O Bando dos Quatro | O salto para a equipa A encarnada

    1.

    Fonte: SL Benfica

    Tiago Dantas – O que possa ser proferido sobre Tiago Dantas será sempre, em quantidade e em qualidade, curto para expressar o que este futuro senhor jogador expressa em campo. Ver o futebol de Tiago Dantas no seu estado máximo de pureza influi-nos uma corrente enorme de emoções variadas: alegria, espanto, admiração e até nostalgia. Para os adeptos do futebol “antigo”, para os profetas do “´Dantas` é que era bom”, o médio benfiquista é um oásis no deserto.

    Reitero que tudo o que possa ser dito sobre o jovem de 18 anos e 1,69m é pouco, e que reduzir o seu futebol a uma palavra é minimalista. Ainda assim, há uma que, ainda que insuficiente, lhe assenta que nem uma chuteira: classe. O alfacinha conjuga uma extraordinária qualidade técnica, uma incomum visão de jogo, uma leitura em campo acima da média, uma cultura tática crescente e uma capacidade de liderança que faz dele capitão da equipa de juniores na Youth League – onde tem andado a espalhar magia.

    É um “10” à moda antiga. No entanto, ciente de que a moda é mesmo antiga, Dantas tem vindo a ganhar consistência nas restantes posições do meio-campo adiantado. Na próxima época, gostava de vê-lo disputar com Pedrinho a posição de apoio ao ponta-de-lança, relegando Chiquinho para a luta pela ala direita. Confluir na mesma equipa um fantasioso como Pedrinho e um maestro como Tiago Dantas, seria um sério aviso a toda a navegação e traria memórias de tempos em que o futebol era mais… Puro.

     

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.