elogiar José Mourinho: «É uma referência pelo trabalho defensivo, mas também pela forma como mudou várias equipas na metodologia e...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli aborda transferência do estágio no Algarve para o FC Porto x Benfica e agradece: «A atmosfera no fim do jogo não é...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Carlos Vicens analisa eliminação do Braga frente ao Fafe da Taça de Portugal: «Não estivemos à altura»

Carlos Vicens falou após a eliminação do Braga frente ao Fafe, nos quartos de final da Taça de Portugal. O técnico espanhol deixou críticas à equipa.