O vértice encarnado

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Em qualquer triângulo, um vértice une linhas. No Benfica esse vértice não une só duas linhas, mas um fio de jogo. Torna a subida no terreno de jogo um processo criterioso em que é privilegiada a posse. A da bola e do controlo do jogo.

Quando os encarnados estavam a atravessar um momento crítico, a nível de resultado, mas, sobretudo, de exibições, eis que aparece um croata que chegara a ser considerado o Modric quando estava no Rio Ave. O que é certo é que, proporcionalmente falando, e após ter vindo para o Benfica, o médio exerceu tal importância na manobra da equipa que a alcunha de Modric dos encarnados também não lhe assentaria nada mal. O verdadeiro nome é Krovinovic e o talento é muito.

Com o jovem, Rui Vitória mudou a tática. De um 4-4-2, com Pizzi a fazer a ligação defesa-ataque, passou para um 4-3-3, com Krovinovic a desempenhar essa função. A principal diferença está naquilo que o facto de ser o croata a fazer essa ligação proporcionou à construção do jogo ofensivo da equipa. E até mesmo no setor defensivo.

A entrada de Krovinovic na equipa, numa primeira fase, permitiu a Pizzi ter mais liberdade para se movimentar, seja no apoio às alas seja no miolo do terreno. Daí a pisar zonas mais avançadas no campo foi rápido. Pizzi tem sido um dos goleadores da equipa nas últimas partidas. Jonas tem o estatuto de goleador principal.

Numa outra perspetiva, que tem tanta ou mais importância que a liberdade de Pizzi no campo, o médio deu a consistência de que o meio campo benfiquista necessitava. Não a nível defensivo – ainda que ter mais um jogador a defender seja uma vantagem – mas principalmente, quando a equipa está em ataque. Com uma técnica acima do comum, tanto transporta o jogo pelo meio, sendo o próprio a progredir com a bola controlada, como aparece numa das alas como se de um extremo se tratasse. A visão de jogo do médio é também uma das suas maiores vantagens.

O jovem médio português aparece como a mais provável opção para substituir Krovinovic Fonte: SL Benfica
O jovem médio português aparece como a mais provável opção para substituir Krovinovic
Fonte: SL Benfica

Porém, aconteceu o que ninguém esperava. Krovinovic lesiona-se com gravidade e os restantes jogos da temporada, vê-los-á na bancada. Rui Vitória tem novo teste de fogo – o que fazer?

Uma vez que a equipa tem trabalhado num sistema tático com três jogadores no meio campo, e tem já rotinas adquiridas nos processos, alterar a disposição no campo não iria ser benéfico. Assim sendo, terá naturalmente de ou contratar um jogador com as características especificas para a posição, ou mais fácil ainda, com a inclusão do jovem médio João Carvalho.

Certamente não terá as características de Krovinovic, mas talvez acrescente outro tipo de qualidades a nível ofensivo. O jovem tem uma capacidade de remate de fora da área interessante e uma boa visão de jogo. Rui Vitória disse mesmo que o médio via o que mais ninguém via.

Resta esperar para saber se o técnico dos encarnados vê em João Carvalho a capacidade para ocupar o lugar deixado vago pelo menino da fita no cabelo – o Modric dos encarnados. Desta forma o triângulo do meio campo benfiquista apenas substituía um dos vértices por outro que, embora com uma margem de progressão a ter em atenção, ainda está em crescimento.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

Barcelona tem em cima da mesa proposta de 300 milhões de euros para vender jogador

O Barcelona pode bater todos os recordes de transferências se assim o quiser. Em cima da mesa culé há uma proposta megalómana por Lamine Yamal.

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.