O ano do SL Benfica em revista: Penta falhado, adeus do capitão, crise e contestação

    Em janeiro, o Benfica disputou cinco jornadas da Liga Portuguesa 2017/2018. O primeiro de todos eles foi o derby contra o Sporting CP para a 16ª Jornada, que terminou num empate a um golo. Seguiram-se três vitórias seguidas: Moreirense FC (2-0), SC Braga (3-1), GD Chaves (3-0) e um empate com o CF ‘Os Belenenses’ (1-1). No final do primeiro mês de 2018, os encarnados ocupavam a terceira posição, com 47 pontos, e contavam com a concorrência aguerrida dos dois primeiros classificados, Porto (52) e Sporting (50), na luta pelo título de campeão nacional.

    O segundo mês do ano, fevereiro, contou com mais quatro jornadas da Liga e com um pleno de vitórias contra o Rio Ave FC (5-1), Portimonense SC (3-1), Boavista FC (4-0) e FC Paços de Ferreira (3-1). A terceira posição da tabela manteve-se, com os encarnados a igualarem o Sporting com 59 pontos, deixando a liderança para o Porto, com 64.

    Chegamos a março, com mais quatro jogos para a Liga e mais um pleno de vitórias: CS Marítimo (5-0, 25ª Jornada), CD Aves (2-0, 26ª Jornada), CD Feirense (2-0, 27ª Jornada) e Vitória SC (2-0, 28ª Jornada). Estes resultados permitiram ultrapassar o Sporting e, no final da 28ª Jornada, o Porto, e alcançar a primeira posição, com 71 pontos, mais um ponto que os dragões.

    O mês de abril foi decisivo para as aspirações dos encarnados de chegar ao inédito pentacampeonato. Ao triunfo frente ao Vitória FC (2-1) na 29ª Jornada, seguiu-se o jogo do “tudo ou nada” com o Porto, na Luz, que terminou com a vitória dos dragões (1-0) e, por consequência, com o sonho encarnado perto de se desmoronar. Para complicar ainda mais as contas, depois da vitória frente ao GD Estoril-Praia (2-1) na 31ª Jornada, o Benfica perdeu com o CD Tondela (3-2) na Luz e aí deitou por terra, de forma oficial, a conquista do campeonato que se antevinha histórico.

    Em maio, aconteceram as últimas duas jornadas da edição 2017/2018 da Liga. Depois de falhar oficialmente a conquista do campeonato, os encarnados empataram com o Sporting (0-0) e venceram o Moreirense (1-0). Com 81 pontos e menos sete que o campeão Porto, o Benfica terminou a Liga no segundo lugar, com a promessa de que voltaria melhor na temporada seguinte e com apenas um objetivo em mente: a “Reconquista”.

    Com o fim de mais uma época desportiva, chegaram as tão merecidas férias e a abertura do mercado de transferências. Neste mês, os encarnados oficializaram o regresso de Yuri Ribeiro, que estava no Rio Ave, e as contratações de Vlachodimos, vindo do Panathinaikos, Ebuehi, do Ado Den Haag, Conti, do Colón, Chiquinho, da Académica OAF, e João Amaral, do Vitória de Setúbal.

    Em maio, chegou a contratação, que, até ao momento, se está a revelar como a mais sonante do defeso: o guarda-redes Odysseas Vlachodimos
    Fonte: SL Benfica

    No sexto mês do ano, junho, foram contratados Nicolás Castillo (ex-Pumas), Facundo Ferreyra (ex-Shakhtar Donetsk) e Lema (ex-Belgrano). Em sentido inverso, João Carvalho, em definitivo, e Diogo Gonçalves, por empréstimo, rumaram ao Nottingham Forest; Raúl Jiménez foi emprestado ao Wolverhampton FC, Pêpê Rodrigues ao Vitória de Guimarães e Heriberto Tavares ao Moreirense.

    Em julho, Ola John foi vendido em definitivo ao Vitória de Guimarães; João Amaral rumou ao Lech Poznan e Chiquinho ao Moreirense; Alfa Semedo regressou, vindo do Moreirense; Gedson e João Félix foram promovidos à equipa principal e começaram os primeiros amigáveis de pré-época. Nos dois primeiros testes a contar para o Torneio Internacional do Sado, os encarnados derrotaram o Napredak (3-0), empataram com o Vitória de Setúbal (1-1) e, na sequência dos dois resultados, sagraram-se vencedores da competição.

    Seguiram-se mais dois amigáveis, com o Swindon Town (vitória por 5-0) e com o Sevilha FC (1-0), antes do início da Internacional Champions Cup. Na competição com alguns dos grandes tubarões europeus registaram-se dois empates com o Borussia Dortmund (2-2) e a Juventus FC (1-1). No desempate por grandes penalidades, os encarnados derrotaram os alemães e perderam contra os italianos.

    O mês de agosto marcou o início da época desportiva 2018/2019. Antes disso, logo no primeiro dia, teve lugar o último jogo da pré-temporada, contra o Lyon, a contar para a International Champions Cup e para a décima edição da Eusébio Cup. Derrota por 3-2.

    O primeiro jogo da nova e atual temporada foi com o Fenerbahçe SK, na primeira mão da 3ª eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões. O Benfica venceu por um 1-0 na Luz e entrou para a segunda mão mais confortável no acesso à fase seguinte.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Casa Pia fez abordagem por avançado com mais de 2 metros

    O Casa Pia fez uma sondagem por Anosike Ementa,...

    Sporting atento a craque da Bundesliga para o lugar de Viktor Gyokeres

    O Sporting já está analisar alguns jogadores para ocuparem...

    Liverpool oferece contrato a treinador até 2027

    O Liverpool continua a sua procura por um sucessor...

    Benfica de olho em promessa espanhola para a próxima temporada

    O Benfica pode apresentar uma proposta por Marc Pubill,...

    Rúben Amorim chamou grande novidade à preparação do Clássico com o FC Porto

    Rúben Amorim continuou a preparação do desafio entre Sporting...
    Miguel Catarino
    Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
    Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.