Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

1959/1960

SL Benfica 4-3 Sporting CP

joseaguas
Fonte: SL Benfica

O Benfica havia desviado Bela Guttmann do FC Porto – com a saída de Otto Glória (regressaria em 1968 para ser bicampeão), o clube acreditava que o treinador húngaro era a escolha perfeita para liderar a equipa, pensada e preparada para se assumir, finalmente, como uma das melhores da Europa e do mundo. A aposta não poderia ter sido a mais acertada.

Na época 1959/1960, o campeonato foi disputado até ao fim entre Benfica e Sporting. O plantel dos encarnados era constítuido por nomes inesquecíveis e imortais. Uma equipa de sonho, a que se juntaria, pouco tempo depois, Simões e o expoente máximo do futebol do clube e do país: Eusébio da Silva Ferreira. Nessa época, pontificavam de águia ao peito nomes como Costa Pereira, Ângelo, Santana, Cavém, José Augusto, José Aguas e Mário Coluna.

O Benfica recebeu o Sporting, no Estádio da Luz, no dia 10 de Abril de 1960, em jogo da 24.ª e antepenúltima jornada da competição, com apenas um ponto de vantagem sobre o grande rival (41, contra 40 pontos). O jogo, digno de uma final, não poderia ter sido mais emocionante, com bancadas a abarrotar e muitos golos.

O Benfica cedo se colocou na dianteira, com tentos de José Augusto (1′) e Cavém (10′). O Sporting respondeu pelo peruano Juan Seminário (19′) mas, ainda antes do intervalo, José Águas (26′) restabeleceu as diferenças. José Augusto, no início da 2.ª parte (50′), bisou de penálti, deixando no ar a possibilidade de uma goleada. Todavia, a reacção tardia dos visitantes – com golos de José Monteiro (81′) e Lúcio (84′) – ainda fez tremer os benfiquistas. O Benfica venceu e foi campeão, naquele que terá sido, porventura, o mais emocionante dos dérbis – tanto, que o coração de Pedro da Conceição, antigo guarda-redes do Benfica, não resistiu e o ex-jogador faleceu ali mesmo, nas bancadas da Luz. Com sangue, suor e lágrimas, começou aqui, num dérbi, a caminhada gloriosa para o bicampeonato europeu.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.