📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luisão: Mais uma época ou época final?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Falar na saída do Luisão é um assunto que toca a qualquer benfiquista. Assaltam a mente uma série de questões: Perder o nosso capitão? Que impacto terá isso na dinâmica da equipa? E no balneário? São respostas e soluções que, mais cedo ou mais tarde, terão que ser encontradas mas talvez só lá para Junho de 2018.

Todos sabemos que o Luisão é um jogador muito experiente, tem boas noções de posicionamento em campo, o que a um defesa central facilita muito a vida, ainda mais, um defesa central que no jogo aéreo é muito forte. Mas e quando pela frente destes centrais surgem avançados rápidos e com grandes dinâmicas, a puxar para as linhas ou para as costas dos centrais? O capitão tem dado luta mas já não consegue acompanhar como outrora. Ainda na semana passada, ouvia-se dos adeptos ao meu lado no Bonfim: “Então, Luisão?”; “Vai lá, Luisão”.

Que futuro para o capitão? Fonte: SL Benfica
Que futuro para o capitão?
Fonte: SL Benfica

A renovação contratual de um jogador com 35 anos é sempre uma decisão difícil, pois é colocado, obviamente, em causa o rendimento desportivo do mesmo. A perda de capacidades físicas, neste caso, vão-se notando pela velocidade, que tem vindo a diminuir, o jogador vai ficando mais “duro de rins”, como se diz por aí, mas também pela qualidade técnica, que se tem tornado menos frequente nas suas performances em campo.

Ao longo de destes 14 anos, habituou-nos a exibições regulares e de alto nível. Aliás, Luisão no 11, sempre foi sinónimo de equilíbrio e segurança, qualidades estas que acabam por lhe conferir também, o carisma necessário para a figura de capitão de uma equipa com a dimensão do Benfica. Posto isto, deve um jogador com tanta importância no balneário, continuar no clube, mesmo que o seu peso em campo tenha vindo a decair?

A verdade é que o Benfica não tem substituto à altura, de momento, não vislumbro um líder com as características necessárias no plantel. Já para não falar da questão da mudança de liderança, que é sempre complicada para um coletivo e nesta fase não vinha nada a calhar, convenhamos.

No entanto, há ainda outro aspeto a ter em conta: o financeiro. Já vimos que a nível desportivo pode fazer sentido a renovação mas não nos podemos esquecer, que é um dos jogadores mais bem pagos da equipa da Luz e não só está em declínio físico, como não presumo que assuma a titularidade por mais uma época. Neste momento, tem em cima da mesa um acordo de 2,5 milhões líquidos com Luís Filipe Vieira, se alguma proposta igualar este valor, considera-se a saída por ambas as partes, se não, é certo que continua na Luz, pelo menos mais uma época.

Tudo indica que o brasileiro fica e a concretizar-se, completará 15 temperadas seguidas no clube, acabando de alcançar Humberto Coelho com 498 partidas de águia ao peito.

Aconteça o que acontecer, Luisão é e sempre será um símbolo do clube, parte do emblema encarnado, um capitão que já viveu momentos bons, muito bons e menos bons também, e o qual todos estes anos soube personificar a “raça, querer e ambição” que caracterizam o Sport Lisboa e Benfica.

Foto de capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.