Nélson Semedo 2.0

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Foi apresentado aos benfiquistas como “Nelsinho”. Porém, no início da época passada, logo se percebeu que a ingenuidade e nervosismo possivelmente associado ao diminutivo, não existiam. Nélson mostrou desenvoltura e personalidade – veja-se as exibições do Calderón e do Dragão – e até chegou rapidamente à seleção. Depois de uma lesão grave – com todas as consequências negativas que daí advém para a evolução de um jovem -, Nélson Semedo está de volta. E, não se iludam, neste caso, a versão 2.0, é mesmo uma versão melhorada.

No início da temporada 2015/2016 Vieira prometeu cinco “meninos do Seixal”. Nélson, não sendo à data o jogador mais popular do Caixa Futebol Campus, foi um dos escolhidos. Lançados na Supertaça com o Sporting, o jovem português foi conquistando o terceiro anel. Juntar velocidade, virtuosismo e capacidade de resistência não é fácil, particularmente num jogador que se estreava ao mais alto nível. Os defeitos eram ainda evidentes, mas percebia-se que com o tempo podiam ser trabalhados. Além do mais, notou-se desde o primeiro momento, Rui Vitória confiava cegamente no jovem português. Aos poucos, a segurança foi estando presente no jogo do lateral e a consciência táctica foi começando a impressionar os gigantes europeus.

Nélson Semedo voltou melhor do que nunca Fonte: Facebook Oficial de Nélson Semedo
Nélson Semedo voltou melhor do que nunca
Fonte: SL Benfica

Qualquer lesão mói. Para um jovem em ascensão, esta lesão foi particularmente complexa. Do ponto de vista físico, Nélson perdeu ritmo (e o seu lugar) – André Almeida aproveitou, agarrou o lugar e deu consistência à equipa -, mas a principal dificuldade esteve no foro mental. O jovem lateral perdeu confiança e com isso, o seu jogo perdeu espontaneidade.

No Verão, Rui Vitória foi claro: “Nélson tem um potencial enorme e vai voltar ao seu nível”. Havia uma esperança interna que Nélson pudesse voltar ao rendimento do início da outra época. Afinal, todos reconheciam as dificuldades de reintegração, numa equipa com uma dinâmica de vitória forte, depois de uma lesão grave. Esperança justificada. Nélson, aos poucos foi evidenciando as traves-mestra do seu jogo e, foi com isso, melhorando o da própria equipa. O entendimento com Salvio foi-se solidificando e o Benfica, tem neste momento na profundidade do jovem internacional português, uma das principais armas ofensivas. Nélson Semedo está oficialmente revigorado. Fortaleceu as suas qualidades, ganhou outras – inteligência e assertividade na zona de decisão – e os defeitos, outrora tão evidentes, até são camuflados com tanto futebol. O jovem português sempre teve potencial, porém, agora que temos a versão 2.0 do lateral, esse potencial já se transformou em certeza. O futebol português agradece este upgrade futebolístico.

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.