Os 10 melhores dérbis de sempre

1959/1960

SL Benfica 4-3 Sporting CP

joseaguas
Fonte: SL Benfica

O Benfica havia desviado Bela Guttmann do FC Porto – com a saída de Otto Glória (regressaria em 1968 para ser bicampeão), o clube acreditava que o treinador húngaro era a escolha perfeita para liderar a equipa, pensada e preparada para se assumir, finalmente, como uma das melhores da Europa e do mundo. A aposta não poderia ter sido a mais acertada.

Na época 1959/1960, o campeonato foi disputado até ao fim entre Benfica e Sporting. O plantel dos encarnados era constítuido por nomes inesquecíveis e imortais. Uma equipa de sonho, a que se juntaria, pouco tempo depois, Simões e o expoente máximo do futebol do clube e do país: Eusébio da Silva Ferreira. Nessa época, pontificavam de águia ao peito nomes como Costa Pereira, Ângelo, Santana, Cavém, José Augusto, José Aguas e Mário Coluna.

O Benfica recebeu o Sporting, no Estádio da Luz, no dia 10 de Abril de 1960, em jogo da 24.ª e antepenúltima jornada da competição, com apenas um ponto de vantagem sobre o grande rival (41, contra 40 pontos). O jogo, digno de uma final, não poderia ter sido mais emocionante, com bancadas a abarrotar e muitos golos.

O Benfica cedo se colocou na dianteira, com tentos de José Augusto (1′) e Cavém (10′). O Sporting respondeu pelo peruano Juan Seminário (19′) mas, ainda antes do intervalo, José Águas (26′) restabeleceu as diferenças. José Augusto, no início da 2.ª parte (50′), bisou de penálti, deixando no ar a possibilidade de uma goleada. Todavia, a reacção tardia dos visitantes – com golos de José Monteiro (81′) e Lúcio (84′) – ainda fez tremer os benfiquistas. O Benfica venceu e foi campeão, naquele que terá sido, porventura, o mais emocionante dos dérbis – tanto, que o coração de Pedro da Conceição, antigo guarda-redes do Benfica, não resistiu e o ex-jogador faleceu ali mesmo, nas bancadas da Luz. Com sangue, suor e lágrimas, começou aqui, num dérbi, a caminhada gloriosa para o bicampeonato europeu.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Horta lança estreia do Braga na Liga Europa: «Expectativa muito grande para saber como nos vamos apresentar»

O Braga estreia-se em 2025/26 com a 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Ricardo Horta lançou o duelo diante do Levski Sofia.

Carlos Vicens lança estreia oficial do Braga em 2025/26: «Queremos competir da melhor forma possível»

O Braga estreia-se em 2025/26 com a 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Carlos Vicens lançou o duelo diante do Levski Sofia.

Sporting regressa aos trabalhos em Alcochete após estágio no Algarve

O Sporting regressou aos trabalhos esta quarta-feira após um dia de folga. Leões já trabalham em Alcochete após dias no Algarve.

Benfica negoceia chegada de Dusan Tadic a custo zero

O Benfica quer garantir a contratação de Dusan Tadic. Na Turquia, avançam com negociações das águias pelo sérvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica prepara nova investida por Anis Hadj Moussa e já fez sondagem por 2ª opção

O Benfica quer garantir a contratação de Anis Hadj Moussa. Extremo argelino é visto como o favorito para o lugar de Ángel Di María.

Estrela da Amadora chega a acordo e rescinde contrato com Alan Ruiz

O Estrela da Amadora acertou a rescisão de contrato com o jogador Alan Ruiz. Argentino segue caminhos separados.

Barcelona quer incluir cláusula de recompra na transferência de Pau Victor para o Braga

O Barcelona quer fechar a venda de Pau Victor ao Braga. Ainda assim, culés querem manter uma possibilidade de recomprar o avançado.