📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

2004/2005

SL Benfica 1-0 Sporting CP

luisao
Fonte: SL Benfica

O Benfica atravessava uma longa travessia no deserto – não era campeão desde 1993/1994, há 11 anos – e havia contratado o experiente italiano Giovanni Trappatoni tendo em vista a inversão desta realidade; o que, de facto, acabou por acontecer. Não foi, todavia, um percurso isento de erros. Aliás, o campeonato 2004/2005 é considerado atípico, bastando, para o comprovar, atentar na performance dos três candidatos ao título, muito abaixo daquilo que era expectável (o Benfica foi campeão com 65 pontos, resultado de 19 vitórias e oito empates; somou sete derrotas e apontou apenas 51 golos em 34 jogos).

É praticamente unânime que o Sporting de José Peseiro era a equipa que praticava melhor futebol. Com jogadores como Ricardo, Polga, Rui Jorge, Rochemback, João Moutinho, Pedro Barbosa, Sá Pinto e Liedson em grande destaque. Olhando à distância, é curioso perceber que o Benfica, que, como se dizia, “jogava para o pontinho”, dispunha de um lote de grandíssimos jogadores que, por uma ou outra razão, acabaram por ter uma carreira bem mais discreta do que aquilo que o seu talento prometia: como são os casos de Miguel, Manuel Fernandes e… João Pereira. Nomes como Quim, Luisão, Petit, Geovanni e Nuno Gomes foram fundamentais; Nuno Assis muito útil; e Mantorras uma verdadeira arma secreta. A estrela da equipa, no entanto, chamava-se Simão Sabrosa.

A 14 de Maio de 2005, Benfica e Sporting encontraram-se na Luz, em igualdade pontual na liderança, na 33.ª  e penúltima jornada da campeonato – uma autêntica final. Ao Sporting, que vencera na 1.ª volta (2-1), parecia bastar o empate para resolver, uma semana depois, na recepção ao Nacional, a questão do título. Porém, Luisão tinha outros planos. Numa partida que parecia destinada ao nulo, e na sequência de um lance de bola parada executado por Petit, Luisão foi gigante, chegando com a cabeça onde Ricardo não chegou com as mãos. O guarda-redes, na altura, pediu mão; hoje, pede falta; amanhã, quem sabe?, perceberá que foi apenas mais um “frango”.  O Benfica conquistou o 33.º título de campeão uma semana depois, no Bessa (empate 1-1), enquanto o Sporting, derrotado em casa pelo Nacional (2-4), viu-se ultrapassado pelo FC Porto e terminou a prova no 3.º lugar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia goleia o Rio Ave fora de casa por 0-4 com hat-trick de Yanis Begraoui

O Estoril Praia goleou fora de casa o Rio Ave por 0-4 na jornada 10 da Primeira Liga. O jogo ficou marcado pela expulsão de Jonathan Panzo, defesa do Rio Ave, aos 20 minutos e pelo hat-trick de Yanis Begraoui.

Bayer Leverkusen derrotado pelo Bayern Munique por 3-0 antes de enfrentar o Benfica

O próximo adversário do Benfica na Champions League, Bayer Leverkusen, visitou o Bayern Munique e foi derrotado por 3-0, este sábado, na Bundesliga.

FC Porto quer impor lei no Dragão | FC Porto x Braga

Depois da sempre difícil deslocação ao campo do Moreirense, o FC Porto regressa ao Dragão para mais um teste de peso na Liga

Chelsea leva a melhor frente ao Tottenham no dérbi de Londres

O Chelsea bateu o Tottenham por 1-0 no dérbi de Londres. Num jogo marcado por polémicas de arbitragem, João Pedro fez o único golo da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vence por 3-2 na visita ao Sporting na Primeira Liga Feminina

O Sporting procurava chegar provisóriamente ao primeiro lugar da classificação mas foi derrotado em casa frente ao Torreense por 3-2.

Eis os onzes iniciais do Vitória SC x Benfica

O Benfica desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC, em jogo da 10.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais das duas equipas.

Vítor Pereira descreve derrota frente ao Fulham como: «Foi a pior, na minha opinião»

Vítor Pereira denominou a derrota deste sábado frente ao Fulham por 3-0 como a pior desde a sua chegada ao Wolves.