Os 10 melhores dérbis de sempre

2004/2005

SL Benfica 1-0 Sporting CP

luisao
Fonte: SL Benfica

O Benfica atravessava uma longa travessia no deserto – não era campeão desde 1993/1994, há 11 anos – e havia contratado o experiente italiano Giovanni Trappatoni tendo em vista a inversão desta realidade; o que, de facto, acabou por acontecer. Não foi, todavia, um percurso isento de erros. Aliás, o campeonato 2004/2005 é considerado atípico, bastando, para o comprovar, atentar na performance dos três candidatos ao título, muito abaixo daquilo que era expectável (o Benfica foi campeão com 65 pontos, resultado de 19 vitórias e oito empates; somou sete derrotas e apontou apenas 51 golos em 34 jogos).

É praticamente unânime que o Sporting de José Peseiro era a equipa que praticava melhor futebol. Com jogadores como Ricardo, Polga, Rui Jorge, Rochemback, João Moutinho, Pedro Barbosa, Sá Pinto e Liedson em grande destaque. Olhando à distância, é curioso perceber que o Benfica, que, como se dizia, “jogava para o pontinho”, dispunha de um lote de grandíssimos jogadores que, por uma ou outra razão, acabaram por ter uma carreira bem mais discreta do que aquilo que o seu talento prometia: como são os casos de Miguel, Manuel Fernandes e… João Pereira. Nomes como Quim, Luisão, Petit, Geovanni e Nuno Gomes foram fundamentais; Nuno Assis muito útil; e Mantorras uma verdadeira arma secreta. A estrela da equipa, no entanto, chamava-se Simão Sabrosa.

A 14 de Maio de 2005, Benfica e Sporting encontraram-se na Luz, em igualdade pontual na liderança, na 33.ª  e penúltima jornada da campeonato – uma autêntica final. Ao Sporting, que vencera na 1.ª volta (2-1), parecia bastar o empate para resolver, uma semana depois, na recepção ao Nacional, a questão do título. Porém, Luisão tinha outros planos. Numa partida que parecia destinada ao nulo, e na sequência de um lance de bola parada executado por Petit, Luisão foi gigante, chegando com a cabeça onde Ricardo não chegou com as mãos. O guarda-redes, na altura, pediu mão; hoje, pede falta; amanhã, quem sabe?, perceberá que foi apenas mais um “frango”.  O Benfica conquistou o 33.º título de campeão uma semana depois, no Bessa (empate 1-1), enquanto o Sporting, derrotado em casa pelo Nacional (2-4), viu-se ultrapassado pelo FC Porto e terminou a prova no 3.º lugar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.