Julian Weigl | Uma nova vida no miolo encarnado

- Advertisement -

Poucos são os jogadores que saem da Bundesliga para jogar em Portugal, mas há dois anos um médio alemão custou nada mais nada menos do que 20 milhões de euros aos cofres do SL Benfica. Julian Weigl aterrou em Lisboa com rótulo de craque devido ao clube anterior, Borussia Dortmund, e à escola alemã que trazia na bagagem. O montante pago pelo clube da Luz fazia antever uma chegada em grande para controlar o meio-campo e substituir Ljubomir Fejsa, que já se encontrava numa fase descendente da sua carreira.

Depois de 171 jogos pelo BVB Dortmund, Weigl decidiu deixar o seu país e rumar à primeira experiência no estrangeiro. Pelos encarnados, o médio já disputou 56 jogos e marcou dois golos. Ainda que os seus primeiros tempos em Portugal não tenham sido os mais espetaculares que já se viu do alemão, devido ao contexto em que encontrou a equipa – Weigl entrou na fase mais negativa de Bruno Lage depois da derrota no Estádio do Dragão – e também pela adaptação normal que um jogador tem de fazer a um país totalmente diferente do seu.

Já esta época, com Jorge Jesus no comando, Julian Weigl tem vindo a jogar aquilo que realmente demonstrou ao serviço do BVB Dortmund. Grande eficácia no passe, excecional visão de jogo e uma perceção dos lances fora do normal são alguns dos atributos que fazem do médio alemão umas das principais figuras da Primeira Liga.

Julian Weigl assumiu a posição 6 do miolo encarnado
Julian Weigl assumiu, em definitivo, a posição 6 do miolo encarnado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No entanto, poucas têm sidas as ocasiões de jogar ao serviço da seleção do seu país devido à fraca visibilidade europeia do SL Benfica e ao esquema tático que Joachim Löw implementa na equipa.

Avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermakt, Julian Weigl atingiu o seu pico de valorização na época 2017/2018, quando alcançou os 30 milhões ao serviço do BVB Dortmund, então treinado por Peter Bosz e mais tarde por Peter Stoger.

Aos 25 anos e ainda por conquistar o seu primeiro troféu ao serviço do SL Benfica, o médio alemão tem uma Taça da Alemanha, uma Supertaça alemã e cinco internacionalizações no seu currículo.

Renato Gouveia Dias
Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Nascimento reforça o Rio Ave

Diogo Nascimento reforçou o Rio Ave. O médio de 23 anos chegou aos vilacondenses por empréstimo do Olympiacos.

Treinador deixa o Benfica para se juntar ao Torreense

Pedro Faria deixou o Benfica para assumir o Torreense na Liga Revelação. Esta será a primeira experiência do treinador fora do Seixal.

Jorge Jesus: A escolha certa na seleção de todos nós?

Jorge Jesus é agora o homem que tem como missão guiar Portugal para novas conquistas.

Espanha x Argentina: Já é conhecido o árbitro escolhido para a final do Mundial 2026

A FIFA já revelou quem será o árbitro da final do Mundial 2026. Slavko Vincic é o escolhido para orientar o Espanha x Argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

Harry Kane analisa Inglaterra x Argentina: «Depois do 1-0, parecia que nos limitávamos a tentar aguentar o resultado o que a este nível não...

A Inglaterra perdeu com a Argentina por 2-1 e foi eliminada nas meias-finais do Mundial 2026. Eis o que Harry Kane disse.

Fabrizio Romano com ponto de situação: Benfica em negociações para contratar avançado do Al Nassr

Fabrizio Romano confirma: Benfica inicia conversações para contratar Jhon Durán ao Al Nassr. Águias querem empréstimo.

Vozinha recebe proposta e vê com bons olhos: eis o clube

Vozinha pode rumar ao Chile. Colo-Colo apresentou oferta formal e o guarda-redes vê com bons olhos jogar nessa equipa.