FK Shakhtar x SL Benfica: O regresso das noites europeias

OBJECTIVO: AQUECER A ALMA NO GELO DE DONETSK

É já amanhã que o Sport Lisboa e Benfica se desloca à cidade de Donetsk para defrontar os ucranianos do FK Shakhtar. À espera dos encarnados vai estar uma excelente equipa, um estádio cheio e ainda uma temperatura ali muito próxima dos zero graus.

A equipa ucraniana encontra-se  a liderar o campeonato tranquilamente – uma liderança de 14 pontos e construída em 18 jogos, onde só sofreu nove golos e marcou 50. Com 15 golos Junior Moraes é o melhor marcador da equipa e do campeonato. Ambos os clubes chegam a esta fase da Liga Europa despromovidos na fase de grupos da Liga dos Campeões.

É TEMPO DE LIGA EUROPA E HÁ QUATRO EQUIPAS PORTUGUESAS NA LUTA PELO SONHO EUROPEU! EM QUEM APOSTAS? APOSTA NA BET.PT

Só por duas vezes se defrontaram em jogos oficiais. Foi em 2007, quando calharam no mesmo grupo da Liga dos Campeões. Nesse confronto, quem saiu por cima foi o SL Benfica. Além de ter terminado o grupo em terceiro e com mais um ponto que o FK Shakhtar, também conseguiu vantagem no confronto directo. Apesar de os encarnados terem perdido por 0-1 na Luz, foram à Ucrânia vencer por 1-2 num jogo que contou com um bis de Óscar Cardozo.

Este confronto tem a particularidade de colocar o treinador Luís Casto e o ex-chefe de prospecção do SL Benfica José Boto no caminho das águias.

Uma das marcas deste duelo é o distinto contexto competitivo dos clubes. De um lado temos a equipa do SL Benfica que vem de consecutivos jogos do Campeonato e da Taça de Portugal. Um equipa com alto ritmo competitivo, mas num mau momento de forma e com algum cansaço acumulado.

Do outro lado temos uma equipa que regressa neste jogo à competição. O futebol na Ucrânia está parado há precisamente 2 meses e apesar dos vários amigáveis disputados nos últimos 20 dias, ritmo competitivo ganha-se em competição. Assim, apesar das pernas frescas, é ainda uma incógnita o nível de preparação desta equipa.

Olhando para os palmarés, vemos que o Futbolniy Klub Shakhtar, ao contrário do Sport Lisboa e Benfica, já venceu esta competição. Aconteceu em 2009, numa final disputada em Instambul frente ao Werder Bremen.

COMO JOGARÁ O FK SHAKHTAR?

Luís Casto é um treinador de ideias positivas e que gosta de uma equipa que goste de ter bola e a saiba trabalhar. É um entusiasta de um jogo de linhas próximas, com uma progressão em futebol apoiado. Encontrou em Donetsk uma equipa com histórico de jogo baseado em jogadores com grande técnica e sentido colectivo. Ter posse num colectivo que privilegia a criatividade é uma mistura deliciosa. A grande dúvida será a qualidade do processo defensivo do FK Shakhtar, principalmente caso o SL Benfica se apresente num jogo de transições rápidas e a colocar Rafa a pressionar os defesas na primeira fase de construção.

Irá actuar num 4-3-3 com um meio-campo de três homens muito bem definido e a criarem as ligações dos virtuosos extremos ao mortífero ponta de lança. Serão uma equipa de bola com qualidade na transição e com forte presença na zona de finalização.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: UEFA

Taison – Capitão e ex-internacional brasileiro. O extremo do FK Shakhtar é um poço de força e velocidade. Consegue rasgar uma defesa numa arrancada, sendo fortíssimo nos momentos de transição ofensiva. Poderá também ser uma ameaça na pressão à primeira linha encarnada. Um jogador veloz, com boa técnica e golo, e que tem vindo a aprimorar o seu sentido de jogo colectivo. Será o principal potenciador de espaços no meio-campo encarnado.

XI PROVÁVEL:

4-3-3 – Piatov, Dôdô, Kryvtsov, Matviienko, Ismaily, Stepanenko, Alan Patrick, Kovalenko, Taison, Marlos e Júnior Moraes.

COMO JOGARÁ O SL BENFICA?

A equipa de Bruno Lage chega a este jogo sem poder contar com Jardel, André Almeida, Gabriel e Julien Weigl. Baixas de peso se considerarmos o momento de forma de Ferro e também que Gabriel e Weigl seriam a dupla titular deste treinador.
Tacticamente, não deverá haver uma grande mudança. A equipa actuará num 4-2-3-1, onde a maior nuance estará no posicionamento do homem que actua nas costas do avançado. Assim, poderemos ter um meio-campo mais reforçado com a presença de Samaris e Florentino e um Taarabt mais solto ou então a manutenção de um meio-campo a dois com Chiquinho ou Rafa mais próximos do avançado.

Bruno Lage terá de decidir como quer abordar este jogo. Se vai apresentar uma equipa com bola e com iniciativa ou se vai apresentar uma equipa sem bola e expectante. Dar bola a um colectivo como o do FK Shakhtar pode ser um imenso tiro no pé.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Odysseas Vlachodimos – Não há como escapar ao óbvio. O guarda-redes dos encarnados tem sido constantemente o melhor – ou dos melhores – jogador da equipa. Jogo após jogo. Foram já vários pontos conquistados e eliminatórias asseguradas devido às exibições do greco-alemão. Se vamos para um jogo deste Benfica sem saber o que esperar da exibição individual e colectiva dos jogadores de campo, quanto a Vlachodimos já não temos esse problema. É a aposta segura. Tem falhas, evidentemente. Um jogo de pés ainda por aprimorar e uma grande dificuldade em agarrar bolas. Mas, tem sido um muro autêntico para os avançados adversários.

XI PROVÁVEL:

4-2-3-1 – Vlachodimos, T. Tavares, R. Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Samaris, Pizzi, Rafa, Cervi e Vinícius.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Está definida a primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025

A primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025 vai colocar, frente a frente, o Fluminense frente ao Chelsea.

Chelsea bate Palmeiras de Abel Ferreira e está nas meias-finais do Mundial de Clubes 2025

O Chelsea garantiu o acesso às meias-finais do Mundial de Clubes. A equipa londrina bateu o Palmeiras de Abel Ferreira por 2-1.

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

Eis todos os jogos do Sporting na Primeira Liga 25/26

O Sporting já conhece o calendário completo das 34 jornadas da Primeira Liga 2025/26. Na primeira jornada, os leões vão defrontar o Casa Pia.

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.