Nélson Semedo 2.0

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Foi apresentado aos benfiquistas como “Nelsinho”. Porém, no início da época passada, logo se percebeu que a ingenuidade e nervosismo possivelmente associado ao diminutivo, não existiam. Nélson mostrou desenvoltura e personalidade – veja-se as exibições do Calderón e do Dragão – e até chegou rapidamente à seleção. Depois de uma lesão grave – com todas as consequências negativas que daí advém para a evolução de um jovem -, Nélson Semedo está de volta. E, não se iludam, neste caso, a versão 2.0, é mesmo uma versão melhorada.

No início da temporada 2015/2016 Vieira prometeu cinco “meninos do Seixal”. Nélson, não sendo à data o jogador mais popular do Caixa Futebol Campus, foi um dos escolhidos. Lançados na Supertaça com o Sporting, o jovem português foi conquistando o terceiro anel. Juntar velocidade, virtuosismo e capacidade de resistência não é fácil, particularmente num jogador que se estreava ao mais alto nível. Os defeitos eram ainda evidentes, mas percebia-se que com o tempo podiam ser trabalhados. Além do mais, notou-se desde o primeiro momento, Rui Vitória confiava cegamente no jovem português. Aos poucos, a segurança foi estando presente no jogo do lateral e a consciência táctica foi começando a impressionar os gigantes europeus.

Nélson Semedo voltou melhor do que nunca Fonte: Facebook Oficial de Nélson Semedo
Nélson Semedo voltou melhor do que nunca
Fonte: SL Benfica

Qualquer lesão mói. Para um jovem em ascensão, esta lesão foi particularmente complexa. Do ponto de vista físico, Nélson perdeu ritmo (e o seu lugar) – André Almeida aproveitou, agarrou o lugar e deu consistência à equipa -, mas a principal dificuldade esteve no foro mental. O jovem lateral perdeu confiança e com isso, o seu jogo perdeu espontaneidade.

No Verão, Rui Vitória foi claro: “Nélson tem um potencial enorme e vai voltar ao seu nível”. Havia uma esperança interna que Nélson pudesse voltar ao rendimento do início da outra época. Afinal, todos reconheciam as dificuldades de reintegração, numa equipa com uma dinâmica de vitória forte, depois de uma lesão grave. Esperança justificada. Nélson, aos poucos foi evidenciando as traves-mestra do seu jogo e, foi com isso, melhorando o da própria equipa. O entendimento com Salvio foi-se solidificando e o Benfica, tem neste momento na profundidade do jovem internacional português, uma das principais armas ofensivas. Nélson Semedo está oficialmente revigorado. Fortaleceu as suas qualidades, ganhou outras – inteligência e assertividade na zona de decisão – e os defeitos, outrora tão evidentes, até são camuflados com tanto futebol. O jovem português sempre teve potencial, porém, agora que temos a versão 2.0 do lateral, esse potencial já se transformou em certeza. O futebol português agradece este upgrade futebolístico.

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.