O instável futuro de Rafa

- Advertisement -

Mantinhas ou vendias Rafa Silva?

 

Há um ano, o agente de Rafa deixava no ar a perspetiva do extremo se mudar para a Liga Espanhola ou Inglesa, assumindo que o seu cliente gostava de chegar ao topo do futebol europeu. A verdade é que o jogador permaneceu no Sport Lisboa e Benfica e esteve em 46 partidas, apontando nove golos e somando dez assistências.

No entanto, um ano volvido volta a especular-se sobre a permanência ou saída do ex-SC Braga e CD Feirense. Jorge Jesus parece querer mantê-lo, vendo em Rafa um jogador de qualidade e experiente. Todavia, o peso que as contas encarnadas vão ter no mercado de verão 2021 podem implicar a venda dos ativos mais rentáveis.

Incluindo Rafa. Aos 28 anos, esta pode ser uma das últimas janelas de oportunidade para angariar um montante razoável com a transferência do extremo português. Num momento de necessária renovação desportiva e de obrigatório equilibrar das contas, a saída de Rafa poderá revelar-se uma necessidade.

Apesar de as suas qualidades intrínsecas lhe serem sobejamente reconhecidas, o extremo nunca chegou verdadeiramente a explodir e a alcançar o patamar prático que o seu potencial teórico fazia antever. Exceção feita à temporada 18/19 (e, em certa medida, esta transata), em que de facto mostrou qualidade com consistência, as épocas de Rafa de águia ao peito foram sempre plenas de altos e baixos.

E, parecendo que não, Rafa Silva já leva cinco temporadas de SL Benfica. Ainda assim, continua a falar-se do jogador como se de um rapaz de 20 anos se tratasse.

Ainda se espera o momento da explosão, o momento em que Rafa demonstra ser um desequilibrador com golo, em que Rafa mostra capacidade para ser um jogador regular.

Parece-me claro que, a chegar, esse momento não terá lugar com Rafa no SL Benfica. Naturalmente, o internacional português não deixa de ser um bom futebolista e será sempre vital saber substituí-lo.

Contudo, pesando o que Rafa já deu e o que pode dar ao SL Benfica, atentando no valor de mercado do jogador (23 milhões de euros, segundo o Transfermarkt), relembrando a vontade já demonstrada pelo mesmo de jogar no estrangeiro, tendo em conta a necessidade de fazer dinheiro por parte do clube e considerando que este pode ser o momento ideal para libertar Rafa, não me oporia à sua saída (se oposição ainda significa alguma coisa no regime vigente no SL Benfica).

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede após Arouca x Benfica: «Seria desconfortável ter o Trezza a baixar na pressão sem ter ninguém para...

O Benfica derrotou o Arouca por 2-1 na 26.ª jornada da Primeira Liga. Vasco Seabra respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Cristiano Ronaldo está lesionado e festejou a vitória do Al Nassr: «Orgulhoso de vocês»

Cristiano Ronaldo festejou a goleada do Al Nassr. Avançado português deixou uma mensagem à equipa nas redes sociais.

Martín Anselmi mostra solidariedade com os adeptos e responde: «Sou burro porque perdemos»

O Botafogo foi derrotado por 3-0 na receção ao Flamengo. Depois do jogo, Martín Anselmi deixou mensagem aos adeptos.

GP da China: Antonelli estreia-se a vencer e é o 2.º mais jovem de sempre a conquistar a vitória

A jovem promessa Kimi Antonelli brilhou ao conquistar a primeira vitória da carreira. Lewis Hamilton conquistou o primeiro pódio pela Ferrari

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Moreirense da 26ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Moreirense na 26.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas formações.

Mário Branco foi ao balneário do árbitro depois do Arouca x Benfica mostrar descontentamento com a arbitragem do jogo

O Benfica venceu o Arouca por 2-1. Depois do jogo, Mário Branco, diretor-geral das águias, pediu explicações a José Bessa, árbitro do encontro.

FC Porto quer isolar-se perante os rivais | FC Porto x Moreirense

Um triunfo no Dragão, diante do FC Porto, daria um reforço de motivação aos jogadores comandados por Vasco Botelho da Costa.