Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

1959/1960

SL Benfica 4-3 Sporting CP

joseaguas
Fonte: SL Benfica

O Benfica havia desviado Bela Guttmann do FC Porto – com a saída de Otto Glória (regressaria em 1968 para ser bicampeão), o clube acreditava que o treinador húngaro era a escolha perfeita para liderar a equipa, pensada e preparada para se assumir, finalmente, como uma das melhores da Europa e do mundo. A aposta não poderia ter sido a mais acertada.

Na época 1959/1960, o campeonato foi disputado até ao fim entre Benfica e Sporting. O plantel dos encarnados era constítuido por nomes inesquecíveis e imortais. Uma equipa de sonho, a que se juntaria, pouco tempo depois, Simões e o expoente máximo do futebol do clube e do país: Eusébio da Silva Ferreira. Nessa época, pontificavam de águia ao peito nomes como Costa Pereira, Ângelo, Santana, Cavém, José Augusto, José Aguas e Mário Coluna.

O Benfica recebeu o Sporting, no Estádio da Luz, no dia 10 de Abril de 1960, em jogo da 24.ª e antepenúltima jornada da competição, com apenas um ponto de vantagem sobre o grande rival (41, contra 40 pontos). O jogo, digno de uma final, não poderia ter sido mais emocionante, com bancadas a abarrotar e muitos golos.

O Benfica cedo se colocou na dianteira, com tentos de José Augusto (1′) e Cavém (10′). O Sporting respondeu pelo peruano Juan Seminário (19′) mas, ainda antes do intervalo, José Águas (26′) restabeleceu as diferenças. José Augusto, no início da 2.ª parte (50′), bisou de penálti, deixando no ar a possibilidade de uma goleada. Todavia, a reacção tardia dos visitantes – com golos de José Monteiro (81′) e Lúcio (84′) – ainda fez tremer os benfiquistas. O Benfica venceu e foi campeão, naquele que terá sido, porventura, o mais emocionante dos dérbis – tanto, que o coração de Pedro da Conceição, antigo guarda-redes do Benfica, não resistiu e o ex-jogador faleceu ali mesmo, nas bancadas da Luz. Com sangue, suor e lágrimas, começou aqui, num dérbi, a caminhada gloriosa para o bicampeonato europeu.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira já fala como treinador do Nottingham Forest: «Temos condições muito boas para trabalhar e os jogadores têm muito talento»

Vítor Pereira é o novo treinador do Nottingham Forest. O técnico português já abordou o novo desafio no clube da Premier League.

Miguel Oliveira vai estrear-se nas Superbikes e a DAZN vai transmitir o campeonato

Miguel Oliveira vai viver em 2026 a sua temporada de estreia nas Superbikes. O Mundial vai ser transmitido em Portugal pela DAZN.

Benfica x Real Madrid: quanto vale o apuramento para os oitavos de final da Champions League?

O Benfica, caso consiga ultrapassar o Real Madrid e apurar-se para os oitavos de final da Champions League, pode garantir mais 11 milhões de euros para os seus cofres.

Benfica x Real Madrid: Chat GPT indica resultado da partida desta terça-feira

Benfica e Real Madrid enfrentam-se a partir das 20 horas desta terça-feira, para a Champions League. O Chat GPT fez uma estimativa do resultado da partida relativa à prova milionária.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Fotis Ioannidis faz mira ao Moreirense

Fotis Ioannidis prepara-se para regressar a lista de convocados do Sporting, entrando nos planos de Rui Borges para a partida frente ao Moreirense, relativa à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Victor Osimhen admite que esteve perto da Juventus: «Quando a Juventus te liga, tu escutas»

Victor Osimhen assumiu que podia ter rumado à Juventus, mas o Nápoles não aceitou vencer o ponta de lança ao emblema de Turim, numa fase em que ainda estava no sul de Itália.

Jogador do Real Madrid esteve próximo de assinar pelo Benfica em 2023: eis toda a história

Thiago Pitarch é hoje em dia considerado uma jovem promessa do Real Madrid, mas a sua carreira podia ter passado pelo Benfica. A história remonta ao verão de 2023