📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

1947/1948

SL Benfica 1-4 Sporting CP

Fonte: Fórum SCP
Fonte: Fórum SCP

Foi no dia 25 de abril de 1948 que se disputou esta mítica partida no Campo Grande, entre Benfica e Sporting. Não se sabia na altura que este dia havia de ser recordado para sempre, devido a acontecimentos ocorridos vinte e seis anos depois.

O título nacional dessa época foi mais um disputado taco a taco entre os dois grandes rivais de Lisboa, com a balança a tombar novamente a favor dos leões, naquele que foi o segundo de três títulos que marcaram o primeiro tricampeonato da história do clube. A cinco jornadas do fim, as duas equipas defrontavam-se e o Sporting precisava de ganhar por três golos de diferença para passarem para a frente da tabela e dependerem apenas de si próprios, quando ficariam a faltar apenas quatro rondas para o final da competição.

Na equipa leonina, além dos fabulosos Cinco Violinos, pontificavam ainda jogadores míticos como Canário ou o guarda redes Azevedo. E esse jogo foi um dos mais espetaculares da carreira de um dos melhores avançados, senão o melhor, da história do futebol português, Fernando Peyroteo. O dianteiro leonino apontou um poker,  com tentos apontados aos 35, 41, 58 e 69 minutos, destruindo por completo a equipa benfiquista no seu próprio terreno. O melhor que os adversários alcançaram foi a redução da diferença para três golos, com um tento apontado por Espírito Santo. Porém, o Sporting ainda passou por um susto nesse campeonato, devido a uma derrota caseira frente ao Vitória de Setúbal. Valeu aos leões a derrota do Benfica, em casa, perante o Elvas.

Curiosamente, Peyroteo nem foi o melhor marcador desse campeonato, tendo-o sido noutras seis edições do campeonato nacional. Contudo, foi o jogador decisivo do jogo que resolveu o campeonato. Marcou os quatro golos desse encontro e apontou mais de 500 com a camisola leonina, sendo um dos maiores goleadores da história do desporto rei.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bolas, carambolas e ressaltos | Benfica

É daí que chegam as carambolas e os ressaltos à imagem de metáfora da participação do Benfica nesta Champions League. Nesses lances casuais, faltou outra sorte, mas também engenho.

Benfica à espera: Eis os onzes prováveis do FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Mercado a mexer no Benfica: os nomes cogitados à saída da Luz

O Benfica pode mexer no seu plantel durante a próxima janela de transferências, com jogadores a serem apontados à saída.

Real Madrid acelera para a contratação de jogador do Cádiz já em janeiro

O Real Madrid está muito interessado em garantir a contratação de Guille González, jogador que pertence aos quadros do Cádiz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.