O vértice encarnado

sl benfica cabeçalho 1

Em qualquer triângulo, um vértice une linhas. No Benfica esse vértice não une só duas linhas, mas um fio de jogo. Torna a subida no terreno de jogo um processo criterioso em que é privilegiada a posse. A da bola e do controlo do jogo.

Quando os encarnados estavam a atravessar um momento crítico, a nível de resultado, mas, sobretudo, de exibições, eis que aparece um croata que chegara a ser considerado o Modric quando estava no Rio Ave. O que é certo é que, proporcionalmente falando, e após ter vindo para o Benfica, o médio exerceu tal importância na manobra da equipa que a alcunha de Modric dos encarnados também não lhe assentaria nada mal. O verdadeiro nome é Krovinovic e o talento é muito.

Com o jovem, Rui Vitória mudou a tática. De um 4-4-2, com Pizzi a fazer a ligação defesa-ataque, passou para um 4-3-3, com Krovinovic a desempenhar essa função. A principal diferença está naquilo que o facto de ser o croata a fazer essa ligação proporcionou à construção do jogo ofensivo da equipa. E até mesmo no setor defensivo.

A entrada de Krovinovic na equipa, numa primeira fase, permitiu a Pizzi ter mais liberdade para se movimentar, seja no apoio às alas seja no miolo do terreno. Daí a pisar zonas mais avançadas no campo foi rápido. Pizzi tem sido um dos goleadores da equipa nas últimas partidas. Jonas tem o estatuto de goleador principal.

Numa outra perspetiva, que tem tanta ou mais importância que a liberdade de Pizzi no campo, o médio deu a consistência de que o meio campo benfiquista necessitava. Não a nível defensivo – ainda que ter mais um jogador a defender seja uma vantagem – mas principalmente, quando a equipa está em ataque. Com uma técnica acima do comum, tanto transporta o jogo pelo meio, sendo o próprio a progredir com a bola controlada, como aparece numa das alas como se de um extremo se tratasse. A visão de jogo do médio é também uma das suas maiores vantagens.

O jovem médio português aparece como a mais provável opção para substituir Krovinovic Fonte: SL Benfica
O jovem médio português aparece como a mais provável opção para substituir Krovinovic
Fonte: SL Benfica

Porém, aconteceu o que ninguém esperava. Krovinovic lesiona-se com gravidade e os restantes jogos da temporada, vê-los-á na bancada. Rui Vitória tem novo teste de fogo – o que fazer?

Uma vez que a equipa tem trabalhado num sistema tático com três jogadores no meio campo, e tem já rotinas adquiridas nos processos, alterar a disposição no campo não iria ser benéfico. Assim sendo, terá naturalmente de ou contratar um jogador com as características especificas para a posição, ou mais fácil ainda, com a inclusão do jovem médio João Carvalho.

Certamente não terá as características de Krovinovic, mas talvez acrescente outro tipo de qualidades a nível ofensivo. O jovem tem uma capacidade de remate de fora da área interessante e uma boa visão de jogo. Rui Vitória disse mesmo que o médio via o que mais ninguém via.

Resta esperar para saber se o técnico dos encarnados vê em João Carvalho a capacidade para ocupar o lugar deixado vago pelo menino da fita no cabelo – o Modric dos encarnados. Desta forma o triângulo do meio campo benfiquista apenas substituía um dos vértices por outro que, embora com uma margem de progressão a ter em atenção, ainda está em crescimento.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto treina pela primeira vez desde a morte de Jorge Costa e só há uma ausência

O FC Porto realizou esta sexta-feira o primeiro treino desde a morte de Jorge Costa. Francisco Moura é a única ausência.

“Here We Go” de Fabrizio Romano: PSG fecha defesa por 68 milhões de euros

O PSG fecha a contratação de Illya Zabarnyj ao Bournemouth. Franceses acordam pacote de 68 milhões de euros pelo defesa-central.

Viktor Gyokeres recorda receção em Singapura e diz: «Estou muito feliz por finalmente vestir a camisola do Arsenal»

Viktor Gyokeres recorda receção perante os adeptos do Arsenal em Singapura. Avançado feliz por vestir a camisola dos Gunners.

FC Porto: Pepê apontado à Serie A

Pepê está a ser apontado à Serie A. Internacional brasileiro do FC Porto colocado na lista do Bolonha neste mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Newcastle pondera avançar para a contratação de Samu Aghehowa

O Newcastle está interessado em Samu Aghehowa. Emblema da Premier League pondera avançar pelo jogador do FC Porto.

Al Nassr de Jorge Jesus quer contratar avançado do Bayern Munique: É a nova prioridade

O Al Nassr avança para a contratação de Kingsley Coman ao Bayer Munique. Extremo francês é a nova prioridade do conjunto saudita.

AC Milan perto de fechar avançado do Manchester United de Ruben Amorim

Rasmus Hojlund pode deixar o Manchester United e regressar à Serie A. Há proposta do AC Milan em cima da mesa.