Renato Paiva | Um até já

- Advertisement -

Ao fim de 16 anos ao serviço do SL Benfica, Renato Paiva deixou os encarnados para abraçar o seu primeiro desafio no futebol sénior no Independiente del Valle. Talvez por ter sido a meio da época, a sua saída do Benfica foi uma surpresa para muitos, mas a verdade é que o técnico natural de Setúbal já tinha mostrado capacidades para ser testado num patamar competitivo mais elevado.

Foram 16 anos ao serviço do Benfica, onde passou por todos os escalões de formação, tendo ainda estagiado com todos os treinadores da equipa principal. Enquanto treinador principal, conquistou três campeonatos nacionais de juvenis A (2012/2013, 2014/2015 e 2017/2018).

Mas, mais do que os títulos que conquistou, Renato Paiva destacou-se pelos vários jogadores com os quais trabalhou e que viriam a destacar-se na equipa principal e a ser vendidos por muitos milhões; e, sobretudo, pelo futebol que as suas equipas praticaram e que rapidamente sobressaía.

Renato Paiva sempre foi um apologista do futebol de posse, sendo que a equipa que o inspirou a ter esta visão sobre o futebol foi a selecção do Brasil do Mundial de 1982. Para além disso, fez também um estágio na cantera de La Masia em 2012, estágio esse que o próprio assumiu que o fez seguir definitivamente essa visão.

Renato Paiva sempre defendeu que um estilo de jogo que estimulasse os jogadores a tomar múltiplas tomadas de decisão em variadas zonas do terreno do jogo faria com que estes evoluíssem mais e se tornassem melhores jogadores e com capacidade para responder a diversos contextos.

Para além disso, Renato Paiva também sempre foi um crítico activo da visão e da mentalidade resultadista que persiste no futebol português, tendo sofrido muito disso quando treinou a equipa B, quando a principal função desta é fazer evoluir os jogadores e prepará-los para a equipa principal.

Agora, irá rumar a um dos mais entusiasmantes projectos desportivos da América do Sul. O Independiente del Valle é um dos clubes em maior ascensão no futebol sul-americano, tendo conquistado a Copa Sul-Americana em 2019. É um clube que aposta na formação e privilegia um futebol de posse, sendo que a aposta no técnico português corresponde a um perfil idêntico ao do seu antecessor Miguel Angél Ramírez.

Caso consiga adaptar-se bem, estou convencido de que Renato Paiva irá mostrar as suas competências e dar continuidade ao projecto do clube. E que um dia possa regressar para treinar a equipa principal do clube do seu coração.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Dodi Lukebakio está de volta aos treinos quase três meses depois e pode ser convocado para a receção ao Alverca

Esta sexta-feira, Dodi Lukebakio regressou aos treinos após uma paragem que quase chegou aos três meses devido a uma fratura no tornozelo.

André Villas-Boas elogia rivais antes do Clássico: «Sporting encontra-se num momento mais forte que o FC Porto»

Em antevisão ao Clássico entre o FC Porto e o Sporting, André Villas-Boas refletiu sobre o momento atual dos leões.

É oficial: Cristiano Ronaldo vai mesmo falhar o Al Nassr x Al Ittihad

Cristiano Ronaldo vai mesmo falhar o Al Nassr x Al Ittihad. Avançado português continua descontente com a gestão do PIF.

Benfica continua preparação para o embate com o Alverca antes de regressar ao Estádio da Luz

O Benfica regressa ao Estádio da Luz às 20h15 desta sexta-feira, depois de uma sessão de treinos de preparação para o encontro com o Alverca.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a reação de André Villas-Boas à nomeação de Luís Godinho para o FC Porto x Sporting

Luís Godinho vai arbitrar o FC Porto x Sporting na próxima segunda-feira. Presidente André Villas-Boas reagiu à nomeação.

Besiktas anuncia mais dois reforços para a defesa

Esta-sexta-feira, o Besiktas anunciou a contratação de Emmanuel Agbadou por 20 milhões de euros, proveniente do Wolverhampton.

Pepê sobre Thiago Silva: «Quando chegou, parecia que era eu que estava a chegar ao FC Porto, pelo nervosismo de poder estar com um...

Pepê falou sobre vários temas na mais recente entrevista. Extremo brasileiro abordou a chegada de Thiago Silva ao FC Porto.