JJ e a (não) aposta na formação: Mito a combater ou realidade a retomar?

- Advertisement -

Não sei se já souberam, mas Jorge Jesus é o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica. Se não sabiam, não se sintam ignorantes, foi, de facto, inaceitavelmente pouco noticiado esse regresso. Com Jesus, chegaram adjuntos em número suficiente para montar um Cirque du Soleil, dúvidas, especulações, críticas, mensagens de apoio e, ainda que poucas, algumas certezas.

A primeira, naturalmente, a de que as únicas pessoas que se previa que garantidamente receberiam Jorge Jesus em Lisboa de braços abertos seriam Luís Filipe Vieira e o Cristo-Rei (o de cá). A segunda, sem dúvida, a de que o clube da Luz iria atacar o mercado com força, mas também, espero, com alguma precisão. Consequentemente, há dois aspetos que emergem como relevantes.

O primeiro prende-se com o potencial êxodo de jogadores ligados contratualmente aos encarnados. Vários futebolistas de qualidade vão abandonar o clube, com o assumir do leme de JJ. Estou a brincar! Os futebolistas de qualidade vão ficar! Parabéns, Rú…Gri…Viní…Piz… Bom, se calhar, é melhor passar à frente.

Os jogadores que não demonstraram qualidade suficiente, esses sim, vão por certo receber guia de marcha da parte do mister campeão em título da Libertadores (aposto que também não sabiam isto, pois não?). Jogadores que já provaram o seu valor, mas que realizaram uma má época, vão poder mostrar-se a Jesus (o que quer dizer que o Gabriel só fica se passar a locomover-se em campo, no mínimo, com a mesma velocidade, vontade e energia de um condenado à morte a caminho da cadeira elétrica – o que já era uma mudança enorme!).

Chegamos ao segundo aspeto. Por entre entradas e saídas (com obrigatória desinfeção das mãos), onde ficam (ou para onde saem) os jovens da formação? Continuará a haver uma aposta na formação do Seixal? Ou o Seixal vai virar “Seixeles”, destino turístico apreciado por futebolistas ricos em pré-reforma (agora a sério, “anda para o SL Benfica, Cavani!” Juro que estou a citar…)?

Jovens como Gonçalo Ramos podem perder espaço com a chegada de nomes consagrados como Edinson Cavani

Há quem tenha uma resposta bem armada para esta questão, há quem não tenha. Há quem não duvide que as águias vão voltar ao paradigma que viveu na primeira passagem de Jesus pelo clube, há quem ache que talvez não seja bem assim. Espantem-se: eu acho que não será bem assim.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão completamente arrasado: «Quanto é que ele ganha? 288 mil euros por semana? Fazer este tipo de exibição é inaceitável. Este é um...

Rafael Leão não começou da melhor forma a sua aventura no Galatasaray e as suas exibições têm sido criticadas.

Estrela da Amadora inicia substituição do relvado da Reboleira e já aponta a data para o regresso

O Estrela da Amadora inicia a troca do relvado na Reboleira, apontando o regresso ao José Gomes para 24 de outubro.

Tatiana Pinto faz antevisão ao jogo frente ao Benfica: «Elas têm muitas jogadoras novas»

Tatiana Pinto realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre a Juventus e o Benfica, relativo à Champions Feminina.

RFEF divulga áudios do VAR do dérbi de Madrid: «Segurou o jogador sem disputar a bola»

A Real Federação Espanhola de Futebol divulgou os áudios do VAR do dérbi de Madrid, revelando as razões para as duas decisões alteradas.

PUB

Mais Artigos Populares

Newsletter do FC Porto destaca vitória e visa Benfica e Sporting: «Supremacia azul e branca sobre os rivais de Lisboa»

O FC Porto destacou a «supremacia azul e branca» sobre os rivais de Lisboa em newsletter oficial após vencer o Benfica no Dragão.

Pesadelo: Portimonense novamente impedido de inscrever jogadores

O Portimonense está novamente impedido de inscrever jogadores. O castigo aplica-se às próximas três janelas de transferências.

Para alguns adeptos ficarem surpreendidos? Arsenal abre a porta de saída a Max Dowman e estabelece condição

Max Dowman pode abandonar o Arsenal no próximo mercado, de maneira a conseguir somar mais minutos no alto nível.