📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

2004/2005

SL Benfica 1-0 Sporting CP

luisao
Fonte: SL Benfica

O Benfica atravessava uma longa travessia no deserto – não era campeão desde 1993/1994, há 11 anos – e havia contratado o experiente italiano Giovanni Trappatoni tendo em vista a inversão desta realidade; o que, de facto, acabou por acontecer. Não foi, todavia, um percurso isento de erros. Aliás, o campeonato 2004/2005 é considerado atípico, bastando, para o comprovar, atentar na performance dos três candidatos ao título, muito abaixo daquilo que era expectável (o Benfica foi campeão com 65 pontos, resultado de 19 vitórias e oito empates; somou sete derrotas e apontou apenas 51 golos em 34 jogos).

É praticamente unânime que o Sporting de José Peseiro era a equipa que praticava melhor futebol. Com jogadores como Ricardo, Polga, Rui Jorge, Rochemback, João Moutinho, Pedro Barbosa, Sá Pinto e Liedson em grande destaque. Olhando à distância, é curioso perceber que o Benfica, que, como se dizia, “jogava para o pontinho”, dispunha de um lote de grandíssimos jogadores que, por uma ou outra razão, acabaram por ter uma carreira bem mais discreta do que aquilo que o seu talento prometia: como são os casos de Miguel, Manuel Fernandes e… João Pereira. Nomes como Quim, Luisão, Petit, Geovanni e Nuno Gomes foram fundamentais; Nuno Assis muito útil; e Mantorras uma verdadeira arma secreta. A estrela da equipa, no entanto, chamava-se Simão Sabrosa.

A 14 de Maio de 2005, Benfica e Sporting encontraram-se na Luz, em igualdade pontual na liderança, na 33.ª  e penúltima jornada da campeonato – uma autêntica final. Ao Sporting, que vencera na 1.ª volta (2-1), parecia bastar o empate para resolver, uma semana depois, na recepção ao Nacional, a questão do título. Porém, Luisão tinha outros planos. Numa partida que parecia destinada ao nulo, e na sequência de um lance de bola parada executado por Petit, Luisão foi gigante, chegando com a cabeça onde Ricardo não chegou com as mãos. O guarda-redes, na altura, pediu mão; hoje, pede falta; amanhã, quem sabe?, perceberá que foi apenas mais um “frango”.  O Benfica conquistou o 33.º título de campeão uma semana depois, no Bessa (empate 1-1), enquanto o Sporting, derrotado em casa pelo Nacional (2-4), viu-se ultrapassado pelo FC Porto e terminou a prova no 3.º lugar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bolas, carambolas e ressaltos | Benfica

É daí que chegam as carambolas e os ressaltos à imagem de metáfora da participação do Benfica nesta Champions League. Nesses lances casuais, faltou outra sorte, mas também engenho.

Benfica à espera: Eis os onzes prováveis do FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Mercado a mexer no Benfica: os nomes cogitados à saída da Luz

O Benfica pode mexer no seu plantel durante a próxima janela de transferências, com jogadores a serem apontados à saída.

Real Madrid acelera para a contratação de jogador do Cádiz já em janeiro

O Real Madrid está muito interessado em garantir a contratação de Guille González, jogador que pertence aos quadros do Cádiz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.