Continuar invicto na Invicta | FC Porto x SL Benfica

    - Advertisement -

    Benfica

    Primeira Liga, 10.ª jornada: sexta-feira, 20h15, 21 de Outubro de 2022

    A ANTEVISÃO: ÁGUIAS E DRAGÕES PROMETEM UM CLÁSSICO ESCALDANTE E COM MUITA EMOÇÃO

    Aposta agora até 50€ através deste link no FC Porto x SL Benfica sem risco!

    O SL Benfica vai entrar mais logo no Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, sem saber ainda o sabor amargo da derrota esta temporada. E nada mais irónico do que visitar a Cidade Invicta nessa condição.

    Os encarnados lideram o campeonato com mais três pontos que os azuis e brancos, e este duelo promete ser um grande espetáculo de futebol, mas também muito escaldante como já vem sendo hábito. Um clássico tem sempre um desfecho imprevisível e não importa qual das equipas está em melhor forma, pois nem sempre ganha quem vem de uma fase positiva de resultados.

    A questão é que desta vez ambos os conjuntos estão a atravessar um bom momento e isso faz com que este jogo possa ser dos mais equilibrados dos últimos anos.

    Roman Yaremchuk
    Yaremchuk no clássico da época passada no Dragão, que o FC Porto venceu por 3-1
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Roger Schmidt tem a sua equipa na máxima força e deverá voltar a apostar no onze habitual, que inclui a presença de David Neres, ele que está totalmente recuperado da lesão que o afastou dos últimos compromissos. As águias voltam assim a ter mais poder de fogo e magia no ataque. Mas a maior dor de cabeça do treinador alemão surge no lado direito da defesa.

    Alexander Bah está recuperado do problema gástrico que o afetou na última semana, e já pode ser opção para o lugar que esta época tem discutido taco a taco com Gilberto. Ainda assim, penso que será o brasileiro a alinhar de início, pois prevê-se um jogo muito combativo e nesse sentido Gilberto é um jogador mais raçudo que o dinamarquês.

    Schmidt já nos habituou que não muda a sua filosofia de jogo seja qual for o adversário, e o FC Porto não será exceção. Fazer pressão alta poderá ser uma das chaves do sucesso e os dragões não estão habituados a que lhes façam isso na sua própria casa.

    Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição tem uma baixa de peso no centro da defesa. Pepe lesionou-se com alguma gravidade e não vai poder dar o seu contributo à equipa nas próximas semanas. O técnico dos dragões sabe da importância e da experiência que o internacional português tem neste tipo de jogos, mas confia nas alternativas que tem à disposição.

    Há ainda as dúvidas sobre a utilização de João Mário e Galeno, que só irão ficar dissipadas momentos antes do início do desafio. Os dragões irão entrar com tudo, ou não estivessem a jogar em casa, e o próprio ADN do clube assim o obriga. No entanto, Sérgio Conceição vai ter todas as cautelas, pois sabe que do outro lado estará uma equipa que também já possui uma identidade própria e que ainda não perdeu.

    A rivalidade entre SL Benfica e FC Porto já tem muita história, mas acentuou-se e muito a partir dos anos 80, altura em que Pinto da Costa subiu pela primeira vez à presidência do clube portista. Daí para cá, os dois emblemas são os que mais campeonatos nacionais têm conquistado e as picardias entre eles fora de campo são uma constante.

    Embora esta partida não decida nada para já em termos de classificação final, logo à noite vão estar frente a frente as duas melhores equipas da Primeira Liga até ao momento. Por isso, que role a bola e comece o espetáculo.

    O árbitro do encontro será João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. FC Porto e SL Benfica já se defrontaram 250 vezes em todas as competições. 100 vitórias para os azuis e brancos e 88 triunfos para os encarnados. Registaram-se ainda 62 empates.
    2. Na sua casa, os dragões dominam em toda a linha os confrontos frente à formação da Luz. Dos 116 encontros já disputados na Cidade Invicta, 69 vitórias e apenas 17 derrotas.
    3. A maior vitória caseira do FC Porto frente ao SL Benfica aconteceu na época 1932/1933, no extinto Campeonato de Portugal. 8-0 foi o resultado.
    4. O maior triunfo das águias na casa portista foi de 0-3 e verificou-se em duas ocasiões. Na Taça de Portugal de 1973/1974 e na temporada seguinte para o campeonato.
    5. O FC Porto marcou 365 golos na história dos clássicos entre os dois clubes. Já os encarnados marcaram mais 20 que os azuis e brancos.
    6. O score mais frequente na casa dos azuis e brancos entre dragões e águias é de 2-1 e 1-1. Aconteceu por 16 vezes em cada um dos resultados.
    7. O SL Benfica só ganhou um dos últimos cinco jogos em todas as provas. O FC Porto vem de uma série de cinco triunfos consecutivos.
    8. A formação comandada por Roger Schmidt é a única do campeonato que ainda não perdeu nas nove partidas já realizadas. Oito vitórias e um empate.
    9. O conjunto encarnado tem o segundo melhor ataque do campeonato, com 23 golos marcados. Os dragões surgem logo a seguir com 22.
    10. Gonçalo Ramos e Mehdi Taremi são os melhores marcadores de SL Benfica e FC Porto respetivamente.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Mehdi Taremi (FC Porto) – O avançado iraniano, eleito esta semana jogador do mês de Setembro da Primeira Liga, é, neste momento, o melhor elemento do conjunto orientado por Sérgio Conceição. Numa época em que tem sido muito criticado por simular grandes penalidades, o número nove dos dragões tem sabido responder dentro de campo a essas críticas, com golos e assistências para os seus companheiros. A passar uma fase menos boa da sua vida pessoal devido a problemas sociais no seu país, Taremi tem tido uma total entrega ao jogo e opta apenas por não se manifestar na hora de festejar os tentos da sua equipa.

    João Mário SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Mário (SL Benfica) – Quem o viu e quem o vê. João Mário voltou às boas exibições que mostrou durante várias temporadas ao serviço do Sporting CP. O médio internacional português é agora um jogador mais solto neste sistema tático de Roger Schmidt, podendo fazer várias posições, o que não acontecia nos tempos da segunda passagem de Jorge Jesus pelo SL Benfica, onde atuava mais fixo na direita. É o pêndulo do meio-campo encarnado e é dos únicos jogadores que consegue pausar e pensar o jogo, além de ter agora muito mais participação nos movimentos ofensivos da equipa, e não é por acaso que já leva seis golos marcados e sete assistências em 17 jogos.

    XI´S PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, David Carmo, Fábio Cardoso e Zaidu; Matheus Uribe, Stephen Eustáquio e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O SL Benfica tem uma equipa que me parece completa, que interpreta bem todos os momentos de jogo, que reage bem à perda de bola e que tem capacidade para chegar ao último terço e criar situações para finalizar. Individualmente é uma equipa recheada de bons valores, tal como nós, por isso espero um jogo equilibrado, um clássico, onde vão estar as duas melhores equipas, até por causa da classificação. Acho que tem tudo para ser um grande jogo, em termos estéticos poderá, aqui ou acolá, haver momentos de menor beleza, mas espero um jogo de Champions, de grande nível».

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández e João Mário; Rafa, David Neres e Gonçalo Ramos

    Treinador: Roger Schmidt

    «“É o primeiro contra o segundo, sexta-feira, estádio cheio. As duas equipas querem ser campeãs, são concorrentes diretos, estamos ansiosos, bem preparados e prontos para lutar pelos três pontos. Estar três pontos à frente é melhor, e quando duas equipas assim se defrontam pode significar seis pontos de diferença, é uma oportunidade de melhorarmos o lugar na Liga, mas esta é a décima jornada, por isso não é decisivo. Queremos focar-nos, aparecer, fazer um bom jogo e ganhar. Para eles, a jogar em casa com três pontos a menos talvez tenham um pouco mais de pressão, mas o que conta são os 90 minutos no campo».

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: FC Porto 2-2 SL Benfica
    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.
    Bola na Rede