Onde andavas tu, Rafadona? | SL Benfica

- Advertisement -

Benfica

Rafa Silva atravessa um grande momento de forma e está bem lançado em fazer a sua melhor época de sempre.

Quando Rafa foi contratado ao SC Braga em 2016, por 16,4 milhões de euros, muitos torceram o nariz ao valor demasiado alto para um jogador que ainda não tinha mostrado créditos num clube da dimensão do SL Benfica, apesar de ter deixado boas indicações no emblema bracarense. E os primeiros tempos de Rafa na Luz não foram particularmente fáceis. Os golos falhados, alguns deles de forma quase escandalosa, levaram os adeptos à beira de um ataque de nervos e a duvidar do sucesso do avançado no clube encarnado.

Só que o tempo encarregou-se de mostrar que estava meio mundo enganado em relação ao número 27 das águias. Aos poucos, as suas exibições foram sendo mais consistentes e os golos começaram a surgir de forma natural. A sua melhor época até agora com o manto sagrado foi a de 2018/2019, onde meteu a bola dentro da baliza adversária por 21 vezes e foi uma peça fundamental na equipa orientada por Bruno Lage, que culminou com a conquista do campeonato nacional. Mas Rafa está disposto a ultrapassar essa marca pessoal e, para já, está a realizar uma época de sonho ao serviço do Benfica.

Rafa Silva SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Na temporada passada, com Jorge Jesus e mais tarde Nélson Veríssimo, também não se safou nada mal, mas em campo era um jogador triste que parecia estar mal com a vida, ao ponto de nem sequer festejar os seus golos. Porém, a chegada de Roger Schmidt veio colocar um ponto final nesse estado de espírito e vemos agora um Rafa diferente, alegre, mais solto e com a cabeça limpa. A sua renúncia à seleção nacional parece ter ajudado e de que maneira a focar-se inteiramente no clube, e não é por acaso que neste momento é o melhor jogador do SL Benfica.

O sistema tático que o técnico alemão implementou para esta época tem sido determinante no aumento de rendimento do avançado português, não só em termos exibicionais, mas também em golos marcados. O 4-2-3-1 faz com que apareça mais vezes na zona de finalização, ao servir de apoio ao ponta de lança, podendo também descair para uma das faixas e atuar como extremo. Essa liberdade que goza dentro das quatro linhas pode ser também um fator que explique a sua elevada performance, já que Rafa parece ser um daqueles jogadores que não gosta de estar preso a uma posição.

A velocidade continua a ser a sua principal arma, mas tem também mostrado alguns pormenores técnicos interessantes. Rafa joga e faz jogar, diria mesmo que é o motor da equipa, e a brilhante exibição com um bis frente à Juventus FC, só veio confirmar em definitivo o excelente momento de forma que atravessa. Apetece mesmo perguntar onde andava este jogador até há bem pouco tempo e que o levou a ter esta mudança de rendimento e atitude da noite para o dia.

Resta agora saber qual a duração desta fase amplamente positiva, pois não se vislumbra qualquer quebra de forma ou desgaste físico, dada a elevada intensidade que tem demonstrado em quase todas as partidas. Soma 11 golos em todas as competições e promete não ficar por aqui. A pausa para o Mundial vai ser benéfica para o avançado encarnado recargar energias, e fazer um resto de temporada que poderá ser a melhor de sempre da carreira até à data.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

Fotis Ioannidis falha jogo com Casa Pia e ainda não tem regresso definido: o que se sabe da lesão?

Fotis Ioannidis não será opção para Rui Borges no Sporting x Casa Pia, e ainda não há previsão para o regresso do avançado grego aos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.